30.7 C
Vitória
terça-feira, 19 janeiro 2021

Como você define evangelismo?

O evangelismo, na sua forma mais simples, é contar o evangelho. Mas o evangelismo inclui não apenas a revelação 

“O começo da sabedoria é a definição de termos.” Se Sócrates realmente disse isso ou se é uma fusão de seu pensamento, o argumento está exposto: não iremos longe ao discutir um assunto sem definir claramente os termos.

Primeiro, vamos ver o que o evangelismo não é. Evangelismo não é o mesmo que missão.

A missão se refere ao plano maior de redenção de Deus e ao nosso papel como povo enviado. Entre elas, a proclamação verbal de Cristo, aprender a cultura e o idioma de uma área, cuidar de necessidades físicas e emocionais.Enquanto iluminamos a luz da mensagem do evangelho.

Parte do problema surge quando as pessoas confundem a missão abrangente com a tarefa de evangelização. A missão envolve demonstração e proclamação do evangelho. Uma parte vital da missão é a proclamação do evangelho, que é o que é evangelismo.

Quando faço boas ações para que o mundo seja mais parecido com Jesus, eu estou alinhado com a comissão de Jesus em João 20:21, onde ele diz: “Como o pai me enviou, então eu envio você.”

Também estou alinhado com o que Jesus tinha em mente em Lucas 4: 18-20, onde ele diz: “O Espírito do Senhor está sobre mim. Ele me ungiu para pregar as boas novas “. Em seu ministério público, Jesus amou e serviu aos quebrantados.

Isso é importante notar por causa do que acontece historicamente. Aproximadamente a cada 50 anos na igreja – no início dos anos 1900, novamente em meados dos anos 1900 –  a igreja começa a dizer: “Estamos fazendo evangelismo com nossas ações, não com nossas palavras.”

Eles usam a famosa citação de São Francisco de Assis: “Pregue o evangelho em todos os momentos. Se necessário, use palavras.” No entanto, você pode, por sua vida, demonstrar o que significa viver as implicações do evangelho, mas o evangelho é uma mensagem que proclamamos.

EVANGELISMO 

Evangelismo é a articulação verbal das más notícias da perda e das boas novas da obra de Jesus em nosso favor, com a intenção de que o destinatário possa ouvi-la e, pela graça e pela fé, responder a ela.

Além disso, é contar o evangelho. Mas acho que não inclui apenas a revelação. Há também uma resposta desejada e, geralmente, algum tipo de convite para essa resposta. Eu gosto dessa definição porque você não pode fazer evangelismo sem comunicação. Você não pode fazer missiologia sem comunicação transcultural.

No entanto, você pode tentar entender as pessoas sem se comunicar com elas. Você pode estar em missão compartilhando e mostrando o amor de Jesus a eles, mas o evangelismo requer mulheres e homens que proclamem o evangelho.

O próprio evangelho significa comunicar a morte de Jesus na cruz por nossos pecados e em nosso lugar, assim como vemos na fórmula tradicional de Deus – humanos – Cristo resposta.

Evangelismo é contar às pessoas sobre Jesus e convidá-las a responder. É uma responsabilidade e uma honra que todos os crentes, em todos os lugares e em todos os momentos, compartilham.

*Da redação, com informações de Christianity Today 


LEIA MAIS

O Brasil que a Igreja desconhece 
Igrejas que fazem evangelismo pessoal são as que mais crescem
Evangelismo e aconselhamento de braços dados no JVV

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Casamento: o mundo quer tirar o seu valor?

O casamento, nos dias de hoje, ainda tem valor? É uma instituição frágil? Vale a pena se casar? O que Deus, o criador do casamento, deixou registrado na Bíblia a esse respeito?

Papai Noel – O que ele tem a dizer?

Comunhão “conversou”com “Papai Noel”. Numa entrevista fictícia, ele explica os símbolos e significados do Natal e porque seu personagem tomou o lugar de Jesus...

Como se portar diante da questão da Graça e do Legalismo?

Lucas Amorim Graça x Legalismo – Deve-se agir com respeito, mas tentar entender o porquê que lhe convidaram, com qual motivo e até onde se...

O primeiro astronauta cristão em missão no espaço

Três pessoas integram a tripulação, entre eles Victor Glover, que levou sua Bíblia como companhia. A equipe vai passar seis meses na Estação Espacial Internacional

A igreja deve se posicionar sobre as eleições?

Anônimo A Igreja Adventista reconhece as obrigações do exercício da cidadania, mas não possui e nem mantém partidos políticos, não se filia a eles, tampouco...

Congresso Alef 2020: igreja e cidade; vocação e missão

quer refletir sobre os desafios da cidade para a missão Entre os dias 15 e 17 de outubro será realizado o Congresso Alef para pastores...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.

“Abandono” é o novo single da Banda Catedral

Canção inédita é uma crítica social