back to top
22.1 C
Vitória
segunda-feira, 9 DE setembro DE 2024

Como saber se o sonho vem de Deus?

Se você tem o dom de sonhar com mensagens de Deus, você terá um histórico de mensagens poderosas e cumpridas que geraram edificação na vida da pessoa ou em sua própria. Foto: Freepik

Antes de tomar alguma decisão sobre um sonho que teve, o cristão deve orar e buscar conselho pastoral para evitar frustração e ações equivocadas.

Por Cristiano Stefenoni 

O sonho foi uma poderosa ferramenta de comunicação utilizada por Deus no período bíblico: deu sonhos proféticos a José do Egito (Gênesis 37 a 50), a Nabucodonosor interpretado por Daniel (Daniel 2:19–25), o alerta dado a Jeremias (Jeremias 23,25-26) e a José para fugir de Herodes (Mateus 2:12), entre tantos outros exemplos. Mas será que Deus ainda fala por sonhos hoje? Como saber se verdadeiramente é uma revelação divina?

“Esse canal de comunicação (sonhos) não tem prazo de validade. Também não é difícil encontrar testemunhos fortes e inegáveis de pessoas que tiveram sonhos com frutos de salvação. Logo, podemos afirmar com antecedentes bíblicos e testemunhos documentados, a permanência dos sonhos entre o povo de Deus”, afirma o pastor e professor acadêmico, Geraldo Moyses Gazolli Junior, que é mestre em Ciências da Religião e doutorando em Teologia.

Ele explica que a Bíblia não possui nenhuma indicação de que esse tipo de comunicação iria cessar, pelo contrário. Joel 2:28 diz que: “E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões”.

- Continua após a publicidade -

Contudo, apesar de ser ainda uma ferramenta utilizada por Deus para se comunicar com o seu povo, é necessário ter cautela para não confundir mensagens divinas com sonhos comuns.

“A mente é um palco de impressões que podem gerar informações elaboradas. Alguém que esteja em dúvidas sobre se um sonho pertence ou não a Deus deveria se perguntar: tenho consagrado meus pensamentos a Deus e a Sua vontade ou exponho minha mente a um jogo de luzes e sensações que são produzidas por séries ou filmes?”, ressalta Gazolli.

O pastor explica que a mente pode forçar uma “mensagem divina” para me convencer a uma ação. Como saber a diferença?

“Não dependa somente de um sentido para tomar uma decisão, trabalhe com seu arredor para perceber a vontade divina. Deus não vai te mandar um sonho e nada mais. Se você busca-Lo certamente haverá mais ocasiões para Ele demonstrar Sua vontade. O processo de se entender a vontade de Deus para nossa vida não pode ser um momento pontual, precisa ser um processo feito por diversas vias”, enfatiza.

Alguns critérios precisam ser avaliados

De acordo com o pastor Geraldo Moyses, a Bíblia dá várias orientações sobre como agir para não ser confundido com um sonho comum. Ele chama a atenção para o alerta dado pelo próprio Deus a Jeremias:

“‘Sim, estou contra os que profetizam sonhos falsos, declara o Senhor’. ‘Eles os relatam e com as suas mentiras irresponsáveis desviam o meu povo. Eu não os enviei nem os autorizei; e eles não trazem benefício algum a este povo’, declara o Senhor” (Jeremias 23:32).

“De acordo com Jesus, seremos conhecidos por nossos frutos. Quais frutos essa potencial mensagem do Senhor te levará a produzir? Logo, avalie se você realmente tem um histórico de sonhos divinamente inspirados. Algumas pessoas são capazes de criar sonhos extremamente elaborados. Isso é uma característica natural e não um dom do Espírito”, explica o pastor.

Os perigos de acreditar em tudo o que sonha

O pastor Geraldo diz que devemos tomar cuidado com o que sonhamos pois podemos machucar outras pessoas e a nós mesmos.

“Além de ser uma trágica perda de fé, decorrente de um engano sobre a vontade de Deus. Ser extremamente sensível e agir por impulso é um sério risco que pessoalmente não recomendaria alguém a correr, mesmo que várias pessoas digam ‘mas teve uma vez que sonhei com tal coisa e seis meses depois aconteceu como vi no sonho’, ainda assim, eu recomendaria muito critério e oração”, sugere.

Como agir após ter um sonho

O pastor também orienta sobre como agir caso um sonho venha a se concretizar ou se a pessoa tem dúvidas sobre o que sonhou. Ele cita a orientação de Provérbios 11:14: “Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança”.

“Se você sente pela fé que esse sonho tem algo de Deus nele, busque pessoas que tenham sabedoria espiritual para servirem de contraponto. É importante entender que na nossa mente as coisas têm uma capacidade sem limites”, diz.

E completa: “Quando verbalizamos, a coisa toma forma concreta e fica mais fácil de ser mensurada. Um pastor de confiança é uma excelente escolha. Faça-o após muita oração, ou se preferir, busque apoio nos líderes da igreja que terão prazer em ouvir e propor caminhos de ação”, finaliza.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -