23 C
Vitória
segunda-feira, 1 março 2021

Cosme & Damião – O pirulito do medo

Não tenho dúvidas de que, a um bom tempo e causado pelo sincretismo religioso em nosso país, os santos católicos Cosme e Damião, foram apropriados pelo Candomblé para representar os “ibejis” ou “erês” que seriam orixás crianças

Tenho visto muitos irmãos, motivados pelo cuidado com as ovelhas, postar apelos para que evitemos deixar que nossas crianças comam doces e balas geralmente oferecidas nesta época do ano, seja por católicos, sejam por pessoas ligadas ao Candomblé.

Isso é bíblico? Não. Erramos por 2 motivos:
1) Desconhecemos a Bíblia;
2) Colocamos medo em nossas crianças, dizendo para elas que o mal é mais forte do que Deus. Cada dia mais estamos criando uma geração de crentes FFF (fracos, frios e fedorentos).

E o que a Bíblia nos diz? Paulo afirma com todas as letras (depois de pedir um pouco de humildade) que “No tocante à comida sacrificada a ídolos, sabemos que o ídolo, de si mesmo, nada é no mundo” e ainda mais “Não é a comida que nos recomendará a Deus” (1Co 8:4;8). Ele complementa “Comei de tudo o que se vende no mercado, sem nada perguntardes por motivo de consciência; … Se algum dentre os incrédulos vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que for posto diante de vós, sem nada perguntardes por motivo de consciência” (1Co 10:25,27)

O que norteia o nosso comer? A nossa consciência e não as coisas, mesmo que tenha sido, de alguma forma, sacrificada a ídolos. O cristão precisa ser alguém que sabe discernir o comer ou o não comer. As trevas não tem poder sobre as coisas de Deus. É do Senhor a terra (1Co 10:26; Sl 24:1) e não do Diabo. Mas Paulo complementa: Qual a importância do discernir? Simplesmente para não ser causa de tropeço (1Co 8:9; 10:32) e não porque as coisas sacrificadas vão fazer mal para mim.

Mas tem outra coisa importante. No momento em que assustadamente impedimos que nossas crianças comam doces e balas oferecidas neste dia, estamos dizendo para elas, que o demônio é mais forte do que Deus. Nosso medo, travestido de zelo, mostra que adoramos um Deus fraco, incapaz de cuidar e proteger seus escolhidos, e que eu ajudo este meu deuzinho fracotinho, se não comer uma balinha do demônio.

Não é a toa que não acreditamos mais em textos como “Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano” (Lc 10:19); ou “pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal” (Mc 16:18). Não temos um deus fraquinho, o que temos é uma igreja superfraquinha, cheia de crente fracotinho, que tem medo de pirulito!

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Graça Music de olho nos jovens talentos gospel do Brasil

Gravadora Graça Music apresentou pacote de contratações nesta semana. São os novos jovens talentos gospel do Brasil. Saiba mais!

Passivos ou resolutos?

Como nós, pais cristãos, devemos posicionar com nossos filhos. Saiba mais!

Sri Lanka: ONU alerta sobre deterioração dos direitos humanos

Impunidade, discurso de ódio e militarização do governo estão ameaçando os direitos humanos no país. Saiba mais!

“Primeiro amor”, com Nívea Soares

Canção é uma versão em português de "First Love", interpretada pela cantora norte-americana Kari Jobe.

Uma história de cuidado e dedicação com as crianças

Exemplo! Uma senhora na Austrália dedica 60 anos da sua vida cuidando de crianças carentes. Dona Veryl, como é chamada, tem elas como filhas. Saiba mais!

Entidade cristã luta contra o alcoolismo na Bahia

Há mais de 20 anos a Agência Humanitária Adventista, ADRA, atua contra o alcoolismo no estado de maior consumo de álcool do país, a Bahia, com trabalho multidisciplinar e humanizado. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!