Conselho Mundial de Igrejas em Vitória (ES)

Dra. Ani Ghazaryan Drissi será uma das atrações. Foto: Divulgação

Pela primeira vez, membros do CMI vão se reunir na capital do ES para realizar uma consulta pública sobre a visão global da Igreja e a atuação dela na sociedade

Líderes do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) estão em Vitória (ES) para uma consulta pública. Evento, que é inédito no Estado, começou nesta terça (19) e vai até quinta (21), na Faculdade Unida, na capital.

O tema da consulta pública é “Por Uma Visão Global da Igreja”. O objetivo é abrir diálogos com líderes pentecostais do mundo sobre a missão da igreja. São teólogos, teólogas e líderes de igrejas emergentes de vários países latino-americanos reunidos para discutir o assunto.

As discussões sobre o tema serão realizadas através de painéis. O resultado das propostas discutidas será publicado em um livro, nas versões inglês, espanhol e português. E depois será distribuindo no mundo todo pelo CMI. Os debates também serão registradas em vídeo e estarão disponíveis no canal da Faculdade pelo YouTube.

Esta é a terceira consulta pública realizada pelo Conselho Mundial de Igrejas. A primeira foi em Pasedena, na Califórnia, EUA, voltada para líderes da América do Norte. A segunda foi realizada na Tanzânia, com representantes da África. Desta vez, na América latina, que será em Vitória (ES).

Estarão presentes na consulta pública oito membros do CMI. Todos eles são conhecidos pela Igreja evangélica mundial. Entre eles estão a doutora Ani Ghazaryan Drissi. Ela é Teóloga leiga e biblista, pertencente à Igreja Apostólica da Armênia (Mother See of Holy Etchmiadzin). Ela atua como secretária-executiva do programa da Comissão de Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas.

A expectativa é grande.

“É uma grande honra para a Faculdade e os evangélicos capixabas terem sido escolhidos para sediar esta Consulta. Será muito interessante ver representantes de Igrejas e países tão diferentes dialogando sobre a natureza e a missão da igreja. Serão visões distintas que poderão se completar e se enriquecer. Isto poderá proporcionar a todos que estiverem lá uma visão mais ampla da igreja e do reino de Deus”, declarou Vanderley Pereira da Rosa, diretor geral da Faculdade Unida.

Sobre o CMI

O Conselho Mundial de Igrejas é a mais importante instituição que reúne igrejas protestantes e ortodoxas em mais de 110 países no mundo. Com sede em Genebra, na Suíça, entidade foi fundada em 1948.

Entidade representa mais de 500 milhões de cristãos, incluindo batistas, luteranas, metodistas e reformadas, bem como as unidades e independentes. Hoje, possui 350 igrejas membras. O CMI representa o mais amplo e inclusivo entre as muitas expressões organizadas do movimento ecumênico moderno. O objetivo é a unidade cristã.

Existem diferentes comissões, essa que vem é a Comissão de Fé e Ordem, que busca uma base doutrinária comum entre as diversas igrejas.

Conheça alguns dos Líderes da CMI

Rev. Prof. Jack Khalil (Alemanha)

Foto: Divulgação

Professor de exegese do Novo Testamento. Ele é Ph.D. Licenciado pela Universidade Aristóteles de Salónica, e estudou por 3 anos como Visiting Fellow na Eberhard-Karls-Universität em Tübingen, Alemanha.

É professor no Instituto de Teologia de St. John de Damascus desde 2000.

Além disso, é professor visitante em muitas Faculdades e Institutos Teológicos Ortodoxos em todo o mundo, por exemplo, Universidade de Atenas, Universidade de Tessalônica, IOCS (Cambridge), St. Serge (Paris), Universidade da Finlândia Oriental e Escola Teológica da Igreja de Chipre.

Dr. Prof. Krzysztof Mielcarek (Polônia)

Foto: Divulgação

Teólogo leigo polonês e biblista. Desde 1999 ele tem trabalhado na Faculdade de Teologia de João Paulo II da Universidade Católica de Lublin, na Polônia. Atualmente, ele é o chefe do Departamento de Exegese dos Evangelhos e Escritos Apostólicos.

Desde 2006 ele coopera estreitamente com o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. Entre 2006 e 2010, ele participou da PCPCU e da Baptists World Alliance Conversations. Desde 2014 ele se tornou comissário oficial da Comissão de Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas.

Pablo R. Andinach (Argentina)

Foto: Divulgação

Doutor em Teologia e professor de Antigo Testamento e História Antiga na Universidade Católica Argentina (UCA)

e Professor de Hebraico Bíblico e Exegese na Universidade Saint Thomas Aquinas (UNSTA) em Buenos Aires.

Ele foi professor titular do Antigo Testamento no Instituto Universitário ISEDET, Buenos Aires.

Ele estudou na Universidade Hebraica de Jerusalém (1988-89) e na Iliff School of Theology em Denver, EUA (1990).

 

Serviço

Dias: 19 a 21 de março
Hora: A partir de 07h30
Local: Faculdade Unida, Vitória (ES)
Endereço: Rua Eng. Fábio Ruschi, 161 – Bento Ferreira
Entrada franca
Acesse aqui para fazer inscrição e saber mais sobre o evento


Leia mais

Edificando a igreja: a importância da atuação em um ministério
A gestão da educação cristã na igreja local
Igreja – Instituição que os brasileiros mais confiam