30.9 C
Vitória
quarta-feira, 27 janeiro 2021

Uma conversa sobre Ciência e fé cristã

“Nem a academia e nem a igreja estão preparadas para discutir fé e ciência”, disse o professor Gustavo Assi, da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência, ABC2.

Dizem que ciência e fé não se discutem, mas os assuntos são amplos e trazem muitas dúvidas, sobretudo no meio cristão. Agora as indagações sobre essa temática poderão ser solucionadas com o programa “Conexão – Ciência e Fé”, da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC2).

Trata-se de uma conversa informal com profissionais da ciência e da Igreja. Os temas são variados: cosmologia, origem dos planetas, a teoria da evolução, a origem do homem, a moralidade, como a teologia discute com as teorias e descobertas científicas e até o que toca na vida do crente como enfrentamentos e objeções.

“São assuntos instigantes e que despertam dúvidas, principalmente na fase da universidade, onde o acadêmico começa a ter outras visões de mundo entrando em seu radar”, explicou o apresentador do Programa, professor Gustavo Assi.

O primeiro programa foi exibido na última segunda-feira (14) no canal do Youtube da ABC2. E mostrou exemplos de cristãos que conseguiram fazer uma boa interação entre ciência e fé. Participaram da conversa o pastor Guilherme de Carvalho, da Igreja Esperança, de Belo Horizonte (MG), professor e físico e presidente da ABC2, Roberto Covolan e o economista e filósofo, Marcelo Cabral.

“Essa é uma questão fundamental, mas percebo que muita gente tem medo de ciência por se sentirem abalados com suas convicções, por isso esse assunto precisa ser discutido. Além de ser enriquecedor para a vida de fé da cristão”, disse Roberto Covolan.

Assista o primeiro programa

Sobre o programa

O programa será mensal, gravado em um ambiente informal, com duração de 30 a 60 minutos. Serão 12 episódios exibidos até dezembro desse ano. É destinado a estudantes universitários crentes ou não, ou a quem se interessar por ciência.

“Nem a academia e nem a igreja estão preparadas para discutir fé e ciência de maneira educada em alto nível, com o devido rigor. Por um lado a academia secular menospreza qualquer chance da religião de descobrir verdades. E por outro lado a igreja também tem um movimento parecido, onde desqualifica as descobertas científicas como se fossem ameaças à fé. Então, esse programa vem justamente aproximar esses 2 campos, que estão separados. E nós entendemos que eles caminham juntos”, explicou Gustavo.

Gustavo Assi

É professor Doutor do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP).

É também coordenador do Curso de Graduação em Engenhara Naval da EPUSP desde 2014.

Gustavo é presbítero da Igreja Presbiteriana Ebenézer, de São Paulo e sempre estudou sobre o assunto.

“Sempre tive muito interesse pela interação entre fé e ciência e entre fé e tecnologia, venho estudando e trabalhando nesse assunto a alguns anos. E por isso resolvi me juntar com outras pessoas que também gostam da área para formar a Associação Brasileira de Cristãos na Ciência, que trabalha para promover o diálogo entre os campos da ciência e da fé cristão no Brasil”.


Leia mais

Pesquisa sobre Ciência e religião
Ciência e fé discutidas em conferência

- Publicidade -

Matérias relacionadas

3 Palavrinhas disponibiliza conteúdos na Netflix

Com bilhões de acessos no YouTube, agora os vídeos do grupo 3 Palavrinhas passam a estar disponíveis também na plataforma de streaming. Saiba mais!

Para estender auxílio, determinados gastos terão de ser cortados, diz Mourão

O vice-presidente disse, ainda, que é favorável a extensão do auxílio junto com um corte de despesas do Orçamento. Saiba mais!

Nascidos em dezembro podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje

Serão beneficiadas 3,3 milhões de pessoas. Saiba mais!

Corrente do bem: Levando oxigênio para quem precisa

Voluntários da Corrente do bem em Manaus! Grupo de amigos se juntou para dar apoio às pessoas que não conseguem internação e estão sendo tratadas em casa. Saiba mais!

Daniela Araújo fala da violência contra a mulher em clipe

"Passou" é o segundo single de Catarse Lado B, que foi composto por Daniela Araújo, depois de viver uma repetição de relacionamentos abusivos

Lideranças religiosas protocolam pedido de impeachment contra Bolsonaro

Documento é assinado por 380 pessoas ligadas a diferentes denominações evangélicas, além da igreja católica e de 17 movimentos cristãos. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Glorify, o app para meditações e devocional diário

Criado em 2019 na Inglaterra, o app Glorify acaba de chegar ao Brasil na versão em português. Trata-se de um app voltado para reflexões, meditações guiadas, orações e passagens bíblicas.

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.