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sábado, 20 DE julho DE 2024

Confira 5 dicas para fazer uma renda extra

Para 31% dos brasileiros, ter uma renda extra já faz parte de sua rotina. Foto: Freepik

Seja qual for a opção escolhida para faturar mais, é fundamental seguir algumas regras para aumentar as chances de êxito

Por Cristiano Stefenoni

Para 31% dos brasileiros, ter uma renda extra já faz parte da rotina. Esse percentual apontado na pesquisa do Instituto Cidades Sustentáveis mostra, em números, aquilo que já era visto na prática: a busca por um ganho complementar que vai além do salário. Seja qual for a opção escolhida para faturar mais, é fundamental seguir algumas regrinhas para aumentar as chances de êxito.

“A necessidade de complementar a renda é uma realidade para uma parcela significativa da população e está relacionada a diversos fatores, como a informalidade no mercado de trabalho, a inflação, os baixos salários e o custo de vida crescente”, justifica a professora de empreendedorismo Ilana Nasser, cofundadora da Vendah.

Ela explica que, com um mundo cada vez mais limitado na geração de emprego e renda, empreender pode ser a saída para a maior parte da população, seja como renda primária ou como uma fonte extra.

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“O empreendedorismo tem o potencial de desempenhar um papel central na transformação econômica e social do país. É hora de investir nele como um caminho estratégico para um Brasil mais rico, justo e próspero para todos”, destaca Nasser.

Para quem deseja empreender, mas ainda está em dúvida sobre qual negócio abrir, a professora diz que é preciso se perguntar qual problema quer resolver. “Você tem que se apaixonar por um problema e não por uma solução, porque a solução pode mudar em cima da resposta do mercado”, ressalta.

Confira algumas dicas que podem fazer a diferença, na hora de empreender:

Defina o problema
Qual problema você quer resolver. Você tem que se apaixonar por um problema e não por uma solução, porque a solução pode mudar em cima da resposta do mercado.

Pesquise o público-alvo
Conheça o seu público. Faça pesquisa com potenciais e atuais clientes. Entenda o que os motiva a comprar o seu produto/serviço.

Relacionamento é tudo
Foque no relacionamento e sempre priorize o seu cliente.

Não existe receita perfeita
Nunca ache que você achou a receita perfeita. Avalie onde você pode melhorar.

Divulgue seu trabalho
Conte para todos que você está empreendendo. As pessoas não têm bola de cristal nem boa memória, e você não pode ter vergonha do seu negócio.

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