22.4 C
Vitória
quinta-feira, 26 novembro 2020

Como se faz um teólogo?

Leia também

Faturamento do setor de máquinas cresce pelo 5º mês seguido, diz Abimaq

Segundo a Abimaq, deve-se ao aumento dos investimentos no Brasil com máquinas e equipamentos fabricados localmente

Força Tarefa vai atrás de arquivos de pedofilia na Deepweb

Black Dolphin, em referência a uma prisão localizada na fronteira com o Casaquistão conhecida por abrigar presos condenados à prisão perpétua

Saúde recebe estudo para ampliar validade de testes

Considerado "padrão ouro", o RT-PCR é um dos exames mais eficazes para diagnosticar a covid-19, além de ser arma poderosa

Sou teólogo, formado há quase 30 anos, mas sempre em formação – orando, estudando e me apegando a Cristo todos os dias.

Tenho um verdadeiro prazer em dialogar com pessoas. Aprendo muito com isto. Nas longas viagens de avião, poder dialogar com quem está ao lado torna-se quase mandatório. Foi numa oportunidade dessas que aprendi algo que agora compartilho com o caro leitor.

Recentemente, viajei ao lado de um senhor já idoso. Cumprimentei-o com um sorriso, logo retribuído por ele, ao qual se seguiu o seu nome e a frase “médico em formação”. “Em formação?” – ingenuamente, retruquei. “Sim” – ele respondeu “40 anos de formado, mas sempre em formação. E você, o que faz?” Minha resposta acompanhou a lição recém aprendida: “Sou teólogo, formado há quase 30 anos, mas sempre em formação”. Rimos gostosamente e seguiu-se um longo e agradável bate-papo.

Como se faz um teólogo? Ainda bem jovem, ao ingressar no Seminário, nutria a convicção de que sairia de lá com a Bíblia decorada, com a solução para quaisquer situações que pudessem surgir na igreja, com todos os conselhos a serem dados, todos os conhecimentos a serem ministrados e uma quantidade suficiente de sermões para pregar por muitos e muitos anos. Pura ilusão!

Recordo bem. No início do curso, tivemos uma cadeira com o pomposo nome de “Propedêutica”, disciplina que nada mais era do que uma visão introdutória de todo o curso de Teologia em suas áreas clássicas: Teologia Bíblica, Histórica, Sistemática e Prática. E logo na primeira aula ouvi: oratio, meditatio, tentatio faciunt theologum, isto é, “oração, estudo e a cruz fazem o teólogo”. Esta máxima vem dos tempos de Lutero e ele próprio praticava e ensinava.

“Teólogos não nascem feitos e nem saem prontos dos Seminários, Institutos, Faculdades Teológicas e Universidades. Teólogos vão se fazendo, se construindo, se formando com as ferramentas que Lutero menciona e das quais fazia uso: oração, estudo e cruz”.

A oração (oratio): teólogos precisam orar sempre e todo o dia, por si mesmos, pelo povo de Deus e pelo mundo, por humildade e por compreensão das Escrituras, de maneira que o Evangelho seja comunicado com clareza, relevância e pureza, e para que ele, o teólogo, glorifique a Deus e ajude o próximo com seu ministério. Orar demonstra a confiança e a dependência que cada teólogo tem de Deus.

O estudo (meditatio): teólogos precisam estudar constante e profundamente a Bíblia. Mas não estudá-la apenas com vistas a adquirir um conhecimento. Lutero vai além. Estudar a Escritura compreende buscar entender, refletir, dialogar com o texto e aplicá-lo a si mesmo e ao universo de situações que cercam o teólogo. Estudar a Bíblia conecta o teólogo com o Autor das Escrituras, alimentando sua fé diariamente.

A Cruz (tentatio): teólogos estão expostos a dúvidas, a dilemas, a frustrações, a desafios muito maiores do que as suas capacidades, a sofrimentos e a tentações, e tudo isto, por causa do Evangelho, pois o anti-Reino não se agrada de ver o Reino sendo construído e faz de tudo para desanimar e desviar os servos que o edificam. Para suportar a Cruz (numa referência clara a Mateus 16.24) é que o teólogo agarra-se firmemente, sempre e de novo, à oração e ao estudo das Escrituras, buscando em Deus fé, esperança e amor para cumprir sua vocação.

Paulo Teixeira é teólogo e linguista, especialista em Língua e Literatura Hebraica e secretário de Tradução e Publicações da SBB.


Leia mais

O pastor ideal

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Saúde recebe estudo para ampliar validade de testes

Considerado "padrão ouro", o RT-PCR é um dos exames mais eficazes para diagnosticar a covid-19, além de ser arma poderosa

Defender a Bíblia virou motivo para demissão

Após 30 anos como Capelão da Força Aérea dos EUA,  Curt Cizek foi demitido por pregar sobre o pecado da imoralidade sexual, agora luta pela liberdade de expressão. Saiba mais!

RJ: Bíblia pode se tornar patrimônio cultural e imaterial

Proposta é do deputado estadual Marcos Pacheco (PSC), pensando na importância que a Bíblia tem para as pessoas. Saiba mais!

49 declaração racistas foram feitas por autoridades do País

"A imunidade seria para outro fim, mas as autoridades a usam para proferir suas práticas de racismo", comentou Givania Maria da Silva

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Celular: essencial no estudo e no trabalho

O levantamento mostra que 82% dos estudantes usuários de internet passaram a acompanhar as aulas da escola ou da universidade de forma remota

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 

Conferência pastoral Fidelidade Extrema

Realizado pela Associação Evangelística Billy Graham, a Conferência começou hoje, 13 e vai até amanhã. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fernandinho e os 16 anos de Ministério pastoral

Uma das maiores referências musicais no mercado gospel, Fernandinho, completou 16 anos de ministério pastoral: "Quero continuar servindo ao meu Deus e à Sua Igreja!", escreveu o cantor

Primeira brasileira a presidir Tribunal de Apelações da ONU

“Na presidência, quero tentar honrar essa tradição brasileira de boa diplomacia, com respeitabilidade honestidade e boa-fé”, disse a magistrada

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Atriz é demitida por se posicionar contra a homossexualidade

Após usar sua página no facebook para escrever seu posicionamento contra a homossexualidade, a atriz cristã foi demitida de uma peça de teatro que participaria como atriz principal. Saiba mais!