25 C
Vitória
quinta-feira, 25 fevereiro 2021

Confiança dos serviços sobe 0,8 ponto em dezembro,diz FGV

O ICS termina o ano sem recuperar o que perdeu no segundo trimestre, quando houve a maior parte do choque da pandemia de covid-19

Por Vinicius Neder (AE)

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) avançou 0,8 ponto na passagem de novembro para dezembro, na série com ajuste sazonal, atingindo 86,2 pontos, informou nesta terça-feira, 29, a Fundação Getulio Vargas (FGV). A alta quebrou uma sequência de duas quedas seguidas, mas o índice encerra o ano 10 pontos abaixo do nível de dezembro de 2019, quando estava em 96,2 pontos.

“O resultado foi influenciado pela melhora dos indicadores que medem a situação atual e as expectativas. Apesar de favorável, é preciso ter cautela pois consumidores ainda estão bastante receosos diante do aumento do número de casos e da incerteza em relação à chegada da vacina ao Brasil. O cenário para os próximos meses é de continuidade da retomada, mas ainda existe um grande caminho até retornar ao nível pré-pandemia”, diz a nota divulgada pela FGV.

O Índice de Situação Atual (ISA-S) subiu 0,9 ponto, para 80,7 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE-S) subiu 0,7 ponto, para 92,0 pontos, após duas quedas consecutivas. Houve alta do ICS em 6 dos 13 segmentos pesquisados e nos dois horizontes temporais, segundo a FGV.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) do setor de serviços cedeu 0,6 ponto porcentual, para 82,5%. Mesmo assim, fecha 2020 em nível acima do registrado em dezembro de 2019 (81,9%).

Além disso, o ICS termina o ano sem recuperar o que perdeu no segundo trimestre, quando houve a maior parte do choque da pandemia de covid-19.

A média do ICS no quarto trimestre cresceu 2,4 pontos em relação ao terceiro trimestre, recuperando 84,2% do que foi perdido no segundo trimestre.

Os serviços de Transportes foram os que conseguiram melhor recompor as perdas sofridas no período, recuperando 92,6% do ICS Em contrapartida, os serviços prestados às famílias, que registraram a segunda maior alta nesse trimestre (5,2 pontos), recuperaram apenas 61,1%.

A coleta de dados para a edição de dezembro da Sondagem de Serviços foi realizada com 1.530 empresas entre os dias 1º e 23 do mês.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

FGV: confiança da indústria cai 3,5 pontos em janeiro ante dezembro, diz prévia

Caso a queda se confirme, será a primeira baixa no indicador desde abril de 2020, início da pandemia do novo coronavírus

Pazuello pede confiança no SUS e diz que ‘nosso país é um só’

Durante participação em evento do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, o ministro da saúde, Eduardo Pazuello que o SUS nunca será dividido. Saiba mais!

Inflação dos mais pobres é de 6,22% em 2020, diz Ipea

Segundo os pesquisadores do Ipea, para as famílias mais pobres os gastos com alimentos, energia e gás comprometem 37% dos seus orçamentos

Volume de serviços prestados sobe 2,6% em novembro, diz IBGE

os serviços ainda operam 3,2% abaixo do patamar de fevereiro, precisando crescer 3,3% para voltar ao nível pré-pandemia

Venda de veículos novos soma 2,06 milhões, diz Anfavea

O ano foi marcado pelas restrições trazidas pela pandemia, com fechamento das concessionárias de carros nos dois primeiros meses da crise sanitária

Vendas de veículos somam 2,06 milhões, diz Fenabrave

Desde 2015, primeiro ano da última recessão e quando o consumo de veículos recuou 26,6%, o mercado não registrava queda tão acentuada

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!

Mulheres de honra: Congresso em um transatlântico de luxo

É o 1° Congresso de Mulheres do Espírito Santo, que será realizado em um Transatlântico de alto luxo. Saiba mais sobre esse evento!
- Publicidade -

Plugue-se

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!

André Valadão: Humor para explicar temas polêmicos da Bíblia

Conhecido por sua forma extrovertida de ministrar, o cantor e pastor André Valadão tem usado sua conta no instagram para tirar dúvidas de internautas sobre temas polêmicos 

Connect 2021: Mercado cinematográfico cristão em ação

Referência no mercado cinematográfico cristão no Brasil, a 360 WayUp realizou o Connect 2021, para avaliação de mercado e novidades, com a equipe nacional