24.5 C
Vitória
terça-feira, 19 janeiro 2021

Conab: produção de grãos na safra 2020/21 deve ser recorde

A produção de soja deve alcançar 134,95 milhões de toneladas, confirmando o País como o maior produtor mundial da oleaginosa

A produção brasileira de grãos na safra 2020/21 deve atingir 268,94 milhões de toneladas, o que representa 11,9 milhões de toneladas, ou 4,6% a mais, do que a temporada de 2019/2020. Em relação ao volume estimado no mês passado, houve aumento de 269 mil toneladas. Com este resultado, o Brasil caminha para bater novo recorde na produção, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta terça-feira, 10.

Conforme comunicado da Conab, a nova estimativa considera a recuperação da produtividade das culturas da soja e do milho da primeira safra. “Ambas foram severamente prejudicadas pela estiagem em 2019, sobretudo no Rio Grande do Sul”, diz a companhia. Apesar do atraso das chuvas neste ano, os produtores aceleraram o ritmo e, até a última sexta-feira, o plantio alcançava 55% da área estimada, ante 56% no mesmo período da safra passada. O milho primeira estava em 54%, em comparação com 42% há um ano. O plantio do arroz também estava adiantado, com 67% até o dia 6, bem superior aos 53% da safra anterior.

Outro fator que contribui para o recorde é o aumento na área plantada. Este ano, a previsão é de que sejam cultivados 67,11 milhões de hectares, 1,8% a mais que na safra passada. Isso faz com que a área plantada também seja recorde.

A produção de soja deve alcançar 134,95 milhões de toneladas, confirmando o País como o maior produtor mundial da oleaginosa. A área de cultivo está estimada em 38,2 milhões de hectares.

A safra total de milho também deverá ser a maior da história, com produção estimada em 104,89 milhões de toneladas, colhidas em 18,4 milhões de hectares (área total). A primeira safra deve atingir 26,49 milhões de t. A segunda safra, conhecida como safrinha, deve alcançar 76,76 milhões de t (mais 2,3%), enquanto a terceira safra, cultivada em Estados do Nordeste, pode registrar queda de 7,6%, para 1,64 milhão de t.

A safra de algodão em pluma deve atingir 2,7 milhões de toneladas, o que corresponde a uma queda de 8,8% ante o período anterior, com área de 1,6 milhão hectares.

A produção de arroz sequeiro somada à de arroz irrigado deverá ficar em 10,96 milhões de toneladas, queda de 2% ante o período anterior, obtidas em 1,7 milhão de hectares.

Quanto à produção de feijão, somando-se as três safras, a estimativa é de 3,1 milhões de toneladas (queda de 3,7% ante 2019/20), com área total de 2,9 milhões de hectares. A primeira safra deve alcançar 1,04 milhão de t, redução de 5,8% ante o período anterior.

Em relação ao trigo, cerca de 80% da colheita da safra 2020 já foi concluída. O volume de produção está estimado em 6,4 milhões de toneladas, com 2,3 milhões de hectares cultivados.

Exportação

Mesmo com as dificuldades causadas pela pandemia de covid-19, as exportações da pluma de algodão caminham para ser recordes. Até outubro deste ano, o total exportado foi de 1,4 milhão de toneladas, 31% a mais do que o acumulado do mesmo período no ano passado. Em relação ao milho, para o ano safra atual, foi mantida a previsão de exportações em 34,5 milhões de toneladas. Ainda em outubro, os embarques foram de 5,1 milhões de toneladas, redução de 14,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Para a soja, a expectativa de venda para o mercado externo está em torno de 82,7 milhões de toneladas para este ano, sendo que já foram exportados no período de janeiro a outubro 81,4 milhões de toneladas. Para o próximo ano, são esperadas cerca de 85 milhões de toneladas, o que representaria aumento de 2,78%. (AE)

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Produção industrial cresce em 15 locais, diz IBGE

Os demais locais com ganhos em relação a fevereiro foram Amazonas, Santa Catarina, Ceará, Minas Gerais, Paraná

Volume de serviços prestados sobe 2,6% em novembro, diz IBGE

os serviços ainda operam 3,2% abaixo do patamar de fevereiro, precisando crescer 3,3% para voltar ao nível pré-pandemia

INPC acumula alta de 5,45% no ano de 2020, afirma IBGE

Movimento diferente dos não alimentícios que apresentaram alta de 1,33%, após elevação de 0,42% em novembro

Inflação da construção civil atinge 10,16% em 2020

A pandemia de covid-19, ainda que por razões diversas, explica, em parte, as elevações no segmento de materiais

Produção industrial sobe 1,2% em novembro, revela IBGE

Na comparação com novembro de 2019, houve redução de 0,1%. No acumulado em 12 meses, a produção de bens de consumo diminuiu 9,1%

Trabalho infantil afeta 1,8 milhão no Brasil

Estatística do IBGE apontou que entre as crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil no Brasil em 2019, 66,1% eram pretos ou pardos. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.

“Abandono” é o novo single da Banda Catedral

Canção inédita é uma crítica social