23 C
Vitória
segunda-feira, 1 março 2021

Confiança do comércio cai 0,5% em dezembro, diz CNC

O agravamento da pandemia e a perspectiva do fim do auxilio emergencial no início de 2021 aumentou a percepção de incertezas no setor

Por Daniela Amorim (AE)

O comerciante brasileiro encerrou o ano de 2020 menos otimista, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) recuou 0,5% em dezembro ante novembro, para 108,5 pontos.

O movimento representa a primeira queda na confiança desde junho, quando o índice atingiu a mínima histórica, afetado pela crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Embora permaneça na zona de avaliação positiva, o Icec ainda está 20 pontos abaixo do nível pré-pandemia. Na comparação com dezembro de 2019, o indicador encolheu 13,3%.

Na passagem de novembro para dezembro, a piora na confiança foi puxada pela deterioração das expectativas para o curto prazo e das intenções de investimentos.

O subíndice de Condições Atuais do Empresário do Comércio subiu 1,7% em dezembro ante novembro, com melhoras nas avaliações sobre a economia (+1,3%), sobre o setor (+1,1%) e sobre a empresa (+2,7%).

Já o subíndice de Expectativas do Empresário do Comércio caiu 1,7%, com perdas nos três componentes: economia (-2,4%), setor (-1,3%) e empresa (-1,3%).

O subíndice de Intenções de Investimentos caiu 0,2% em dezembro ante novembro, com piora na intenção de contratação de funcionários (-0,8%) e na avaliação dos estoques (-1,3%), mas melhora na intenção de investimentos na empresa (+2,1%).

Segundo a CNC, o agravamento da pandemia e a perspectiva do fim do auxilio emergencial no início de 2021 aumentou a percepção de incertezas no setor.

“Diminuiu a proporção de empresários que esperam melhora na atividade no curto prazo, bem como no desempenho do varejo. Já a intenção de investimento na empresa ainda mantém alguma evolução, pois fatores como a manutenção das taxas de juros em nível baixo favorecem o acesso ao crédito.”, justificou a economista Izis Ferreira, responsável pela pesquisa da CNC.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Pazuello pede confiança no SUS e diz que ‘nosso país é um só’

Durante participação em evento do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, o ministro da saúde, Eduardo Pazuello que o SUS nunca será dividido. Saiba mais!

Inflação dos mais pobres é de 6,22% em 2020, diz Ipea

Segundo os pesquisadores do Ipea, para as famílias mais pobres os gastos com alimentos, energia e gás comprometem 37% dos seus orçamentos

Venda de veículos novos soma 2,06 milhões, diz Anfavea

O ano foi marcado pelas restrições trazidas pela pandemia, com fechamento das concessionárias de carros nos dois primeiros meses da crise sanitária

Endividamento sobe em dezembro para 66,3% das famílias, diz CNC

A parcela das famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso passou de 11,5% para 11,2%

Vendas de veículos somam 2,06 milhões, diz Fenabrave

Desde 2015, primeiro ano da última recessão e quando o consumo de veículos recuou 26,6%, o mercado não registrava queda tão acentuada

IPC-S avança a 1,07% em dezembro, diz FGV

Os itens com maior pressão de elevação no IPC-S de dezembro foram tarifa de eletricidade residencial, condomínio residencial e gasolina

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!