26.1 C
Vitória
quinta-feira, 3 dezembro 2020

Carnaval: Jovens conquistam pessoas para Cristo

Leia também

Com fim do auxílio, desigualdade pode voltar aos anos 80

O auxílio diminuiu a diferença de renda entre os mais pobres e os mais ricos, o que pode ser verificado pela redução do índice de Gini

Transformador reserva é enviado a Macapá

O Ministério de Minas e Energia, revelou que a empresa tem sinalizado que o equipamento pode ser ligado ainda na segunda quinzena deste mês

‘Rachadinha’ é empecilho para candidatura de Arthur Lira

As investigações apontam que a "rachadinha" na Assembleia de Alagoas ocorreu, em parte, quando Lira ocupava um cargo no Legislativo estadual

Impacto de Carnaval, promovido pela Jocum Vitória, reúne centenas no bloco Tá pensando o quê?, que evangeliza foliões e expressa a alegria e o amor de Jesus por meio de atividades artísticas em Guarapari

O carnaval, de 21 a 25 de fevereiro, atrai milhões de pessoas para assistir a desfiles de escolas de samba ou seguir trios elétricos. Em meio a altos índices de consumo de álcool e promiscuidade sexual, os membros da Jocum (Jovens Com Uma Missão) e igrejas parceiras saem às ruas para fazer evangelismo.

Por mais de duas décadas, o Impacto de Carnaval (como foi batizado o movimento) é realizado por todo o Brasil. Em 2008, a Jocum Vitória foi além e lançou o bloco Tá pensando o quê?, responsável por levar milhares de pessoas a Cristo na cidade de Guarapari, no litoral do Espírito Santo, durante o feriado prolongado.

Ação

Uma dessas ações aconteceu em Guarapari  (ES). A cidade tem um dos maiores carnavais do litoral brasileiro. Cerca de 1,3 milhão de turistas visitam o município neste período.

“Fechar os olhos, afastar-se e purificar sua própria carne em um retiro fechado podem ser medidas cristãs para a maioria. Para nós, Jovens Com Uma Missão, o feriado é humanitário, é misericordioso e pretende ser doador de luz às consciências”, enfatiza a diretora da Jocum Vitória, missionária Ândrea Ribeiro.

Para ela, alguns cristãos rotulam o carnaval como uma das maiores representações da cultura babilônica, no qual reinam excessos de bebida, drogas e sexo. Mas esta era – e não apenas os cinco dias de festas pagãs – tem se relevado completamente babilônica.

“Abordamos as pessoas na rua e convidamos para uma conversa. Por isso, o nome do bloco. A principal marchinha diz: ‘Ei, você! Tá pensando o quê? Jesus ama você!’. É uma ‘deixa’ para falarmos sobre questões como família, violência infantil, doméstica, drogas, entre outros tópicos que poderão levá-las a uma reflexão mais profunda sobre Jesus”, explica a missionária.

Antes das abordagens e atividades de rua, os evangelistas – cerca de 90 inscritos, este ano, alojados na Igreja Metodista Wesleyana –, recebem treinamentos, participam de cultos, intercessões e oficinas de música, dança, teatro, circo e evangelismo infantil.

“Os nossos cinco dias de Impacto de Carnaval são cinco dias ricos de ensino e testemunho, intercessão e adoração fervorosas, evangelismo prático e atos proféticos por meio de manifestações artísticas. Uma alegria que vem do alto (Filipenses 4.4)”, acrescenta Ândrea.

Por que evangelizar no carnaval

Neste final de semana de carnaval, o pastor Giuliano Coccaro, da IPB Chácara Primavera, de Campinas, ministrou sobre Felicidade. Afinal, o tema é recorrente, já que muitos dizem que procuram a festa em busca de satisfação pessoal e alegria. Em sua fala principal, o pastor disse que “a qualidade do nosso sacrifício a Deus depende da qualidade do nosso amor por pessoas”.

Lucas 5.32 já alertava: Jesus veio para alcançar não os justos, mas os pecadores. Seguindo o exemplo de Cristo e exercitando esse amor mencionado por Coccaro, a diretora da Jocum Vitória, Ândrea Ribeiro, afirma que a data pode ser uma boa oportunidade para evangelizar aqueles que estão perdidos.

“É tempo de convocar a Igreja a se unir e alcançar centenas de milhares de pessoas que não conhecem verdadeiramente Deus. Há diversas formas de exercer fé, amor, servir e voluntariar durante o carnaval”, alerta ela.

Por mais um ano, a base missionária de Vitória oferece a cerca de 90 inscritos a oportunidade de se juntar aos missionários locais nas ações que buscam causar impacto no Carnaval de Guarapari. Porém, as atividades reúnem centenas de cristãos. A grande mobilização é interdenominacional e acaba por conquistar a adesão de diferentes igrejas, reforçando as ações de evangelismo de rua.

Para Ândrea, o Bloco Tá Pensando o quê? nasceu da necessidade de capacitar os envolvidos. “Ele foi projetado especificamente para equipar os participantes com ferramentas, inflamá-los com paixão e amor a Deus e às pessoas, além de ser um instrumento para conectar e transformar vidas”, explica.

A bateria, que recebe o mesmo nome do bloco, tem chamado atenção dos foliões por onde passa. Formada por 22 ritmistas, de diferentes cidades e denominações evangélicas, traz canções clássicas do universo cristão com arranjos populares.

“Muitos reconhecem os louvores e se emocionam. Cantamos e acenamos da orla, inclusive, para as pessoas nos prédios. O que vale é difundir o evangelho a todos, sem distinção de pessoas como Jesus fez”, ensina ela.

Dons a serviço do reino

O publicitário Jonatas Henrique Medeiros, mais conhecido como Danone, de 33 anos, é um dos participantes do Impacto de Carnaval deste ano. Ele integra, pela segunda vez, o grupo de evangelistas ao lado da esposa e da filha de apenas 3 aninhos de idade.

Medeiros se diz maravilhado com o cumprimento de 1 Pedro 4.10: “É muita alegria ver cada um exercendo o dom que recebeu para servir aos outros. É isso o que temos visto pelas ruas de Guarapari”, comenta.

ação_evangelística carnaval
Jonatas Henrique Medeiros. Foto: Jonatas Medeiros

Segundo ele, todos os cristãos têm uma relevância e um espaço no serviço do reino de Deus. “Como cristão, vejo ausência de paz em cada vida que abordamos, seja quem não conhece ainda o amor de Deus ou naqueles que estão frios em relação a Cristo. As pessoas até parecem alegres pela folia, bebida, drogas… Mas quando tocamos no nome Jesus é como se olhassem para dentro de si mesmas, procurassem a presença dEle e, não encontrando, percebem que falta tudo. Falta a paz que excede todo entendimento”, relata.

Medeiros afirma que sempre que o grupo entoa a marchinha, ele completa: “Ei, você! Tá pensando o quê? Jesus ama você! E Ele tem pensamento de paz pra você!”.

Saiba mais sobre a Jocum e outras ações pelo país aqui!

Veja a ação

*Com colaboração de Elen Almeidah

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Fé contra a covid-19

Em Cariacica (ES), a vida de um pastor, que está na batalha contra a covid-19 há 22 dias, estimulou um grupo de evangélicos a orar em frente ao hospital. Saiba mais!

Anderson Freire e Elaine Martins em Humilde Rei

Foi a primeira vez que os cantores gravaram juntos

Wilson Witzel é batizado em igreja evangélica

O batismo ocorreu um dia antes de Witzel protocolar sua defesa no tribunal misto, que julga o processo de impeachment dele. Saiba mais!

Da Cracolândia para missões

Conhecida como a ex-bruxa da Cracolândia, Silvia Regina escreve mais um capítulo de sua história ao receber o diploma de missões. Saiba mais!

Valdemiro Santiago em crise financeira e familiar

Desde que teve os bens penhorados pela justiça, fundador e líder da Igreja Mundial, Valdemiro Santiago, tem passado por uma crise financeira e agora familiar. Saiba mais!

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

Novo álbum musical do Missionário R. R. Soares

O álbum "Em O nome de Jesus", com 12  músicas inéditas, foi lançado depois de cinco anos. Primeiro single do projeto está disponível em todas as plataformas e Youtube

Wilson Witzel é batizado em igreja evangélica

O batismo ocorreu um dia antes de Witzel protocolar sua defesa no tribunal misto, que julga o processo de impeachment dele. Saiba mais!

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!