23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril 2024

Confrontos marcam os 70 anos de Israel

EUA inauguram nesta segunda- feira (14) sua embaixada em Jerusalém.

Pelo menos quarenta e um palestinos morreram e cerca de 500 ficaram feridos em confrontos com soldados israelenses nesta segunda-feira (14) na fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel.

Milhares se manifestam em vários pontos da fronteira. O exército de Israel bombardeou 5 alvos do Hamas na Faixa de Gaza. As forças israelenses chegou a advertir a população com panfletos para que não aproximasse da fronteira. Gás lacrimogêneo contra os manifestantes foram jogados para evitar que se aproximassem da cerca.

Um grupo de palestinos conseguiu cortar a cerca de segurança e invadiu o território de Israel. De acordo com a Agência de Notícia Efe, há outros confrontos marcados por grupos palestinos nas cidades de Nablus, Hebron e Belém.

A tensão entre os lados contrários aumentou com a inauguração da Embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém.

- Continua após a publicidade -

A inauguração chegou a ser adiada, mas acabou ocorrendo no horário previsto mesmo com a violência. A cerimônia de abertura foi conduzida pelo embaixador americano em Israel, David Friedman. O presidente Donald Trump não esteve presente na cerimônia. Mas gravou uma mensagem em vídeo dizendo que era necessário “admitir o óbvio: a capital de Israel é Jerusalém”. E garantiu que o país está comprometido com a paz na região.

70 anos de Israel

A cerimônia de transferência da embaixada dos EUA em Israel marca o aniversário dos 70 anos da criação do país.

“Setenta anos depois da fundação de Israel, os EUA estão dando o próximo passo em mover a embaixada. Novamente, o país lidera o caminho”, exaltou o embaixador David Friedman. Ele vai comandar a nova missão diplomática.

Benjamin Netanyahu, premier israelense, fez um discurso emocionado. “Que dia comovente para o povo de Israel e o Estado de Israel. Não poderia ter melhores amigos do que os EUA”, declarou.

A inauguração da embaixada dos Estados Unidos e a transferência das embaixadas da Guatemala e do Paraguai para Jerusalém traduzem a confirmação diplomática da cidade histórica como capital de israel.

Com informações da Agência EFE e Globo


Leia mais

Egito abre fronteira com a Faixa de Gaza
Embaixada dos EUA em Jerusalém ganha primeira placa
Judeus comemoram 70 anos do Estado de Israel

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -