22.1 C
Vitória
terça-feira, 27 outubro 2020

Coreia do Norte ameaça retroceder em acordo

Leia também

Indicado à Anvisa assinou contrato suspeito de irregularidade na Saúde

Na última segunda-feira, dia 19, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou duas outras indicações feitas por Bolsonaro à Anvisa

Líder de governo na Câmara diz que Constituição tornou o Brasil ‘ingovernável’

"O poder fiscalizador ficou muito maior que os demais" e, por isso, seria necessário também "equilibrar os Poderes" no país, comentou Barros

Desembargadora derruba decisão que bloqueou R$ 29 mi em bens de Doria

O juiz havia considerado que há indícios de que Doria feriu os princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa

A Coreia do Norte anulou o encontro que estava marcado para hoje (16) com a Coreia do Sul, menos de três semanas depois de uma cúpula histórica que juntou Kim Jong-un e Moon Jae-in, no final de abril

As últimas semanas de progresso ao nível diplomático entre Pyongyang, capital da Coreia do Norte, e o resto do mundo podem estar em risco, assim como a reunião entre Donald Trump e o ditador Kim Jong-un prevista para o próximo mês.

As autoridades norte-coreanas alegaram “provocação”, em referência aos exercícios militares conjuntos entre Estados Unidos e Coreia do Sul. “Se eles [Estados Unidos] tentarem encostar-nos a um canto e forçar o abandono unilateral da força nuclear, não estaremos mais interessados neste tipo de conversações e temos de reconsiderar a cimeira que se aproxima”, disse Kim Kye Gwan.

Num comunicado publicado pela agência noticiosa estatal norte-coreana KCNA, Pyongyang não está disposta a aceitar apoio e assistência econômica na troca de um abandono unilateral do seu programa nuclear.

Encontro histórico após 65 anos de conflito

Desde 1953, Kim Jong-Un é o primeiro líder da Coreia do Norte a cruzar fronteira da Coreia do Sul. O líder norte-coreano e o presidente do sul, Moon Jae-in, sentaram-se no dia 27 de abril, em uma mesa oval, para firmar um acordo de paz entre os dois países. O encontro marca um ponto de inflexão após a aproximação diplomática que se seguiu a um período de alta tensão na península. “Uma nova história começa agora, no ponto inicial da história e na era da paz”, apontou a mensagem que Kim escreveu em um livro de visitas no local da cúpula da Casa da Paz. Uma semana depois, a Coreia do Norte ajustou seu fuso horário ao da Coreia do Sul. “A adoção do fuso horário é a primeira medida prática após a histórica terceira cúpula Norte-Sul para acelerar o processo em que o Norte e o Sul vão se tonar um”, informou a agência KCNA.

Relação complicada

Donald Trump, presidente dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que também dialogaria com Kim Jong-Un, líder supremo da Coreia do Norte. A reunião foi marcada para o dia 12 de junho em Singapura, no Sudeste Asiático, mas agora está ameaçada de acontecer.

Nos últimos meses, o presidente americano e o ditador trocaram farpas e provocações, aumentando o clima de tensão em torno da crise nuclear. Sobre o acordo de paz entre as Coreias, Trump elogiou, mas disse que é preciso cautela com o processo. Em seu Twitter, declarou: “Depois de um ano furioso de lançamento de mísseis e testes nucleares, um encontro histórico entre as Coreias do Norte e do Sul agora fala de paz. Boas coisas estão acontecendo, mas apenas o tempo vai dizer!”, diz a publicação.

China pede calma

O governo da China pediu, nesta quarta-feira (16), aos Estados Unidos e à Coreia do Norte que sejam flexíveis e não desperdicem a “duramente conseguida distensão na Península da Coreia”, em reação ao possível cancelamento da histórica cúpula entre Donald Trump e Kim Jong-un, depois das ameaças de Pyongyang por causa de manobras militares.

“Esta distensão duramente conseguida é uma justificativa para que as distintas partes assumam mudanças, portanto, esperamos que estas possam continuar o espírito de diálogo, reconciliação e cooperação que foi conseguido na Declaração de Panmunjom”, afirmou hoje em entrevista coletiva o porta-voz chinês, Lu Kang.


Leia mais

Encontro das Coreias – Uma nova história de união e paz

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Dicas para fortalecer os laços familiares

Família perfeita não existe, mas, com ajustes, é possível conviver com leveza e alegria.

Dons espirituais para a Igreja

Dádivas de Deus, os dons espirituais são manifestados no meio do Corpo de Cristo para a edificação da Igreja do Senhor no mundo

Davi Lago e Leonardo Gonçalves: a crise e a oportunidade de fazer diferente

Para Davi Lago e o cantor Leonardo Gonçalves, simplicidade, solidariedade e amor são ingredientes fundamentais para vencer a crise

Mais um acordo de paz: agora com Israel e Sudão

É o terceiro acordo de paz com Israel, mediado pelos EUA este ano. Saiba mais!

Devocional Diário: o alimento da fé cristã

A oração e o constante estudo da Palavra são fundamentos para o crescimento espiritual de cada cristão

O “santo” dos crentes

A veneração aos santos da cultura católica, tão criticada pela Igreja evangélica, agora “brota” no meio dos crentes que criam seus “ídolos”, abandonando a...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

“Sentido” é o novo álbum musical de Leonardo Gonçalves

Gravado em Praga, na República Tcheca, álbum conta as canções que marcaram os mais de 20 anos de carreira de Leonardo Gonçalves

Respostas simples para questões complexas sobre a fé cristã

"Cristianismo bem explicado" é o quarto livro da série da Mundo Cristão, dedicada a esclarecer pontos difíceis sobre convívio social, Bíblia e teologia.

Kemuel fará reality; Novidade será anunciada em live

Isadora Pompeo, Rebeca Carvalho, Sarah Beatriz, Neil Barreto, Felipe Vilela e Pyero Tavolazzi são alguns dos convidados da live com Kemuell neste domingo, 25

Lenda da indústria da música, Mariah Carey e o despertar da fé

Em seu livro "The Meaning of Mariah Carey" (O significado de Mariah Carey), a cantora pop , Mariah Carey, disse que depois de encontrar o Espírito Santo durante sua juventude, sua fé em Deus foi despertada. Saiba mais!