30 C
Vitória
segunda-feira, 18 janeiro 2021

Controle do coronavírus pode levar ainda cinco anos

Mesmo sem uma vacina, os governos podem controlar a pandemia com medidas básicas de epidemiologia e saúde, afirmou Maria van Kerkhove, cientista-chefe da OMS

Por João Ker (AE)

Medidas de contingência, mutações e a descoberta de uma vacina efetiva contra a covid-19 são alguns dos principais fatores que vão determinar em quanto tempo a pandemia do novo coronavírus será controlada, de acordo com Soumya Swaminathan.

Cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), ela afirmou em um debate promovido pelo jornal Financial Times que pode demorar até cinco anos para que o vírus seja controlado.

“Eu diria que em um intervalo de quatro a cinco anos nós poderíamos controlar isso”, afirmou Swaminathan durante a conferência virtual. A cientista explica ainda que “não existe uma bola de cristal” para prever a contingência da covid-19, mas que uma vacina ainda é a melhor saída por ora. Ela também não descarta a possibilidade de que a pandemia se agrave ainda mais, após já ter provocado quase 300 mil mortes e ter infectado mais de 4,3 milhões de pessoas em todo o mundo.

Em suas redes sociais, Swaminathan reforçou que o prazo de cinco anos poderia ser menor, caso a vacina fosse descoberta a tempo e distribuída globalmente. Mas o processo de desenvolvimento ainda está em estudo e testes em diversos países “É muito difícil prever. Se a solidariedade global resultar em vacinas e tratamento para todos, a situação poderá ser bem diferente daqui a dois anos”, afirmou.

Ainda assim, Swaminathan frisou que nem a vacina seria um caminho completamente eficaz, uma vez que o vírus pode sofrer mutações genéticas e invalidar a eficiência e segurança do que for desenvolvido até então. Para a cientista, o maior desafio dos governantes agora é avaliar os riscos e benefícios de diminuir gradativamente as medidas de isolamento social para descobrir como atingir uma nova normalidade.

No último dia 24, a OMS lançou uma parceria com vários líderes globais para uma colaboração internacional na descoberta de uma vacina contra a covid-19. Na ocasião, o governo do Brasil não enviou nenhum representante e ficou de fora do acordo.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

AM: Aras abertura de inquérito epidemiológico e sanitário sobre colapso

Procurador-Geral da República quer que sejam apontadas motivos que geraram estado de apreensão local e nacional quanto à falta de oxigênio no Amazonas. Saiba mais!

Gotas de esperança! Começa a vacinação contra covid-19 no Brasil

Vacinação começa após a Anvisa autorizar o uso emergencial da CoronaVac e da Oxford. Estados vão receber 6 milhões de doses da vacina. Saiba mais!

‘A vacina é do Brasil, não é de nenhum governador’, diz Bolsonaro sobre Doria

Presidente vinculou a CoronaVac ao governador diversas vezes e já chamou imunizante de 'vacina chinesa de João Dória'. Saiba mais!

Portaria fixa regras para registro e controle de estoque de vacinas contra covid

Medida tem o objetivo de acompanhar e mapear as doses efetivamente aplicadas e eventuais eventos adversos ou perdas físicas e técnicas dos imunizantes. Saiba mais!

Infecção por covid-19 dá alguma imunidade, mostra estudo

Os especialistas alertaram que as descobertas significam que as pessoas que contraíram a doença na primeira onda da pandemia

Paola Carla e Preto no Branco em “Palavras”

A canção "Palavras", com Paola Carla e o grupo Preto no Branco, está disponível em todas as plataformas digitais 

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.

“Abandono” é o novo single da Banda Catedral

Canção inédita é uma crítica social 

Morre o pai da cantora Cassiane

O anúncio de sua morte foi feito pelas redes sociais de Cassiane. As causas da morte ainda não foram reveladas pela família. Saiba mais!