25.7 C
Vitória
segunda-feira, 1 junho, 2020

Como você define evangelismo?

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Pandemia afeta tratamento de hipertensão em mais de metade dos países

Doença agrava casos de Covid-19. OMS detectou falhas também nos serviços a diabéticos e cardíacos

Segundo trimestre deve ser bem pior para o PIB, diz presidente do BC

Para Roberto Campos Neto, o PIB deve ser "bem pior" no segundo trimestre, em função da pandemia do novo coronavírus

Igreja cristã é demolida no Egito e cristãos são presos

A destruição de uma igreja no Egito foi para punir o "crime" de construir mais salas para a escola dominical

Repensando como catalisar “movimentos de fazer discípulos” no Brasil

A Consulta Nacional On-line da “Década de Fazer Discípulos” contou com a participação de importantes lideranças nacionais e internacionais em torno da mobilização de igrejas discipuladoras em solo brasileiro

O evangelismo, na sua forma mais simples, é contar o evangelho. Mas o evangelismo inclui não apenas a revelação 

“O começo da sabedoria é a definição de termos.” Se Sócrates realmente disse isso ou se é uma fusão de seu pensamento, o argumento está exposto: não iremos longe ao discutir um assunto sem definir claramente os termos.

Primeiro, vamos ver o que o evangelismo não é. Evangelismo não é o mesmo que missão.

A missão se refere ao plano maior de redenção de Deus e ao nosso papel como povo enviado. Entre elas, a proclamação verbal de Cristo, aprender a cultura e o idioma de uma área, cuidar de necessidades físicas e emocionais.Enquanto iluminamos a luz da mensagem do evangelho.

Parte do problema surge quando as pessoas confundem a missão abrangente com a tarefa de evangelização. A missão envolve demonstração e proclamação do evangelho. Uma parte vital da missão é a proclamação do evangelho, que é o que é evangelismo.

Quando faço boas ações para que o mundo seja mais parecido com Jesus, eu estou alinhado com a comissão de Jesus em João 20:21, onde ele diz: “Como o pai me enviou, então eu envio você.”

Também estou alinhado com o que Jesus tinha em mente em Lucas 4: 18-20, onde ele diz: “O Espírito do Senhor está sobre mim. Ele me ungiu para pregar as boas novas “. Em seu ministério público, Jesus amou e serviu aos quebrantados.

Isso é importante notar por causa do que acontece historicamente. Aproximadamente a cada 50 anos na igreja – no início dos anos 1900, novamente em meados dos anos 1900 –  a igreja começa a dizer: “Estamos fazendo evangelismo com nossas ações, não com nossas palavras.”

Eles usam a famosa citação de São Francisco de Assis: “Pregue o evangelho em todos os momentos. Se necessário, use palavras.” No entanto, você pode, por sua vida, demonstrar o que significa viver as implicações do evangelho, mas o evangelho é uma mensagem que proclamamos.

EVANGELISMO 

Evangelismo é a articulação verbal das más notícias da perda e das boas novas da obra de Jesus em nosso favor, com a intenção de que o destinatário possa ouvi-la e, pela graça e pela fé, responder a ela.

Além disso, é contar o evangelho. Mas acho que não inclui apenas a revelação. Há também uma resposta desejada e, geralmente, algum tipo de convite para essa resposta. Eu gosto dessa definição porque você não pode fazer evangelismo sem comunicação. Você não pode fazer missiologia sem comunicação transcultural.

No entanto, você pode tentar entender as pessoas sem se comunicar com elas. Você pode estar em missão compartilhando e mostrando o amor de Jesus a eles, mas o evangelismo requer mulheres e homens que proclamem o evangelho.

O próprio evangelho significa comunicar a morte de Jesus na cruz por nossos pecados e em nosso lugar, assim como vemos na fórmula tradicional de Deus – humanos – Cristo resposta.

Evangelismo é contar às pessoas sobre Jesus e convidá-las a responder. É uma responsabilidade e uma honra que todos os crentes, em todos os lugares e em todos os momentos, compartilham.

*Da redação, com informações de Christianity Today 


LEIA MAIS

O Brasil que a Igreja desconhece 
Igrejas que fazem evangelismo pessoal são as que mais crescem
Evangelismo e aconselhamento de braços dados no JVV

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Vila Mix em Casa Gospel acontece neste sábado (30)

Grandes nomes do meio evangélico do Brasil como André Valadão e Deive Leonardo vão participar do VillaMix em Casa Gospel. Evento será transmitido pelo youtube. Saiba mais!

“Carreata da solidariedade”, Marcha para Jesus em SP

Realizada pela organização da Marcha para Jesus, a ação foi batizada de “Carreata da Solidariedade” e será realizada no dia 13 de Junho

Diante do Trono anuncia congresso online

Diante da pandemia do coronavírus, a banda anunciou o "Congresso Mulheres e Moças" online

GOD Brasil: Como anunciar o que o mundo precisa ouvir?

O God Brasil é um movimento que incentiva o evangelismo intenso no mundo inteiro em um dia

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Animações para explicar crenças bíblicas em série

Série Princípios são divididos em 12 episódios que tiram dúvidas de temas bíblicos e também exploram temas contemporâneos, como o aborto.

“Aventuras em Galápagos”: desbravando a criação

A diversidade de recursos naturais das ilhas foi cenário para a produção, que faz parte de um projeto pedagógico da Educação Adventista

Em breve, um documentário sobre a Igreja Perseguida

Série conta com 12 episódios em que cristãos perseguidos contam suas histórias e como enfrentam a perseguição

Em reflexão, Hillsong United grava vídeo com integrantes em quarentena

"Tendo colocado a letra e a melodia para combinar com qualquer humor ou ocasião, a mensagem dessa música é perfeita para todos nós agora", escreveu integrante. Confira!