Eu e minha cabeça GRANDE

“Como o homem pensa, assim ele é!”

Já leu aquelas revistas da Turma da Mônica? Acima de cada personagem existe o famoso balãozinho de pensamentos. Cada um de nós também possui, de igual forma, balõezinhos de pensamentos, mas em quantidade tão grande que não seria capaz de constar numa biblioteca.

Mas uma coisa é verdade, todos os dias esses balõezinhos de pensamentos vêm em branco, sendo que somos nós os responsáveis por preenchê-los.

De um lado, nosso Espírito conectado a Deus quer preencher cada pensamento com os frutos do Espírito, para que usufruamos de uma vida abundante.

Do outro, vem a nossa natureza terrena aliada ao Capeta querendo que pensemos desde matar alguém até a nós mesmos.

Já dizia o sábio filósofo francês René Descartes: “Penso, logo existo”. Você pensa em imoralidade, logo ela existe! Você pensa em violência, logo ela existe! Entende?! Descartes estava certo, pois nenhuma ação humana existe antes de passar pelo mundo dos pensamentos.

A nutrição do pensamento de frustração, de ausência de amor, de solidão e incapacidade gera a ação de suicídio. O cultivo do pensamento de ódio e rancor agregado à falta de perdão gera o homicídio, que muitas vezes é aquele que a bíblia narra como sendo apenas ignorar a existência do irmão.

O homem mais sábio que já existiu narra em Provérbios 23:7 que “Como o homem pensa, assim ele é”! Ou seja, nós não somos resultado de maldição hereditária, ou palavras de maldição ou qualquer outra coisa que a religião insiste em nos impor, pois a bíblia deixa claro que somos o resultado da consciência ou não daquilo que Jesus fez por nós na cruz do calvário.

Se eu penso que sou filho de Deus e alimento meus balõezinhos em branco com essa mensagem, certamente ódio, rancor e frustração passarão longe, sendo feliz independente do que o outro fizer.

A primeira mensagem de Jesus foi: “Metanoia, porque é chegado o Reino de Deus” (Mt 4:17). Logo, no seu primeiro sermão, o alvo claro de Jesus foi o pensamento do ser humano, uma vez que metanoia significa transformação da mente.

Jesus leva esse assunto de preenchimento de balãozinho tão a sério, que, de cara ele falou: usa o balãozinho certo, para vocês viverem o Reino de Deus. Fantástico!

Hoje, você pode decidir no que pensar com a ajuda do amigo Espírito Santo. Você pode decidir a forma em que preencherá esse balãozinho em branco chamado pensamento.  Todavia, uma vez pensado e germinado, você dificilmente irá resistir a ação imposta.

Pense correto, viva correto. Pense como um vencedor e viva uma vida de vitória, mesmo sem dinheiro. Pense com a mente de Cristo e guiado pelo Espirito Santo, e as riquezas do Reino fluirão em você e por meio da sua vida. Deus te abençoe!


Isaque Wilson é pastor na Igreja Batista da Lagoinha. Advogado, seminarista, graduando em Teologia na Faculdade Batista e psicanálise na PUC/MG.

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!