18.3 C
Vitória
sexta-feira, 12 agosto 2022

Coronavírus já infectou mais de 75 mil pessoas

Coronavírus_infectados-site
Foto: Xinhua/Wang Fei

Pesquisadores estimam que número de pessoas infectadas seja maior do que o já reportado no mundo. China já registra 426 mortes por coronavírus

O novo coronavírus pode ter contaminado 75.815 pessoas, de acordo com um estudo que analisou dados coletados do início da epidemia até o dia 25 de janeiro deste ano. O número é quase quatro vezes maior do que o reportado por autoridades de saúde da China.

Segundo dados oficiais, atualmente, 20 mil pessoas foram contagiadas com o novo vírus. Para os pesquisadores, o motivo da discrepância dos dados estaria relacionado com o tempo que o vírus leva para ser detectado. O estudo foi publicado no periódico científico The Lancet.

O tempo entre o contágio e a apresentação de sintomas também está entre as razões apontadas pelos pesquisadores para a diferença nos números.

“Nem todas as pessoas infectadas com o novo coronavírus da China procuram ou precisam de auxílio médico”, afirma, em nota, o professor Gabriel Leung, pesquisador e autor principal do estudo feito por uma equipe da Universidade de Hong Kong.

Dados da China

Para atingir o número de 75.815 casos de contágio, os pesquisadores utilizaram modelos matemáticos baseados nos dados oficialmente reportados e em informações de voos internacionais e domésticos da China.

Nos primeiros dias da propagação do coronavírus, cada pessoa infectava de duas a três pessoas. Com isso, a cada 6,4 dias, a epidemia dobrava o número de indivíduos infectados.

Os próprios pesquisadores reconhecem que o estudo tem limitações. Os dados utilizados são preliminares e as estimativas de contágio foram feitas com base em informações de deslocamentos feitos em 2019. Que já não são mais os mesmos uma vez que as viagens ao país.

Mortes

O número de mortos pelo coronavírus na China subiu para 426, de acordo com o balanço do governo chinês divulgado nesta terça (4). Há 20.471 casos confirmados no território chinês.

Ao todo, já são 427 mortos pelo vírus. A primeira morte fora da China foi registrada no domingo (2), nas Filipinas. O total de países com coronavírus também subiu nesta terça. Agora são 24, além da China.

*Da redação, Com informações das agências

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se