25 C
Vitória
terça-feira, 19 janeiro 2021

Como se aprende a viver em família?

Mais Artigos

Profeta à mesa do rei?

A Igreja de Jesus Cristo tem sobre si a responsabilidade de ser a voz profética que denuncia o pecado e toda sorte de injustiças.

Recomeçar

Recomeçar também é necessário pela imponderabilidade da vida, que muito se assemelha a uma longa estrada

Há 500 anos, Lutero era excomungado

500 anos se passaram, a Igreja Católica passou por muitas transformações e muito do que Lutero escreveu tem sido revisto

Em nossas viagens pelo Brasil, ministrando à família, sempre costumamos, eu e minha esposa, fazer a seguinte afirmação: “Depois da nossa conversão a Cristo, a decisão mais importante que Deus almeja de nossa parte são um desejo e uma resolução para contribuir pessoalmente para melhorar o casamento e a vida em família”.

Viver bem no ambiente doméstico é uma vontade de Deus para cada um de nós. Por quê? Porque Ele é o Criador do lar, do casamento. Quando vê movimentos para que Seus filhos O honrem, procurando viver melhor no matrimônio e na família, Ele se alegra. Mas como podemos agradar ao coração de Deus nesse sentido? Primeiro, devemos nos conscientizar de que é da vontade do Altíssimo que maridos e esposas tenham um coração feliz, que pais e filhos tenham um vínculo harmônico. Que sogras e noras se entendam e convivam em paz. Quando abrimos a Palavra, encontramos vários ensinamentos deixados pelos escritores bíblicos, inspirados pelo Espírito Santo, para que isso se torne uma realidade. Ao longo das Escrituras, de Gênesis a Apocalipse, há princípios e histórias de clãs para nos espelharmos e outras nem tanto, mas que podemos aprender com seus erros.

O segundo passo é seguirmos os exemplos positivos de cristãos dos nossos dias. Em nossas igrejas, existem inúmeras famílias ajustadas e felizes que servem de espelho para nós. Devemos observá-los, sabendo que não são perfeitos, mas que são homens e mulheres, casais, pais e mães que são verdadeiras inspirações para nosso casamento e família.

O terceiro passo é buscar a capacitação. Quando queremos obter autorização para dirigir, não procuramos capacitação para isso? O mesmo ocorre em relação à vida conjugal e familiar. Casais devem participar de programas oferecidos pela igreja tanto para melhorar a vida a dois e o ambiente doméstico quanto para o desafio da educação de filhos. Existem muitos ministérios de apoio às igrejas para essa área. Dentre eles, está o próprio Oikos (www.ministeriooikos.org.br), organizado e dirigido por nós desde 1997. A iniciativa oferece às igrejas vários programas, literaturas de estudos bíblicos, congressos e seminários na área familiar.

A leitura de livros sobre casamento, sexualidade e criação de filhos é também verdadeira bênção nessa árdua tarefa. No Brasil, graças a Deus, temos boas editoras que têm publicado excelentes livros de autores nacionais e estrangeiros sobre o assunto. Por último, existe a possibilidade de se contratar profissionais habilitados (conselheiro, psicólogo, pedagogo, coach) comprometidos com os princípios cristãos, para ajudar as pessoas envolvidas. Isso sem se esquecer dos aconselhamentos pastorais. Pense nisto: tome a decisão de viver melhor em seu casamento, na família, na educação de filhos. Vai alegrar o coração de Deus e fará bem a si mesmo e à sua própria família.

- Publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Recorde! 2020 foi o ano com mais mortes no Brasil

No total, 1,4 milhão de pessoas morreram no último ano, o que representou um aumento de 8,6% se comparado a 2019. Saiba mais!

Orações e motivações para estudantes do Enem

Além das orações, voluntários também entregaram pacotes de biscoitos e deixaram mensagens motivacionais aos participantes. Saiba mais!

SOS Manaus! O Brasil se comove com o Amazonas

Além de empresas e artistas de todo o Brasil, igrejas evangélicas e instituições cristãs estão oferecendo apoio espiritual e ajuda material para Manaus (AM), que vive uma crise sanitária de covid-19. Saiba mais!

Gotas de esperança! Começa a vacinação contra covid-19 no Brasil

Vacinação começa após a Anvisa autorizar o uso emergencial da CoronaVac e da Oxford. Estados vão receber 6 milhões de doses da vacina. Saiba mais!

Entrevistas

Ilma Cunha: depressão e ansiedade na pandemia

Já viu como tem gente deprimida e ansiosa à nossa volta? As doenças da alma ganharam força total nesta pandemia. Confira a entrevista!

Entrevista com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande

“O melhor dos cenários para 2021 é com vacina” "O melhor dos cenários para 2021 é com vacina” Por Luciene Araujo “Vamos andar mais rapidamente que o...

Papai Noel – O que ele tem a dizer?

Comunhão “conversou”com “Papai Noel”. Numa entrevista fictícia, ele explica os símbolos e significados do Natal e porque seu personagem tomou o lugar de Jesus...

Mirna Borges: Finanças, planejamento e controle

Uma das principais influenciadoras de finanças no Brasil, Mirna Borges, dá dicas de como sair do vermelho, acertar as contas e ter uma vida mais próspera com o dinheiro, através de princípios bíblicos. Confira!