Segundo pesquisa da Pew Research Center, o coronavírus fez com que as pessoas orassem mais
Embora a nova pandemia de coronavírus tenha resultado em muitas igrejas fechando suas portas em nome do distanciamento social, uma nova pesquisa com mais de 11 mil pessoas nos EUA mostra que a doença também inspirou mais da metade deles a orar.
Segundo a pesquisa do Pew Research Center, 55% deles dizem ter orado pelo fim da propagação do coronavírus.
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Entre os americanos que relataram orar diariamente, cerca de 86% pedem pelo fim do coronavírus. Enquanto 73% dos que se identificam como cristãos dizem que estavam orando durante a pandemia.
Mais orações
A pesquisa apontou que, embora não se encontrem mais no espaço físico, muitas pessoas de fé têm se envolvido virtualmente. Cerca de quatro em cada dez adoradores regulares parecem ter substituído a presença física pela adoração virtual.
Quase 90% dos adultos observaram que sua vida mudou um pouco desde o surto de coronavírus. Enquanto 44% disseram que mudou sua vida de maneira importante.
A maioria agora se sente desconfortável fazendo coisas como participar de uma festa lotada ou comer fora em um restaurante. Cerca de 42% também expressaram desconforto em ir ao supermercado.
Outro estudo
As descobertas do estudo sobre a mudança na vida de oração dos americanos também são consistentes com as de outro estudo recente “Em Crise, Oramos: Religiosidade e a Pandemia de COVID- 19” , por Jeanet Sinding Bentzen, professora associada da Universidade de Copenhague e diretora executiva da Associação para o Estudo da Religião, Economia e Cultura.
Bentzen analisou buscas na Internet por oração em 75 países e relatou que “a intensidade da busca por oração dobra para cada 80.000 novos casos registrados de COVID-19”.
“Em tempos de crise, os humanos tendem a recorrer à religião para aliviar o stress e buscar explicação. A pandemia de COVID-19 em 2020 não é exceção. Eu documentei que as pesquisas do Google sobre oração dispararam durante o mês de março de 2020, quando o COVID-19 se tornou global”, escreveu Bentzen.
Bentzen descobriu que, em março, as pesquisas na Internet por oração “atingiram o nível mais alto nos últimos cinco anos para os quais há dados comparativos de pesquisa no Google, superando todos os outros eventos importantes que de outra forma instigam a demanda intensificada por oração, como Natal, Páscoa e Ramadã.”
*Com informações de The Christian Post