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quinta-feira, 28 março 2024

Confiança do consumidor avança no último mês

Foto: Reprodução

Segundo a fundação, a recuperação gradual da situação atual contribui para que o consumidor se sinta mais confiante para novas compras

A Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou os dados do Índice de Confiança do Consumidor, medido pela fundação, e que mostra um avanço considerável na transição dos meses de fevereiro e março deste ano.

De acordo com a FGV, a confiança do consumidor brasileiro avançou 4,6 pontos, chegando a 92 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. Em relação a março de 2017, o índice avançou 8,1 pontos.

Na passagem de fevereiro para março melhoraram tanto as avaliações sobre a situação atual quanto as expectativas em relação aos próximos meses. O Índice de Situação Atual cresceu 3,4 pontos e atingiu 78,6 pontos, mas ainda se mantém na zona de pessimismo.

Segundo a fundação, o Índice de Expectativas avançou para a zona de otimismo ao subir 5 pontos, de 96,5 para 101,5 pontos, o maior nível desde dezembro de 2013 (103,6).

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Em relação à situação econômica geral, o indicador que mede o grau de satisfação com a economia no momento avançou 1,7 ponto, para 84,4 pontos. Já o indicador das perspectivas para a situação econômica nos seis meses seguintes avançou 3,9 pontos, para 118 pontos, o maior nível da série histórica.

“A sustentação dessa melhora na intenção de compras dependerá, contudo, da não ocorrência de choques negativos no âmbito político ou econômico nos próximos meses”, afirma Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da Sondagem do Consumidor da FGV.

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