28 C
Vitória
domingo, 29 novembro 2020

Confiança: aprendendo a colocar Deus em primeiro lugar

Leia também

A única cidade no Brasil que não tem casos de covid-19

Com quase 1.200 habitantes, Cedro do Abaeté (MG) é a única cidade no país que não tem nenhum caso de covid-19. Saiba mais!

OMS: mais dados sobre vacinas são necessários

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom afirmou que vários países no mundo "conseguiram controlar a covid-19, e em comum entre eles, a testagem"

Parte dos pacotes com sementes contém praga inexistente

Outras 15 amostras continham gêneros que têm espécies quarentenárias ou espécies com potencial quarentenário

[img_grande]

Confiana

[/img_grande]

O sentimento de confiança no poder, no amor, na justiça e, sobretudo, na providência divina forma a base de uma vida cristã saudável e bem orientada em direção ao progresso espiritual. No entanto, quem é que alguma vez não vacilou em confiar?

Muitas passagens bíblicas falam de como é importante o cristão cultivar a confiança em Deus, mas talvez em nenhuma delas a Palavra do Senhor tenha sido tão dura e direta como em Jeremias 17.5: “…Maldito o homem, que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!”

Uma das principais razões por que Deus atribui tamanha importância à confiança é que sua falta leva à desobediência, como explica o pastor Aroldo dos Santos, da Igreja do Evangelho Quadrangular. “Quando o homem começa a achar que é ele sozinho, com sua própria capacidade, quem consegue suas realizações, começa também a se afastar de Deus, pois coloca o ego em primeiro lugar. Isso abre caminho para que ele siga suas próprias decisões, em lugar de se submeter aos ensinamentos e caminhos indicados na Palavra. E a desobediência é um pecado que Deus abomina”, diz.

O crente manifesta sua plena confiança em Deus quando se torna verdadeiramente dependente do Senhor, em todas as áreas e atividades da sua vida. Isso significa buscar em Deus a direção correta antes de cada passo, de cada decisão, mesmo aquelas que não parecem importantes. Cultivar esse hábito, além de espiritualizar o homem, é um treinamento eficaz para a obediência aos propósitos divinos.

“Quando o homem fica voltado a buscar apenas as coisas materiais, ele fracassa. E aí, quando cai no fracasso é que vai buscar Deus. A Palavra diz: buscai primeiro o reino dos céus e tudo o mais lhes será acrescentado. O que é buscar o reino dos céus? Jesus nos ensinou no Pai Nosso: venha a nós o vosso reino. É falar para Deus: venha ser meu rei e eu serei seu súdito, ou seja, vou me submeter integral e humildemente à Sua vontade”, ensina o Pastor Aroldo.

Confiar mesmo nos momentos difíceis

Quando tudo vai bem, é fácil confiar que Deus está no comando. Porém, quando surgem as dificuldades e imprevistos, quando a tempestade turva o horizonte, muitos vacilam na confiança depositada em Deus, o que se revela em sentimentos de medo, angústia ou aflição, numa mente preocupada e em pensamentos pessimistas.

O pastor Derval Dasílio, da Igreja Presbiteriana Unida em Maruípe, alerta que as tentações que afastam da comunhão com o Pai são muito mais comuns do que se imagina e que o fundamental é não perder de vista que Deus não aceita barganhas: boas obras não garantem bênçãos. “A gratuidade de Deus é inexplicável, sem exigência de retribuição. É isso que aprendemos, em espiritualidade pura, quanto à gratuidade de Deus: ‘O justo viverá pela fé’! Tão somente pela fé. Mas que fé? Certamente a fé de que seremos salvos. E salvos de quê? Por quê? Para quê? Em primeiro lugar: salvos de nós mesmos, da ganância, do egoísmo e de todas as interferências e esforços para subjugar Deus às nossas necessidades pessoais, oportunistas que somos, prontos a pagar pela Graça, e sempre dispostos a recorrer a um deus-quebra-galho, enquanto nos esquivamos das responsabilidades e do testemunho que devemos dar na vida de fé”.

Oração, antídoto para a falta de confiança

Para o pastor Aroldo, quando vacila na fé o cristão deve orar. “Nesse contexto, mais importante do que tudo é a oração, porque a todo momento em nossa vida nós estamos caindo na morte. A morte ronda ao nosso redor buscando quem possa tragar. A pessoa, quando se afasta de Jesus, a primeira coisa que faz é deixar de orar. E orar é justamente o que ela mais precisa fazer. Se o homem agradecer a Deus por todas as coisas, desde as mais simples, a tendência é ele se levantar, adquirir confiança”.

Adquirir confiança é decorrência natural da busca contínua por comunhão com Deus. Assim como um atleta adquire condicionamento físico mediante exercícios e alimentação adequada, o crente deve diariamente exercitar a sua fé mediante a oração e a submissão à vontade divina, bem como alimentar-se da Palavra. O prêmio é a paz indescritível prometida por Jesus.

“Na comunhão com Deus, o crente sente-se envolto pela misericórdia, pela bondade infinita, pelo amor incompreensível (porque não merecemos) de Deus. Homens e mulheres se reconhecem objeto da graça: apesar de indignos, somos tratados como filho e filha pródigos na casa de seu pai que, conquanto conheça muito bem a miséria de seus filhos, não os rejeita, antes os recebe e cuida de sua recuperação (Lc 15,11-32). O crente, portanto, vê-se não só aquinhoado de dádivas, mas também inteiramente nas mãos de Deus, apesar de Ele ser o que é, totalmente Outro, sem quaisquer semelhanças conosco. Dessa certeza e confiança nasce a grande esperança de que Deus, sem bajulação de nossa parte, completará, em sua onipotência, a obra que ele mesmo iniciou: todos os dias, precisamos ser salvos de nós mesmos”, finaliza o pastor Derval.

Matéria anterior Mariana Valadão
Próxima MatériaBanda Kayros
- Publicidade -

Matérias relacionadas

Os desafios de 2020: oportunidades para pregar o evangelho

Franklin Graham diz que, mesmo na pandemia, Deus criou oportunidades para o Evangelho O evangelista e presidente da Bolsa do Samaritano e da Associação Evangelística...

Plataforma conecta quem busca e quem oferece empregos

Iniciativa da Igreja Adventista ajuda pessoas de todo o Brasil que estão com dificuldades de se posicionar no mercado de trabalho

Pequena igreja que ajuda milhares de cristãos no Paquistão

A Igreja Batista de Plymouth, no norte de Indiana, EUA, que tem apenas 35 membros consegue ajudar milhares de cristãos no Paquistão nesta pandemia. Saiba mais!

Para que serve o dia mal?

Dias em que temos vontade de ficar quietos ou de falarmos apenas o necessário e buscarmos um descanso para a nossas almas

Perseguição! Por que os cristãos são presos?

Em diversos países, muitos cristãos são presos apenas por seguirem os ensinamento de Jesus e não abrirem mão de sua fé. Saiba mais!

“Esconderijo”, com Duo Franco

Canção inédita integra o EP Spark, que conta com três músicas, sendo duas já lançadas 

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!

“40 Dias – O Milagre Da Vida” nas plataformas de streaming

Filme foi lançado no dia 15 de outubro, em mais de 200 salas em todo o Brasil. E agora será possível assistir em casa, pelo seu aplicativo. Saiba mais!

Superação: “Deus me cercou de anjos”, diz Chris Nikic

Chris Nikic, 21 anos, é a primeira pessoa com o distúrbio genético a finalizar o Ironman, a prova esportiva mais difícil do mundo. Saiba mais!

Natal dos Ribeirinhos! Ajude as comunidades da Amazônia

Ação, que realizada pela Sociedade Bíblica do Brasil, faz parte da campanha Luz na Amazônia, que promove assistência integral às comunidades ribeirinhas. Saiba mais!