Lembre-se de que Deus é o seu maior aliado para um casamento saudável e permita que ele tenha a mais alta honra em tudo o que você faz (Salmo 127.1)
Por Joarês Mendes de Freitas
Logo depois de haver criado o primeiro ser humano, Deus disse: “Não é bom que o homem viva sozinho…” Em seguida criou a mulher e instituiu o casamento (Gênesis 2.18-21). O próprio Deus estabeleceu as condições para que o matrimônio seja uma experiência de plena felicidade, realização e crescimento.
Estando já próximo de completar 50 anos de matrimônio, 46 para ser exato, tenho aprendido certos princípios que podem tornar a vida a dois algo muito gratificante. Compartilho alguns deles aqui.
Não traga à tona questões que já foram resolvidas no passado; Lembre-se de que, em briga de casal, ninguém ganha, todos acabam perdendo; Evite usar expressões genéricas como: sempre, nunca, jamais, toda vez… Desenvolva sua capacidade de escutar o outro, mesmo naquilo que pensa já saber. Você pode achar que não precisa ouvir, mas ele/ela precisa falar.
Não valorize tanto aqueles detalhes que fazem pouca diferença no relacionamento. Manter a paz é mais importante; Seja proativo, muitas questões podem ser resolvidas antes que venham a se tornar um grande problema; Não se mostre como dono (a) da verdade, admita que, de alguma forma e muitas vezes, você pode estar errado (a); Procure conhecer a linguagem de amor do seu cônjuge e a sua própria. Isso é fundamental para uma boa comunicação.
Fazer coisas juntos é um recurso sempre válido para fortalecer a união conjugal; Trate sempre o seu cônjuge como a pessoa mais importante depois de Deus. Isso significa prioridade; Saiba administrar as interferências externas de parentes, amigos e colegas. Eles interferem com as melhores intenções.
A política, a religião e o caminho de volta para Deus – Parte 1 - No princípio, Deus criou todas as coisas para o louvor da sua glória. De todas as coisas que Ele criou, nenhuma supera ou se compara…
Resgatando o Natal em meio ao consumismo que distrai - O fim de ano deveria ser um tempo de renovação e fé, mas o consumismo tem ofuscado esse propósito Por Marcel Rocco A temporada entre… Precisando, peça conselhos; Nunca abandone as demonstrações de atenção, afeto e carinho; Aprenda a lidar positivamente com as diferenças dentro do casamento. Lembre-se que não há duas pessoas iguais; Em nenhuma circunstância grite com o seu cônjuge, exceto em situações de risco iminente; Evite guardar ressentimentos (Efésios 4.26).
Trate as questões de modo objetivo e mantendo sempre o controle emocional; Não faça comentários depreciativos sobre seu cônjuge, seja na presença ou na ausência dele (a); O relacionamento sexual não é tudo no casamento, mas é um dos fatores mais importantes; Muitos casamentos acabam por conflitos não resolvidos na área financeira. Planeje suas finanças.
Charles Swindoll escreveu um precioso livro com o título Casamento: da sobrevivência ao sucesso . Ali, num dos parágrafos, ele afirma que “O segredo para manter o casamento é o comprometimento. O comprometimento é uma escolha que não muda de acordo com os sentimentos, não depende de prosperidade nem da atitude do seu companheiro ou companheira. O comprometimento diz a ele ou a ela: ‘Sei que a situação azedou, sei que você pecou e que eu também pequei, sei que estamos atravessando momentos difíceis, mas, apesar de tudo, continuarei ao seu lado” (p. 68-69).
Lembre-se de que Deus é o seu maior aliado para um casamento saudável e permita que ele tenha a mais alta honra em tudo o que você faz (Salmo 127.1).
Joarês Mendes de Freitas é pastor emérito da Primeira Igreja Batista em Jardim Camburi, Vitória, ES

