França é bicampeã mundial de Futebol

Jogadores franceses comemorando o bicampeonato na Copa do Mundo. Foto Getty Images

França venceu por 4 a 1 a Croácia, que chegou a final do mundial pela primeira vez na história.

A França venceu a Croácia por 4 x 2 e é campeã da Copa do Mundo 2018 da Rússia. O time francês foi aplicado taticamente, apostou na solidez de sua defesa e na eficiência de seus atacantes e levantou a taça. Com o título, franceses se juntam aos uruguaios e argentinos como bicampeões do mundo. O primeiro título foi em 1998, contra o Brasil.

Em uma Copa com estrelas de destaque nas principais favoritas, o técnico Didier Deschamps, que jogava na seleção de 98, apostou em um time de qualidade coletiva e com jovens talentos.

A França tem vários jogadores de destaque no futebol mundial, como Mbappé, Pogba, Griezmann e o goleiro Lloris. Mas nenhum deles pode ser apontado sozinho como responsável por esse título.

O coletivo francês foi o que menos oscilou durante a Copa. Um exemplo está em Giroud. O centroavante titular não fez nenhum gol, mas contribuiu taticamente e não perdeu a vaga no time, mesmo passando em branco na competição.

História

França e Croácia repetem um confronto travado há 20 anos. Na Copa do Mundo da França, em 1998, as seleções fizeram uma das semifinais. Naquele ano, os franceses venceram por 2 a 1 (dois gols de Thuram e Suker, descontando para os croatas).

Foram à final e chegaram ao seu primeiro título mundial. O terceiro lugar daquela edição era, até agora, a melhor colocação da Croácia em Copas.

Com a vitória da França e a Croácia vice, em terceiro lugar ficou a Bélgica ao vencer a Inglaterra nas semifinais. O país garantiu o quarto lugar. A seleção do Uruguai ficou em quinto e o Brasil em sexto. A Copa do Mundo durou 24 dias. Foram 63 jogos e 163 gols marcados.

*Com informações da Agência Brasil