25.3 C
Vitória
quarta-feira, 2 dezembro 2020

Corrupção generalizada: o que a Bíblia diz?

Leia também

USP lança teste rápido de covid-19 pela saliva

Um dos grandes desafios dos pesquisadores foi padronizar o teste, ou seja, criar soluções químicas que mantivessem o coronavírus estável

O Tribunal de Justiça do Rio escolheu seu novo presidente

Henrique Figueira, que foi deputado estadual no Rio e ocupou secretaria na prefeitura durante a gestão Cesar Maia (PFL, hoje DEM)

Azul antecipa fim de acordo de redução de jornada

A redução de salário era de 45% entre o terceiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021, quando o porcentual começa a cair

Devido a “corrupção” muitos alegam que “o Brasil não tem solução”. É comum ouvir pessoas dizendo essa frase. Mas será que isso é verdade?

Hoje a corrupção ganhou notoriedade na política. São muitos escândalos, que fez com que a maior parte da população atribuísse uma coisa a outra. Mas de onde vêm os corruptos?Desde os mais antigos tempos bíblicos a corrupção tem sido um grande problema na sociedade.

As Sagradas Escrituras relatam a corrupção do gênero humano. Do mesmo modo, a corrupção dos profetas que se vendiam aos reis de Israel por um lugar à mesa entregando a eles enganosas profecias que massageavam o seu ego. No Novo Testamento quando o império Romano se apodera de Israel, o governo contratou os próprios Hebreus para serem cobradores de impostos.

Os cobradores exigiam valores exorbitantes, bem acima do que Roma havia estipulado, e por esse motivo eram tão odiados, pois roubavam de seus próprios compatriotas, esses receberam o nome de “publicanos”. Mas onde estão os corruptos de hoje? Na Política? Os corruptos estão inseridos na sociedade, entre o povo! Corrupção nada tem haver com política, mas com caráter. Costumo dizer que “dinheiro não corrompe ninguém, só revela caráter”.

Esse tipo de conduta esta na fila do supermercado, quando o cidadão recebe um troco a mais e não devolve. Está na fila de hospital, quando a pessoa usa de seus conhecimentos para “furar” a fila e ser atendido primeiro. E no funcionário que usa um atestado medico falso para faltar o dia de trabalho. Então, o que difere tais cidadãos dos políticos corruptos é a oportunidade, ou a quantidade desviada em seu benefício de forma fraudulenta.

O que falta para a pessoa se revelar um mau-caráter ou uma pessoa honesta é a oportunidade. Hoje em dia é comum ouvir pessoas dizendo que se tiverem uma oportunidade de viver em outro país elas não pensam duas vezes, pois alegam que o nosso país não tem mais solução. Mas será que isso é verdade?

Fazendo uso das palavras de Martin Luther King Jr. eu as respondo: “O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silencio dos bons”. Acredito que assim como nos tempos bíblicos, ainda existem pessoas que podem fazer a diferença na sociedade e na política, como José quando governou o Egito, como Daniel na Babilônia, e tantos outros que não se renderam aos encantos do poder nem as pressões dos governos.

O que falta no Brasil, é que homens e mulheres que prezam pelo seu nome, pessoas honestas e com caráter idôneo tenham coragem de dar suas vidas pela causa. Pessoas que acreditem e não tenham medo de lutar contra o sistema. O que precisa, é que o ser humano volte a amar o próximo, e olhar mais para a necessidade alheia do que para as suas.

Wescley Quimquim é pastor presidente do Ministério Tempo de Cura Church. Formado em Teologia, é analista de controladoria em comercio exterior. 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Recurso que inocentou Haddad, está 9 meses no STJ

A Promotoria sustenta que, entre maio e junho daquele ano, a empreiteira efetivamente repassou a soma de R$ 2,6 milhões a Haddad

Defender a Bíblia virou motivo para demissão

Após 30 anos como Capelão da Força Aérea dos EUA,  Curt Cizek foi demitido por pregar sobre o pecado da imoralidade sexual, agora luta pela liberdade de expressão. Saiba mais!

RJ: Bíblia pode se tornar patrimônio cultural e imaterial

Proposta é do deputado estadual Marcos Pacheco (PSC), pensando na importância que a Bíblia tem para as pessoas. Saiba mais!

Tudo na Bíblia pode ser aplicado a nós hoje?

"Os princípios divinos são imutáveis" A Bíblia Sagrada é um livro de princípios com verdades aplicáveis a todas as pessoas em todas as épocas (Rm. 15:4)....

Finados: o que a Bíblia ensina sobre a morte e a vida eterna

Para os mortos salvos em Cristo há a promessa da ressurreição, e aos perdidos a condenação eterna.

Nigéria: Estão suspensos projetos de tradução da Bíblia

Esse anos, os tradutores da Bíblia não conseguiram se reunir na Nigéria para verificar o trabalho de tradução uns dos outros por conta da pandemia, terrorismo e violência no país. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!

“40 Dias – O Milagre Da Vida” nas plataformas de streaming

Filme foi lançado no dia 15 de outubro, em mais de 200 salas em todo o Brasil. E agora será possível assistir em casa, pelo seu aplicativo. Saiba mais!