25.8 C
Vitória
sábado, 5 dezembro 2020

Consumo Aparente de Bens Industriais sobe 5,8% em setembro, diz Ipea

Leia também

Saúde necessita de investimento em governança de dados

"O País demanda urgentemente respostas e responsabilizações adequadas às empresas e órgãos que tratam dados pessoais sensíveis", afirma advogada Bianca Albuquerque

Operação Uruatu 2 faz buscas contra traficantes de animais

Segundo a PF, ao longo das investigações foram aprendidas centenas de animais silvestres no curso das investigações policiais

Governo anuncia operação de combate a crimes contra idosos

Após constatação de que o total de denúncias de crimes registrados por meio do Disque 100 aumentou durante a pandemia

A produção nacional quanto a importação de bens industriais tiveram crescimento em setembro, de 5,9% e 1,7%, respectivamente

Por Vinicius Neder (AE)

O Indicador Ipea de Consumo Aparente de Bens Industriais registrou crescimento de 5,8% em setembro ante agosto, informou nesta quinta-feira, 5, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Na comparação com setembro de 2019, o indicador apresentou retração de 0,5%. O trimestre móvel encerrado em setembro avançou 14,4%.

O indicador mede a demanda interna por bens industriais, por meio da produção industrial interna não exportada, acrescida das importações. Segundo o Ipea, tanto a produção nacional quanto a importação de bens industriais tiveram crescimento em setembro, de 5,9% e 1,7%, respectivamente.

No desagregado por categorias econômicas, o destaque positivo ficou por conta da demanda por bens de consumo duráveis, que cresceu 12%, enquanto bens semi e não duráveis registraram alta de 10,7%. O consumo aparente da indústria geral avançou 5,8% no mês, mas, enquanto a indústria de transformação teve resultado positivo de 6,3%, a indústria extrativa mineral recuou 3,2%.

No desagregado por atividades industriais, 21 dos 22 segmentos analisados apresentaram melhora, com destaque para veículos e vestuário, com altas de 17,1% e 13,6%, respectivamente. Já na comparação com setembro de 2019, 11 segmentos cresceram, com destaque para os produtos não metálicos (9,6%) e para os produtos de metal (8,2%).

No acumulado de 12 meses até setembro, o Indicador Ipea de Consumo Aparente de Bens Industriais apresentou queda de 6,3%, enquanto a produção industrial medida pela Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgada na quarta-feira, 4, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), caiu 5,5%.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Intenção de consumo sobe 0,8% em novembro, diz CNC

O subíndice que mede a satisfação dos brasileiros com relação ao emprego registrou o terceiro crescimento seguido, com alta de 0,6%

Alívio nos preços do arroz no início de 2021, diz Ipea

O governo federal liberou a importação de 400 mil toneladas de fora do Mercosul com isenção da Tarifa Externa Comum (TEC)

72% dos brasileiros mudaram padrão de consumo, diz FecomercioSP

O pós-pandemia deve fazer com que consumidores que recebem até um salário mínimo vão às compras de roupas e calçados (57%)

Com auxílio emergencial, renda efetiva supera a renda habitual, diz Ipea

Para calcular o efeito do auxílio emergencial, o Ipea comparou a "renda média habitualmente recebida" - o valor recebido mensalmente, sem acréscimos extraordinários

Confiança do consumidor cresce 7,7 pontos em julho, diz FGV

Indicador chegou a 78,8 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. Saiba mais!

‘Brasil Pós-Covid-19’: Ipea divulga propostas para acelerar desenvolvimento

O documento 'Brasil Pós-Covid-19' foi divulgado nesta quarta-feira pelo instituto. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

O versículo mais lido de 2020!

O versículo campeão de leitura em 2020 é baseado em Isaías 41:10: “Portanto, não temais, pois estou contigo..." Saiba mais!

Novo álbum musical do Missionário R. R. Soares

O álbum "Em O nome de Jesus", com 12  músicas inéditas, foi lançado depois de cinco anos. Primeiro single do projeto está disponível em todas as plataformas e Youtube

Wilson Witzel é batizado em igreja evangélica

O batismo ocorreu um dia antes de Witzel protocolar sua defesa no tribunal misto, que julga o processo de impeachment dele. Saiba mais!

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!