25 C
Vitória
sábado, 27 fevereiro 2021

Como se faz um teólogo?

Mais Artigos

Espere o melhor e se prepare para o pior

Tanto na vida quanto no esporte existem muitas variáveis que não dominamos e que podem mudar o ritmo ou curso da nossa história, caso...

A batalha é real

A batalha é dura e constante, precisamos estar com a armadura e sermos guerreiros obedientes a Deus

Os sinais cada vez mais evidentes da volta de Jesus

Você está pronto para a surpreendente volta de Cristo? Para alguns será uma armadilha e para outros o cumprimento da promessa de Deus

Sou teólogo, formado há quase 30 anos, mas sempre em formação – orando, estudando e me apegando a Cristo todos os dias.

Tenho um verdadeiro prazer em dialogar com pessoas. Aprendo muito com isto. Nas longas viagens de avião, poder dialogar com quem está ao lado torna-se quase mandatório. Foi numa oportunidade dessas que aprendi algo que agora compartilho com o caro leitor.

Recentemente, viajei ao lado de um senhor já idoso. Cumprimentei-o com um sorriso, logo retribuído por ele, ao qual se seguiu o seu nome e a frase “médico em formação”. “Em formação?” – ingenuamente, retruquei. “Sim” – ele respondeu “40 anos de formado, mas sempre em formação. E você, o que faz?” Minha resposta acompanhou a lição recém aprendida: “Sou teólogo, formado há quase 30 anos, mas sempre em formação”. Rimos gostosamente e seguiu-se um longo e agradável bate-papo.

Como se faz um teólogo? Ainda bem jovem, ao ingressar no Seminário, nutria a convicção de que sairia de lá com a Bíblia decorada, com a solução para quaisquer situações que pudessem surgir na igreja, com todos os conselhos a serem dados, todos os conhecimentos a serem ministrados e uma quantidade suficiente de sermões para pregar por muitos e muitos anos. Pura ilusão!

Recordo bem. No início do curso, tivemos uma cadeira com o pomposo nome de “Propedêutica”, disciplina que nada mais era do que uma visão introdutória de todo o curso de Teologia em suas áreas clássicas: Teologia Bíblica, Histórica, Sistemática e Prática. E logo na primeira aula ouvi: oratio, meditatio, tentatio faciunt theologum, isto é, “oração, estudo e a cruz fazem o teólogo”. Esta máxima vem dos tempos de Lutero e ele próprio praticava e ensinava.

“Teólogos não nascem feitos e nem saem prontos dos Seminários, Institutos, Faculdades Teológicas e Universidades. Teólogos vão se fazendo, se construindo, se formando com as ferramentas que Lutero menciona e das quais fazia uso: oração, estudo e cruz”.

A oração (oratio): teólogos precisam orar sempre e todo o dia, por si mesmos, pelo povo de Deus e pelo mundo, por humildade e por compreensão das Escrituras, de maneira que o Evangelho seja comunicado com clareza, relevância e pureza, e para que ele, o teólogo, glorifique a Deus e ajude o próximo com seu ministério. Orar demonstra a confiança e a dependência que cada teólogo tem de Deus.

O estudo (meditatio): teólogos precisam estudar constante e profundamente a Bíblia. Mas não estudá-la apenas com vistas a adquirir um conhecimento. Lutero vai além. Estudar a Escritura compreende buscar entender, refletir, dialogar com o texto e aplicá-lo a si mesmo e ao universo de situações que cercam o teólogo. Estudar a Bíblia conecta o teólogo com o Autor das Escrituras, alimentando sua fé diariamente.

A Cruz (tentatio): teólogos estão expostos a dúvidas, a dilemas, a frustrações, a desafios muito maiores do que as suas capacidades, a sofrimentos e a tentações, e tudo isto, por causa do Evangelho, pois o anti-Reino não se agrada de ver o Reino sendo construído e faz de tudo para desanimar e desviar os servos que o edificam. Para suportar a Cruz (numa referência clara a Mateus 16.24) é que o teólogo agarra-se firmemente, sempre e de novo, à oração e ao estudo das Escrituras, buscando em Deus fé, esperança e amor para cumprir sua vocação.

Paulo Teixeira é teólogo e linguista, especialista em Língua e Literatura Hebraica e secretário de Tradução e Publicações da SBB.


Leia mais

O pastor ideal

- Publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Pastores reagem à decisão que barra cultos em SP

Projeto, que torna atividade religiosa como serviço essencial em SP vetado pelo governador João Dória volta para o Legislativo estadual e os deputados podem derrubar o veto. Entenda!

O escolhido: as crianças escolhem seus padrinhos

Organização cristã, Visão Mundial lançou um programa onde crianças escolhem padrinhos e madrinhas. A intenção é tirar as pessoas da pobreza. Saiba mais!

Netanyahu vira estrela de campanha de vacinação

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu convoca a população israelense para se vacinar e para combater as fake news antivacina. Saiba mais!

Já pensou em evangelizar um ladrão?

Enquanto era forçada pelo ladrão a dirigir, Leslie começou a orar em voz alta e falou ao assaltante sobre o amor de Jesus. Confira essa história!

Entrevistas

A força das missões transculturais

Conheça a Adventist Frontier Missions (AFM), um lugar para você servir as missões transculturais enquanto vê o mundo pelos olhos de Deus. Saiba mais!

Pastor Antônio Júnior: simplicidade ao explicar a Bíblia

Com 14 milhões de seguidores em todas as redes sociais, Pastor Antônio Júnior é o dono do maior canal de pregação do mundo no Youtube. Saiba mais!

Ilma Cunha: depressão e ansiedade na pandemia

Já viu como tem gente deprimida e ansiosa à nossa volta? As doenças da alma ganharam força total nesta pandemia. Confira a entrevista!

Entrevista com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande

“O melhor dos cenários para 2021 é com vacina” "O melhor dos cenários para 2021 é com vacina” Por Luciene Araujo “Vamos andar mais rapidamente que o...