20.9 C
Vitória
sexta-feira, 23 julho 2021

Coronavírus: caso de emergência global!

A Organização Mundial de Saúde declarou estado de emergência global em razão do Coronavírus. Na China, 170 pessoas já morreram. No brasil, Anvisa anuinciu medidas protetivas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de emergência global em razão da disseminação do coronavírus pelo mundo. A entidade fez o anúncio à imprensa, em Genebra, na Suiça, após reunião com especialistas.

Até o momento, foram contabilizados 7,7 mil casos e 170 mortes na China, principal local de multiplicação do vírus. Em outros 19 países, já foram registrados 98 casos. No Brasil, o Ministério da Saúde investiga nove casos suspeitos.

Apesar de não haver, até o momento, nenhum caso suspeito confirmado no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) divulgaram ações preventivas.

O objetivo é manter em alerta portos e aeroportos brasileiros sobre medidas preventivas e procedimentos relacionados à movimentação de passageiros num eventual relato de caso suspeito a bordo.

A Anvisa reforçou a importância para a identificação e a notificação imediata de possíveis casos suspeitos. A agência adotará o protocolo para tal situação, contando com o apoio das autoridades e dos operadores portuários e aeroportuários. Os portos e aeroportos foram orientados a intensificar os procedimentos de limpeza e desinfecção nos terminais e meios de transporte

Emergência global

A OMS afirmou que não há necessidade de medidas para evitar viagens ou comércio internacional com a China. Além disso, apresentou um conjunto de recomendações, como apoio a países com sistemas de saúde mais precários, combate a rumores e desinformação, desenvolvimento de recursos para identificar, isolar e cuidar dos casos, além do compartilhamento de dados e conhecimento sobre o vírus.

“Países devem trabalhar juntos no espírito de solidariedade e cooperação. Estamos nessa juntos e só podemos parar juntos. Este é o tempo de fatos, não medo, para ciência, não rumores, para solidariedade, não estigma”, destacou Adhanom.

Histórico do vírus

Os coronavírus são conhecidos desde meados dos anos 1960 . Já estiveram associados a outros episódios de alerta internacional nos últimos anos. Em 2002, uma variante gerou um surto de síndrome respiratória aguda grave (Sars) que também teve início na China e atingiu mais de 8 mil pessoas. Em 2012, um novo coronavírus causou uma síndrome respiratória no Oriente Médio que foi chamada de Mers.

A atual transmissão foi identificada em 7 de janeiro. O escritório da OMS na China buscava respostas para casos de uma pneumonia de etiologia até então desconhecida que afetava moradores na cidade de Wuhan. No dia 11 de janeiro foi apontado um mercado de frutos do mar como o local de origem da transmissão. O espaço foi fechado pelo governo chinês.

*Da redação, Com informações de Reuters e Agência Brasil 


Leia Mais

Açúcar pode ser nova arma contra vírus, aponta estudo
Mais de 200 casos de infecção por Coronavírus na China

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se