A iniciativa, que está dividida em etapas, tem como meta instalar 100 cisternas até o primeiro semestre de 2024
Por Patricia Scott [Visão Mundial]
“Conectando Amor no Sertão”. A campanha impulsionada pela Visão Mundial visa arrecadar recursos para instalação de 100 sistemas de captação de água da chuva com capacidade de armazenar até 16 mil litros.
As primeiras cisternas já foram entregues às famílias residentes em Serra do Urubu, Mata Grande (AL). Os moradores beneficiados pela iniciativa vivem na região há mais de 30 anos. Para conseguirem acesso à água, eles necessitavam realizar diversas caminhadas ao dia, a pé ou com a ajuda de um jegue.
- Visão Mundial e 3 Palavrinhas lançam projeto com foco na proteção da garotada
- Visão Mundial lança a campanha “Mil Meninas”
“Essa é a primeira etapa da segunda fase do projeto, iniciado em 2008, que já transforma a vida da população daquele pedacinho de Alagoas. Muitas outras etapas virão, e o apoio de empresários e sociedade civil fará a diferença para tantas famílias”, comemora Tico Sahyoun, idealizador das operações e sócio-fundador da agência Turn on the Light.
As cisternas são de uma tecnologia social “barata”, de fácil construção e manejo pelas famílias beneficiárias. O reservatório permite que, em períodos chuvosos, a água seja captada, reutilizada, e ainda viabiliza o imediato acesso à água limpa para consumo. Quando compartilhada, uma cisterna pode beneficiar até três famílias. No entanto, o ideal é que cada residência possua a sua. Cabe destacar que instalação da cisterna também contribui para a diminuição de doenças estomacais e intestinais causadas pelo consumo de água de barreiros.
Desde 1998, a Visão Mundial atua na região do Sertão de Alagoas. “Nós atendemos a diversas emergências, desde questões como segurança alimentar até as dificuldades causadas pelas grandes secas na região. Já tivemos a oportunidade de realizar inúmeras atividades nesses temas e também em educação e proteção infantil. No total mais de 18 mil crianças foram impactadas e mais de 300 cisternas já foram instaladas nas regiões de Canapi, Inhapi e Mata Grande”, compartilha Thiago Crucciti, diretor da Visão Mundial no Brasil.
A campanha tem como meta instalar, por etapas, 100 cisternas. A iniciativa é uma parceria entre um grupo de empresários engajados socialmente, apoiado pela Visão Mundial, que visa a transformação integral do Sertão. Depois das 20 primeiras entregues em setembro, na Serra de Mata Grande, estão programadas mais 34 cisternas ainda em 2023. A entrega total está prevista para o 1º semestre de 2024. Para colaborar com doações, acesse o site.