23.6 C
Vitória
segunda-feira, 26 outubro 2020

Coronavírus: instituições adotam procedimentos para evitá-lo

Leia também

Indicado à Anvisa assinou contrato suspeito de irregularidade na Saúde

Na última segunda-feira, dia 19, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou duas outras indicações feitas por Bolsonaro à Anvisa

Líder de governo na Câmara diz que Constituição tornou o Brasil ‘ingovernável’

"O poder fiscalizador ficou muito maior que os demais" e, por isso, seria necessário também "equilibrar os Poderes" no país, comentou Barros

Desembargadora derruba decisão que bloqueou R$ 29 mi em bens de Doria

O juiz havia considerado que há indícios de que Doria feriu os princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa

Hotéis e agências de viagens estão adotando medidas para evitar o contágio do novo coronavírus utilizando os protocolos emitidos pelas organizações de saúde

Evitar contato físico muito próximo, lavar as mãos com frequência e após cada atendimento, disponibilizar nas dependências dos estabelecimentos álcool gel para manter as mãos sempre higienizadas são alguns dos protocolos utilizados por redes de hotéis e agências de viagens a fim de evitar o contágio do novo coronavírus (Covid-19).

Desta forma, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) emitiu um comunicado aos associados de todo o país recomendando a adoção das medidas indicadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de impedir a disseminação da doença em territórios nacionais.

O presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, concedeu entrevista à Agência Brasil e afirmou que os procedimentos são essenciais para evitar que o vírus se espalhe. “Surgiu um caso em São Paulo até agora, não é muito alarmante, mas a precaução é tudo”, afirmou.

Hotéis e Agências de Turismo

Com o maior número de pessoas transitando, os hotéis e agências de viagem possuem grande risco de terem uma concentração do vírus, por isso é importante fazer assepsia dos locais. Segundo Linhares, um hotel que receber turistas oriundos de países em que foram confirmados casos de coronavírus, não deverá deixar de recepcioná-los. O segredo é fazer a precaução. “Não podemos fechar as portas para ninguém. Não podemos discriminar”, afirmou.

Os hotéis estão fazendo assepsia dos locais de uso comum. – Foto: Associated Press

Outros pontos indicados que necessitam de maior rigor na higienização são os banheiros e locais de uso público e mais cuidado no manuseio de roupas sujas e de objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos ou garrafas, além de ações para desinfetar com detergente áreas de grande manuseio, como corrimãos e maçanetas. De acordo com o presidente da Abih, as iniciativas visam proteger todos os funcionários dos hotéis, “desde o mensageiro à recepção, passando pelo pessoal da copa. Toda a equipe que trabalha dentro do hotel”.

Nas agências de viagens não é diferente. A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) está repassando aos estabelecimentos do setor todas as informações oficiais relativas ao coronavírus, principalmente para que eles tenham dados para transmitir aos clientes. Por meio de nota, a entidade afirmou que nenhuma localidade está com sua fronteira fechada e não há proibição para viajar para qualquer lugar.

A associação explicou que as políticas de remarcação não são das agências de viagens e, sim, dos fornecedores, entre os quais se incluem companhias aéreas, hotéis, locadoras de automóveis. Para isso, tem pedido as empresas que não cobrem multas por remarcações de viagens, por exemplo, mas que coloquem opções de novas datas e novos roteiros sem custo adicional para os clientes.

Planos de Saúde

As operadoras de plano de saúde também estão atentas aos protocolos divulgados pelo Ministério da Saúde. Também por meio de nota, a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) informou tem orientado as empresas associadas a atuarem em consonância com as melhores práticas de políticas públicas, visando minimizar os impactos da epidemia do Covid-19 (coronavírus) no Brasil e no mundo.

Aos passageiros, é necessário se precaver para não ser contaminado com o novo coronavírus. – Foto: Amanda Perobelli/Reuters

“Neste momento de comoção mundial, as operadoras de planos de saúde têm enviado comunicados aos seus beneficiários e colaboradores explicando como devem agir para prevenirem a transmissão da doença e quais são os principais sintomas do Covid-19”, diz a nota.

Tratamento específico na Itália

Países da Europa registraram os primeiros casos do novo coronavírus fora da China. A situação mais grave continua a ser a da Itália, na qual já morreram 17 pessoas e há mais de 600 infectados. Autoridades de saúde italianas fazem, nesta sexta-feira (28), uma atualização dos números de pacientes infectados. Dezenas de cidades no Norte de Itália estão em isolamento, mas há pessoas infectadas no Sul do país.

Além disso, começaram a surgir progressos na investigação do novo vírus e no tratamento da doença. Cientistas italianos conseguiram definir a espécie do novo coronavírus em seu territótio. Segundo a rede de comunicação RTP, a investigação vai permitir um tratamento mais especifico. Até agora, 45 pessoas infectadas pelo novo coronavírus foram tratados com base nessa investigação.

A região da Lombardia estabeleceu uma área de emergência de saúde em que apareceu a maioria dos casos de infecções e 50 mil pessoas estão em quarentena. Elas estão confinadas há duas semanas em duas aldeias.

*Da redação, com informações da ES Brasil.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

“Sentido” é o novo álbum musical de Leonardo Gonçalves

Gravado em Praga, na República Tcheca, álbum conta as canções que marcaram os mais de 20 anos de carreira de Leonardo Gonçalves

Vacina de Oxford produz em idosos resposta imunológica contra covid-19

A vacina de Oxford/AstraZeneca é uma das que estão com os testes mais avançados. Ela está na fase 3 dos ensaios clínicos

Quando Deus nos dá o livramento!

Assim que foi imobilizado pela equipe de resgate, mandou uma selfie para a namorada para contar que estava tudo bem. Saiba mais!

Ajuste fiscal passa por reformas que aumentam produtividade, diz Bruno Funchal

Funchal disse que o teto dos gastos já endereçou o primeiro problema estrutural da questão fiscal brasileira

Conexão de hoje: “Salomão, meu sócio! E agora?”

O tema da live será “Salomão, meu sócio! E agora?”. Comunhão transmite Ao vivo, a partir das 19h. Assista aqui!

Dicas para fortalecer os laços familiares

Família perfeita não existe, mas, com ajustes, é possível conviver com leveza e alegria.

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

“Sentido” é o novo álbum musical de Leonardo Gonçalves

Gravado em Praga, na República Tcheca, álbum conta as canções que marcaram os mais de 20 anos de carreira de Leonardo Gonçalves

Respostas simples para questões complexas sobre a fé cristã

"Cristianismo bem explicado" é o quarto livro da série da Mundo Cristão, dedicada a esclarecer pontos difíceis sobre convívio social, Bíblia e teologia.

Kemuel fará reality; Novidade será anunciada em live

Isadora Pompeo, Rebeca Carvalho, Sarah Beatriz, Neil Barreto, Felipe Vilela e Pyero Tavolazzi são alguns dos convidados da live com Kemuell neste domingo, 25

Lenda da indústria da música, Mariah Carey e o despertar da fé

Em seu livro "The Meaning of Mariah Carey" (O significado de Mariah Carey), a cantora pop , Mariah Carey, disse que depois de encontrar o Espírito Santo durante sua juventude, sua fé em Deus foi despertada. Saiba mais!