Conheça o segredo da felicidade

Abrir mão da razão muitas vezes é o caminho para viver feliz, mesmo diante de problemas

Há muitos anos, a felicidade inspira sonhos, canções, poesias, romances e uma infinidade de descrições. De tão desejada, ganhou o universo acadêmico. Imponente que só ela, não se conteve em ficar apenas entre os debates da psicologia ou da filosofia. Passou a ser investigada nas aulas de Economia, Medicina e Ciências Políticas.

Encerramento de ano é sempre tempo de reflexão sobre como serão os novos desafios no ano que se aproxima. Mudar de emprego, conhecer lugares, novos amigos, uma nova casa. Mas o que faz alguém feliz?

É possível se manter feliz mesmo diante de problemas? Para ser feliz é preciso muito pouco, apenas uma decisão. Muitas vezes é melhor perder uma briga para manter a paz interior. Abrir mão da razão também faz parte da arte de cultivar a felicidade.

E essa premissa é seguida com seriedade pelo publicitário Allan Dias Castro, que produziu o vídeo Voz ao Verbo #94 “Reflexo”. A mensagem viralizou e inspirou a revista Comunhão a abordar o assunto nesta matéria especial.

“Ganhando uma discussão, você só tem a perder, porque ganha no máximo um inimigo. Quando o orgulho fala mais alto, ninguém escuta ninguém, por isso vencer uma briga é perder pro próprio umbigo”, afirma Castro, que é criador do programa “Dando as Letras” e autor do livro “Zé-Ninguém”.

Ele convida a refletir: “Toda vez que eu não vou com a cara de alguém, é porque em algum ponto ele se parece comigo. Sabe aqueles cachorros brigando com o espelho? É disso que me lembro sempre que alguém confunde defender um pensamento com perder a cabeça”, analisa.

Uma coisa é certa: todos estão em busca da felicidade neste mundo de tantas lutas, adversidades e problemas. Mas o segredo para ter uma vida plena e saudável, sem dúvida, é estar próximo de Deus, procurar viver, na sabedoria que oferece, momentos inimagináveis, prazerosos, que só Ele proporciona. É algo sobrenatural, e a decisão de ser feliz é muito particular.

O primeiro passo é viver um dia de cada vez, deixar de lado essa história de trazer para a rotina problemas que já passaram ou que nem chegaram ainda. O pensamento que se deve ter é “o que posso fazer hoje para ser feliz?”. E é aí que surge a opção de colocar um sorriso no rosto e viver.

Mas será que todos estão preparados para ser felizes sob a orientação bíblica? Uma autoanálise é importante. Deus é poderoso para trazer infinitamente mais, e a sabedoria do versículo não está no que Ele pode operar, mas no que você é capaz de fazer com isso. Deus, apesar de poder, não vai agir sozinho. A decisão deve ser de cada um.

Estar pronto, determinado e fortalecido pelo poder de Deus é fundamental para conhecer a verdadeira felicidade. A vida é uma só. A presença de Jesus na sua é que traz habilidades para decidir por Ele e consequentemente pela felicidade verdadeira. Ele prometeu e vai fazer infinitamente mais.

Pastor Claudio Duarte
“Você está precisando ser feliz? Você quer ser feliz? Eu fiquei feliz com Jesus! Onde eu moro todos pensam que eu sou rico porque vivo rindo e eu não nego não, vou profetizar contra mim (risos)? Você não vai encontrar felicidade em outro lugar que não seja em Cristo” – Cláudio Duarte, pastor e membro da Igreja Batista Monte Horebe

O pastor Cláudio Duarte, membro da Igreja Batista Monte Horebe, no Rio de Janeiro, afirma que todas as pessoas emocionalmente saudáveis querem ser felizes. Essa é a grande busca. Algumas acreditam que a felicidade é encontrada em algum lugar, no dinheiro, no casamento, na conquista de bens ou outras situações. “A felicidade verdadeira está em Jesus, só Ele pode transformar sua vida”, reforça.

“Você está precisando ser feliz? Você quer ser feliz? Eu fiquei feliz com Jesus! Onde eu moro todos pensam que eu sou rico, porque vivo rindo. E eu não nego não, vou profetizar contra mim (risos)? Você não vai encontrar felicidade em outro lugar que não seja em Cristo”, testemunha Cláudio Duarte.

Os segredos para uma vida plena

André Sanchez, presbítero da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, em Ribeirão Preto (SP), professor da Escola Bíblica Dominical e líder do grupo de louvor, defende em seu blog os segredos bíblicos para se ter uma vida feliz em qualquer situação. Segundo ele, há três regras importantes para encontrar a felicidade verdadeira: orar sem cessar, em tudo dar graças e regozijar-se sempre. Ensinamentos encontrados em 1 Tessalonicenses 5:16-18.
Quem definiu a oração como uma conversa com Deus acertou, pois quando as pessoas praticam esse ato estão olhando além das circunstâncias, dialogando com o Pai e sendo beneficiadas com Sua presença viva. Isso pode ser percebido quando o salmista fala e ouve a resposta divina com sensibilidade em um diálogo libertador para a alma.

Fonte: Rick Warren“Um dos grandes segredos da alegria de vida em qualquer situação é falar muito com Deus. Observe que Paulo trabalha a questão da constância, quando diz ‘sem cessar’. Orar deve ser como o ato de se alimentar, algo feito todos os dias, com muita qualidade. Isso nos mantém no caminho da alegria e da satisfação”, afirma Sanchez.

Quem ora consegue colocar a sua alma em um estado de alegria, de paz, de conforto, pois a presença viva de Deus proporciona esse regozijo. Por isso, Paulo orienta a manter esse canal sempre aberto com o Altíssimo, e não apenas em alguns poucos momentos!
E não é só a oração que deve ser constante. Sanchez salienta que a gratidão também precisa ser habitual. “Isso nos ensina que a base da alegria está ligada em Deus e na forma como olhamos para a vida que Ele nos deu”, disse.

“Não é olhando para as situações e buscando nelas a alegria que conseguiremos ter uma alegria constante, pois situações mudam o tempo todo e nem sempre são favoráveis e confortáveis a nós. Mas e se viver uma vida alegre estivesse além das situações boas ou ruins? Aí sim seria possível sermos sempre alegres” – André Sanchez, presbítero da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém

Mas por que então pessoas que, mesmo tendo tudo aquilo apontado pela sociedade como chaves de plenitude e riqueza, demonstram tanta insatisfação e tristeza? E, ao mesmo tempo, há aquelas desprovidas de bens, sofredoras, que esbanjam uma alegria contagiante? A resposta está no alicerce desse sentimento. Uma das bases ensinadas na Bíblia é a gratidão. “A pessoa alegre consegue encontrar vários motivos para agradecer a Deus, ao invés de achar razões diversas para murmurar da vida e das situações. Esse olhar sensível para a graça derramada impulsiona um círculo virtuoso, no qual a alegria de vida é alimentada todos os dias e, assim, gera uma existência abundante.

A pessoa grata consegue olhar além das tribulações e enxergar os vários motivos que têm para sentir gratidão. Isso traz verdadeira alegria!”, explica Sanchez. Outro segredo citado pelo presbítero é que a alegria deve ser constante. Mas como conseguir isso num mundo tão difícil que impõe tantos desafios diários? “Não é olhando para as situações e buscando nelas o contentamento que conseguiremos ter uma alegria constante, pois situações mudam o tempo todo e nem sempre são favoráveis ou confortáveis.

Mas e se viver uma vida alegre estivesse além das situações boas ou ruins que vivemos? Aí sim seria possível sermos sempre alegres”, afirma Sanchez.

Paulo ensina a olhar além das situações, dos problemas, das tribulações, para perceber que Deus está cuidando de tudo, dando força, identificando cada detalhe, agindo nas pequenas coisas. “As situações desfavoráveis colocam um véu em nossos olhos.

Quando olhamos além dele, vemos a Deus e o derramar de Sua graça sobre nós. E quando vemos isso, a alegria vem naturalmente. Mas não é algo automático. Precisamos buscar essa alegria constante a cada dia, usando a oração, usando a gratidão e, assim, encontrando a verdadeira alegria de vida!”, conclui Sanchez.

Felicidade. O que é?

A cantora Aline Barros revela o que entende ser o “segredo” da felicidade. “É viver mergulhado no amor de Deus, pois, quando entendemos que estamos abraçados por um Deus que nos ama, a vida se torna diferente. Ou seja, nós nos tornamos diferentes. O amor de Deus é tão grande que nos constrange”, disse.

Em agosto, a cantora lançou seu mais recente trabalho, o single “Eternidade”, e agradeceu aos fãs: “Esse amor é maravilhoso, e louvo a Deus por ter me dado essa canção, que eu posso falar a respeito desse amor às pessoas, através da minha voz.

Quando entendemos que estamos mergulhados nesse amor, vivemos a vida de uma forma diferente, na sua plenitude. E passamos a viver a vida que Ele quer que vivamos aqui na terra”, disse. Perguntamos a ela se a frase “Senhor, Tu és o meu maior tesouro, pois o que eu só ouvia, agora sei que é verdade. Os meus olhos enxergam em todo tempo e em toda parte” traduzia o segredo da felicidade. “Essa canção é maravilhosa e poderosa.

Ela fala a respeito de um Deus maravilhoso. Não existe nada que possamos fazer para que Deus nos ame mais ou que nos ame menos. Deus é perfeito!”, respondeu.

Aline conta que a música nasceu de um tempo muito especial. “Essa canção tem um toque de Deus. Esse Deus tem atributos eternos. Nosso Pai é maravilhoso. Por isso eu tenho certeza de que quando você ouvir essa canção será impactado pela força, pela grandeza e pela beleza desse Deus, pelo Seu amor genuíno, incondicional. Ele é tudo para nós. Estar mergulhada nesse amor é a melhor coisa que existe na vida”, destaca.

Nessa reflexão, o fundamental é ter a consciência de que o Criador nos quer felizes e, não por acaso, esse estado de graça faz muito bem à saúde. Sim, tem influência positiva no sistema cardiovascular e imunológico, na produção de hormônios. Além disso, diminui inflamações e aumenta o processo de cicatrização.

Todos esses benefícios foram comprovados por diversos estudos ao redor do mundo.
Então, nada de tristeza. Fé em Deus para tomar a decisão de um 2019 muito feliz!


Leia mais

Dica de livro – “A Receita de Jesus para a Felicidade”
Estudo revela que ser generoso traz felicidade
Felicidade nunca mais!