23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril 2024

Como ter um relacionamento melhor com Deus em 2022

“Tudo o mais dará certo ou se ajeitará se nossa comunhão com o Senhor for prioridade em nosso viver diário”

Por Jorge Linhares

Sempre que iniciamos um novo ano planejamos mudanças, crescimento e amadurecimento, no entanto, no decorrer do ano vamos nos perdendo e deixando os bons propósitos e as boas intenções apenas na agenda.

É certo que para sermos bem-sucedidos precisamos, primeiramente, manter um melhor relacionamento com Deus. Tudo o mais dará certo ou se ajeitará se nossa comunhão com o Senhor for prioridade em nosso viver diário. Tenho alguns hábitos que têm me mantido firme no propósito de assegurar que Deus seja o primeiro em minha vida.

1. Período devocional

Antes de iniciar as muitas atribuições do dia a dia, invisto tempo em ler a Palavra de Deus; invisto tempo em oração. Não saio do quarto e nem falo com ninguém antes de falar com o Pai. Eu me derramo diante Dele com ações de graças, com orações e súplicas, pois “o Senhor Deus é amigo daqueles que o temem e lhes ensina as condições da aliança que fez com eles” (Salmos 25.14).

- Continua após a publicidade -

A oração é fundamental. Ela transforma o derrotado em vencedor; a amargura em amor; dá poder sobrenatural para suportarmos as provações e saborearmos as vitórias. A oração nos dá coragem para defender o que é certo e ajudar os que estão necessitados; é ela que pode fazer acontecer tudo o que Deus pode fazer, pois Ele se agrada quando falamos com Ele. A oração transforma homens comuns em gigantes espirituais.

É através dela que desenvolvemos sabedoria, coragem e boas ideias, por isso, ORE. Em todo tempo ORE isso demonstrará a sua dependência do Senhor e a sua confiança Nele. “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração de vocês em Cristo Jesus”. (Filipenses 4.6,7)

2. Uma bíblia nova a cada ano

Gosto de iniciar o ano com uma Bíblia novinha em folha. Sem nada grifado, marcado. Quero a renovação da Palavra de Deus em minha vida e, quando abro um novo exemplar tenho grande alegria em ler cada palavra ali escrita, a palavra se torna novidade, ainda que eu a tenha lido ano após ano.

É um prazer renovado marcar os versículos que ministraram ao meu coração. Eu conselho: adquira uma nova Bíblia e inicie hoje mesmo a leitura. “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração”. (Hebreus 4.12)

3. Não me junto com os que zombam

“Zombadores” é como a Bíblia na Nova Tradução na Linguagem de Hoje chama os escarnecedores. Eu faço diferença entre amigos e colegas. Os amigos sabem que não quero estar com quem conta piadas imorais e faz brincadeiras desagradáveis e sem graça. Não quero estar com pessoas que ofendem às outras com comentários depreciativos e preconceituosas.

Quando isso acontece, me retiro da roda e sigo o que o salmista aconselha: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” (Salmos 1.1). O salmista não para neste conselho, ele prossegue: “Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite” (Salmos 1.2). Meus amigos sabem que quero ter prazer nas coisas do Reino de Deus e, se for preciso, me afasto sim dos colegas.

4. Vigilância e evangelismo

Para intensificar e melhorar meu relacionamento com Deus eu leio bons livros, o que ajuda a conhecermos mais a respeito de diversos assuntos. Também vigio os meus passos para que eu não caia em tentação. A Bíblia diz: “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26.41) e “Aquele, pois, que cuida estar em pé, cuide para que não caia” (1 Coríntios 10.12).

O Senhor Jesus nos ensinou a orar e, nessa oração, devemos pedir ao Pai que não nos deixe cair em tentação. A tentação é humana e o Senhor não permite que sejamos tentados além das nossas forças. Devemos fugir das situações de perigo. Se conseguimos resistir às tentações que nos sobrevêm e, alcançamos êxito em cortar os laços das tentações tomamos posse da unção de Deus. Não deixe passar as oportunidades de evangelizar todos que se aproximarem de você. Viva e pratique os ensinamentos da Palavra de Deus e anuncie Jesus que é o caminho, a verdade e a vida!

Um novo ano, novas oportunidades de crescermos na graça e no conhecimento da Palavra de Deus e do próprio Senhor. COMUNHÃO é o segredo para que o nosso relacionamento com Deus seja melhor a cada dia deste 2022. Os desafios virão e, certamente, dores, perdas e tristezas também, mas se permanecermos Nele seremos mais que vencedores, pois “esta é a mensagem que Dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há Nele trevas nenhuma. Se dissermos que temos comunhão com Ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu filho, nos purifica de todo o pecado”. (1 João 1.5-7)

Jorge Linhares é pastor Presidente da Igreja Batista Getsêmani em Belo Horizonte/MG há mais de 40 anos. Presidente do Conselho de Pastores e Ministros do Estado de Minas Gerais. Bacharel em Teologia; Doutor em História e Bacharel em Psicanálise.

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas