27.7 C
Vitória
domingo, 28 fevereiro 2021

Confiança industrial sobe em dezembro, diz FGV

O indicador de situação atual dos negócios, na outra ponta, caiu pelo segundo mês consecutivo, para 112,6 pontos

Por Cícero Cotrim (AE)

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) avançou de 113,1 pontos em novembro para 114,9 pontos em dezembro, informou nesta segunda-feira, 28, a Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador chegou ao maior nível desde maio de 2010, quando estava em 116,1 pontos.

“Após atingir o fundo do poço em abril, a recuperação da confiança, impulsionada pelos bens intermediários, indica que o setor esteja em uma conjuntura favorável, com aceleração da demanda e estoques ainda em nível considerado baixo”, afirmou a economista da FGV Renata de Mello Franco, em nota.

O aumento do ICI de dezembro foi puxado pela melhora das perspectivas sobre a situação atual e das expectativas. O Índice de Situação Atual (ISA) subiu de 118,2 pontos para 119,9 pontos, o maior valor da série histórica. O Índice de Expectativas (IE) avançou de 107,9 pontos para 109,6 pontos, maior nível desde maio de 2011.

Entre os componentes do ISA, a FGV apurou aumento do indicador de demanda, para 115,9 pontos, o maior nível desde setembro de 2009. O indicador que mede o nível de estoques subiu para 129,3 pontos, um novo recorde na série. O indicador de situação atual dos negócios, na outra ponta, caiu pelo segundo mês consecutivo, para 112,6 pontos.

No IE, todos os componentes tiveram resultados positivos: o otimismo dos empresários com o ambiente de negócios nos seis meses seguintes avançou de 104,4 pontos para 106,8 pontos, maior nível desde abril de 2013; e os indicadores de produção prevista e emprego previsto cresceram 1,6 ponto e 0,8 ponto, respectivamente.

Em dezembro, 12 dos 19 segmentos industriais pesquisados tiveram aumento na confiança. Entre os setores, 17 estão em nível acima do observado em fevereiro, último mês com poucos efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre a atividade econômica. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) caiu 0,4 ponto porcentual, para 79,3%.

“Apesar das expectativas em geral indicarem otimismo, a incerteza elevada, a falta de matérias-primas, a elevação de preços e a cautela dos consumidores têm deixado os empresários cautelosos em relação ao segundo trimestre”, nota Renata Mello Franco, na nota da FGV.

Com o resultado de dezembro, o ICI médio do quarto trimestre foi de 113,1 pontos, 14,7 pontos acima do registrado no terceiro trimestre (98,4 pontos). Apesar da queda do Nuci na margem, o indicador teve média de 79,6% no quarto trimestre, 4,3 pontos porcentuais acima do resultado dos três meses anteriores (75,3%)

- Publicidade -

Matérias relacionadas

FGV: confiança da indústria cai 3,5 pontos em janeiro ante dezembro, diz prévia

Caso a queda se confirme, será a primeira baixa no indicador desde abril de 2020, início da pandemia do novo coronavírus

Pazuello pede confiança no SUS e diz que ‘nosso país é um só’

Durante participação em evento do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, o ministro da saúde, Eduardo Pazuello que o SUS nunca será dividido. Saiba mais!

Inflação dos mais pobres é de 6,22% em 2020, diz Ipea

Segundo os pesquisadores do Ipea, para as famílias mais pobres os gastos com alimentos, energia e gás comprometem 37% dos seus orçamentos

Venda de veículos novos soma 2,06 milhões, diz Anfavea

O ano foi marcado pelas restrições trazidas pela pandemia, com fechamento das concessionárias de carros nos dois primeiros meses da crise sanitária

Vendas de veículos somam 2,06 milhões, diz Fenabrave

Desde 2015, primeiro ano da última recessão e quando o consumo de veículos recuou 26,6%, o mercado não registrava queda tão acentuada

IPC-S avança a 1,07% em dezembro, diz FGV

Os itens com maior pressão de elevação no IPC-S de dezembro foram tarifa de eletricidade residencial, condomínio residencial e gasolina

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!