23.5 C
Vitória
terça-feira, 24 novembro 2020

De comunicador e louco, todo mundo tem um pouco

Leia também

País quer elevar comércio com a Índia, diz Guedes

"Nossos olhos brilham como vemos acordos como o da Ásia, que integram toda a região", afirmou o ministro da economia

PF faz ‘maior operação do ano’ contra o tráfico

Durante as investigações, que começaram em 2017, foram apreendidas 50 toneladas de cocaína nos portos do Brasil, da Europa e da África

Bolsonaro lamenta alta de preços de alimentos

O presidente ressaltou que sem medidas do governo federal, como a ajuda para pequena empresas e o auxílio emergencial

Um dos maiores erros que os líderes de empresas podem cometer é a má utilização do Departamento de Comunicações (ou da Assessoria de Comunicação, como queiram). Esse setor ainda novo, que gera custos às corporações, vem sendo usado de forma invertida e incorreta.

Trago um exemplo para ilustrar o que acabo de dizer. Quando alguém vai ao médico, jamais chega falando: “Caro doutor, eu estou com tal doença e quero que você me receite tal remédio”. O que normalmente acontece é: o médico examina esse alguém, explica-lhe o problema e, por fim, indica o medicamento que este deve fazer uso. A pessoa confia no diagnóstico médico, porque sabe que esse profissional se dedicou anos a fio estudando doenças, remédios e tratamentos, o que lhe dá autoridade para decidir qual é o melhor caminho para a cura.

Todavia, quando o assunto é comunicação, geralmente, são os líderes das empresas que dizem aos comunicadores o que estes devem fazer. Os assessores de comunicação são chamados apenas para receber orientações do tipo: “Olha, nós estamos com as vendas em baixa; então, vocês devem tomar tal e tal atitude comunicativa”. Esses líderes, na verdade, deveriam dizer: “Caro comunicador, eu estou vendendo pouco e preciso de uma estratégia comunicativa para reverter esse quadro. O que você me sugere?”.

Os líderes de empresas precisam estar cientes de que, tal qual os médicos, os comunicadores também gastaram anos de suas vidas em uma faculdade, estudando e adquirindo experiência na área comunicativa e de marketing, e isso lhes habilita a indicar o melhor veículo a ser utilizado – se TV, rádio, internet, fôlderes –, bem como apontar a melhor estratégia comunicativa – fazer uma campanha, melhorar o produto, mexer nos preços, etc. Infelizmente, o ditado “De médico e louco, todo mundo tem um pouco” – praticamente extinto entre os que confiam nos médicos – parece que ultimamente também tem se aplicado à área da comunicação: “De comunicador e louco, todo mundo tem um pouco”.

Os comunicadores de uma empresa não devem ser os últimos a saber sobre quais rumos a corporação está tomando; devem, ao contrário, ser os primeiros. Aliás, o ideal mesmo seria que esses comunicadores participassem de reuniões decisivas. Assim, eles poderiam “avaliar” como as medidas tomadas podem alcançar a quem é de direito. Um líder pode tomar a decisão mais acertada do mundo, mas se ele a comunica pelos canais errados e de forma inapropriada, correrá o risco de fracassar ou de obter um resultado abaixo do esperado. Por isso, a pergunta que todo líder deve fazer é: “Caro comunicador, qual é a melhor forma de tal decisão atingir o público pretendido?”.

Muitos líderes, portanto, precisam repensar suas atitudes e tomar uma nova postura em relação aos seus Departamentos de Comunicação. Os comunicadores não podem ser vistos como meros “cumpridores da vontade de seus chefes”. Assim como os administradores e os contadores de uma empresa são consultados antes de alguma decisão, os comunicadores também precisam ser ouvidos e chamados a opinar. Corporações, sejam elas públicas, privadas ou religiosas, que entendem esse conceito, caminham a passos largos, comunicando claramente os seus ideais. Quem tem ouvidos, ouça!


Atilano Muradas é jornalista, teólogo, escritor e compositor. Possui oito CDs gravados e quatro livros publicados pelas editoras Betânia, Vida e Muradas. Em 2004, recebeu o Prêmio Areté. Morou por sete anos nos EUA, onde atuou como pastor, jornalista e músico e, atualmente, reside em Belo Horizonte. É pastor na Igreja Batista Getsêmani, de onde viaja para cumprir agendas de apresentações e palestras no Brasil e no exterior.

Site: www.atilanomuradas.com

 

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Edição 277

O caso da menina de 10 anos que engravidou após ser violentada por um tio em São Mateus, interior do Espírito Santo e teve o aborto autorizado pela justiça, chamou atenção para a triste estatística de casos de abuso sexual em crianças no Brasil. E a igreja diante disso?

Esquecemos o céu?

Líderes, pastores e pregadores estão silenciando os púlpitos com a mensagem sobre o céu. Por que nas igrejas se fala tão pouco sobre a eternidade? Para onde caminhamos?

Edição 276

O caso da menina de 10 anos que engravidou após ser violentada por um tio em São Mateus, interior do Espírito Santo e teve o aborto autorizado pela justiça, chamou atenção para a triste estatística de casos de abuso sexual em crianças no Brasil. E a igreja diante disso?

Edição 275

O caso da menina de 10 anos que engravidou após ser violentada por um tio em São Mateus, interior do Espírito Santo e teve o aborto autorizado pela justiça, chamou atenção para a triste estatística de casos de abuso sexual em crianças no Brasil. E a igreja diante disso?

Suicídio: conscientizar para salvar vidas

Estatísticas da OMS apontam que tirar a própria vida é um caso de saúde pública. Saiba mais!

Ao lado de líderes do governo, Maia diz que vai trabalhar por manutenção de veto

Para o presidente da Câmara, o encontro com líderes serviu para mostrar a responsabilidade dos congressistas com o País

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 

Conferência pastoral Fidelidade Extrema

Realizado pela Associação Evangelística Billy Graham, a Conferência começou hoje, 13 e vai até amanhã. Saiba mais!

A esperança não decepciona! Live DIP 2021 é hoje

A Missão Portas Abertas fará Live de lançamento do DIP 2021, hoje, às 19 horas para dar detalhes sobre o Domingo da igreja Perseguida. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Bíblia 365! Leitura em um ano da Palavra de Deus

Editora Mundo Cristão lança "Bíblia 365", diagramada especialmente para a leitura em um ano Acaba de chegar ao Brasil a Bíblia 365, lançamento da Editora...

Leonardo Gonçalves e seu “Sentido”

Projeto reúne canções que marcaram os primeiros 20 anos da vida do artista e ainda homenageia músicos que o ajudaram em sua formação e carreira musical

“Força pra encarar”, em prol da consciência negra

Os cantores Leidy Murilho, Talita Barreto e Asaph, da Sony Music se uniram pra cantar uma canção em prol da consciência negra