28.8 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

Compromisso de aprender

O texto bíblico enfatiza que, mais que um compromisso com o ensino por parte dos apóstolos, havia um compromisso de aprendizado por parte dos convertidos. Os apóstolos ensinavam, mas o que se destaca aqui é a sede de aprender. Ao perseverarem no aprendizado, eles se dedicavam a aprender. Não havia uma satisfação com o já aprendido. Uma motivação os levava a querer ir além, saber mais, descobrir o que ainda estava encoberto.

Duas conclusões são valiosas: 1. O cristianismo foi construído sobre o aprendizado. Os primeiros cristãos aprenderam o fundamento dos ensinos de Jesus. Esta mensagem deu a eles o alimento espiritual necessário para vivenciar a fé e enfrentar as mais terríveis perseguições. 2. A plenitude do Espírito não sobrepunha o intelecto. O derramar do Espírito Santo não descarta a capacidade humana de pensar. Esta faculdade, dada por Deus, nos permite usar a razão como instrumento para crer. O aprendizado é um movimento de contínuas respostas a indagações elaboradas por uma mente inteligente. Quem pensa tem dúvidas. Quem pensa mais vai buscar respostas até achá-las.

O que ensinavam os apóstolos? Jesus, em Mateus 28.20, declara na grande comissão: “… ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado”. Trata-se, portanto, dos ensinos compartilhados por Jesus ao longo do seu ministério. O que se ensinava era a revelação de Deus: nada além da Palavra. O estudo baseado nas Escrituras gera pessoas alicerçadas em verdades profundas e eternas. Não se trata de temas superficiais e que visam agradar ao ouvinte, mas de algo que o mudará de dentro para fora e para sempre.

O ensino dos apóstolos hoje está nas Escrituras. Não existe cristianismo sem Bíblia. Quem afirma ser cristão e não estuda a Bíblia ainda não sabe o que diz. Há sempre o perigo do cristianismo sem Cristo, como exemplificado na frase lida por Gandhi na porta de uma igreja: “É terminantemente proibida a presença de cachorros e negros”. Paulo lembra o perigo de outro evangelho, que distorce a verdade e afasta muitos do verdadeiro cristianismo. Afirmo que a maioria dos que resistem ao evangelho o faz por ainda não conhecer o evangelho, e ainda por ter sido apresentada a uma mensagem que nada tem de bíblica.

- Continua após a publicidade -

O ensino era acompanhado das evidências. A fé pensante apresenta suas credenciais. Eles não eram apenas ensinados no que acreditar, mas também recebiam evidências do por que acreditar. O cerne do verso 43 é que são necessárias evidências e estas apontam para a realidade do poder do evangelho.

É preciso existir compatibilidade entre discurso e prática, compaixão sincera e exercício verdadeiro do amor, servir por gratidão e não por outras expectativas e aprendizado contínuo das Escrituras. A evidência é compartilhada em um diálogo respeitoso e inteligente, sem pressa e sem pressões, onde a maior prova sou eu mesmo.

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas