27.5 C
Vitória
terça-feira, 26 janeiro 2021

Conflitos pós eleições na Costa do Marfim; ore pelo país!

A tensão entre dois grupos étnicos após eleições presidenciais na Costa do Marfim tem gerado conflitos. Missão Portas Abertas pede oração

Um cenário de instabilidade social e política na Costa do Marfim vem sendo enfatizado pela Missão Portas Abertas como um alvo inadiável de oração da Igreja de Cristo. O fator de agravamento foi uma eleição que dividiu o país entre duas etnias.

A votação, realizada no dia 31 de outubro, ocorreu sob intensos protestos e casos de violência. A oposição ao presidente Alassane Ouattara rejeita a manobra feita pelo mandatário para concorrer a um terceiro mandato.

A entidade missionária destaca que a tensão é principalmente entre dois grupos étnicos: os dioulas, que são a favor do governo do atual presidente, e os agnis, que apoiam a oposição, conforme informações da Agence France Presse (AFP).

Os protestos se tornaram violentos no dia 16 de outubro, quando pessoas de diferentes grupos étnicos começaram a lutar com facões e muitas casas foram incendiadas. Duas pessoas morreram e dezenas ficaram feridas. Quatro dias depois, as estradas foram bloqueadas, com pneus e madeiras sendo queimados na capital Abidjan por jovens ativistas da oposição.

O governo divulgou um relatório dizendo que “a oposição não reconhece os resultados da eleição e decidiu criar um governo de transição, tendo como presidente o deputado Bédié”, e acrescentou que “o governo de transição atuará até que aconteçam novas eleições presidenciais, ainda sem data definida”.

Essa decisão aumentou a revolta na parte da população que apoia o governo, e agora os líderes da oposição estão sendo atacados em suas casas. A imprensa internacional relata que o estopim da crise política foi a morte, em julho último, do político apontado como sucessor de Ouattara, o primeiro-ministro Amadou Gon Coulibaly.

Havia no país a expectativa que Ouattara deixasse o cargo, mas ele se recusou a deixar a função sob o argumento de que a Constituição do país não o impedia de tentar uma nova reeleição. Além disso, o presidente também desqualificou 40 candidatos da oposição, o que tensionou ainda mais a disputa política.

Numa cidade chamada Toumodi foi registrado um dos crimes mais violentos até aqui desde que eclodiram os protestos: quatro membros de uma mesma família foram queimados vivos enquanto estavam em casa, um dia após a eleição. Um mercado próximo também foi completamente incendiado pelo mesmo grupo de manifestantes.

Intercessão

“Não há indicação de motivação religiosa para esses incidentes, mas uma maior instabilidade na Costa do Marfim seria muito prejudicial e criaria mais oportunidades para os jihadistas incitarem novos ataques aos cristãos”, diz a Missão Portas Abertas.

A organização fez pedidos de oração específicos. “Ore para que a paz seja restaurada na Costa do Marfim; Interceda pelos cidadãos do país, para que haja verdadeira reconciliação e perdão nos corações; Clame para que Deus dê sabedoria aos líderes, para que cheguem a um acordo que vise o bem de toda a população”.

*Com informações de Agence France Presse e Portas Abertas 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Agricultura descarta mais de 41 mil garrafas de azeite adulteradas

Os produtos foram encontrados em um supermercado de Recife (PE) e continham uma mistura de óleo de soja, corantes e aromatizantes

Asaph canta “Atípico”

Na canção, o artista chama atenção para a necessidade de ser atípico. "É uma questão de sobrevivência nos dias de hoje"

Exclusivo: Morte de pastor pode estar relacionada a denúncia de pedofilia

Filiado a Ordem dos Pastores Batistas de MG, Christian Souza, 40, era querido pela liderança da igreja, tanto em MG, como no ES, onde exerceu o pastoreio por muitos anos. Saiba mais!

Diego Karter: “A música fala por si só”

O jovem artista que canta, encanta e influencia a música gospel no Brasil. Conheça a história do artista!

Bolsonaro anuncia liberação de 5.400 litros de insumos para produção da Coronavac

Segundo o presidente, autorização para matéria prima está sendo acelerada

Franklin Graham sofre pedido de renúncia por apoiar Trump

Conhecido no mundo inteiro por ser uma referência no meio evangélico, pastor Franklin Grahan, agora sofre de uma possível perseguição. Entenda!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Glorify, o app para meditações e devocional diário

Criado em 2019 na Inglaterra, o app Glorify acaba de chegar ao Brasil na versão em português. Trata-se de um app voltado para reflexões, meditações guiadas, orações e passagens bíblicas.

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.