Dan Delzell destaca ensinamentos pautados no amor e na graça para aqueles que desejam regressar aos braços do Pai
Por Patricia Scott
Relacionamentos quebrados podem causar frustração, decepção e dor. Mas o que fazer quando a conexão com o Senhor é rompida? Para responder a essa pergunta, o pastor Dan Delzell, da Igreja Luterana Redentor em Papillion, Nebraska (EUA), oferece reflexões importantes.
Ele afirma que mudanças comportamentais, perdão e sinceridade são fundamentais para superar o afastamento de Deus. “Acredite ou não, a graça de Deus pode realmente transformá-lo em uma nova pessoa.”
Para aqueles que ainda estão presos ao passado, Delzell sugere meditar todos os dias nas palavras do Senhor, registradas no Antigo Testamento: “Esqueçam as coisas passadas; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Agora ela brota; vocês não a percebem? Estou abrindo um caminho no deserto e riachos no ermo” (Isaías 43.18-19).
Ele também destaca o versículo de Salmos 147.3, que fala da cura para os quebrantados de coração. Nesse contexto, o pastor compartilha: “Deus adoraria fazer algo novo em sua vida! O Espírito Santo pode substituir seu ressentimento e amargura por paz. Deus refrescará e renovará sua alma se você se humilhar e vier a Cristo com seu sofrimento.”


Delzell aconselha aqueles que se afastaram de Deus a reconhecerem seus pecados, confessá-los ao Senhor e confiar nEle para encontrar a coragem e a graça necessárias para a restauração. “O caminho para a reconciliação exige quebrantamento genuíno, oração fervorosa, contrição sincera e a disposição de perdoar mágoas passadas.”

Outros comportamentos essenciais são a humildade e o arrependimento, que, segundo o pastor, “iluminarão o caminho de volta para casa”. No entanto, ele alerta: “Seja completamente honesto com o Senhor. Como Ele já sabe tudo o que interrompeu sua comunhão com Ele, é melhor ser sincero com Deus e falar com Ele sobre suas questões pessoais. A honestidade com Deus faz toda a diferença. Afinal, o que o Senhor mais deseja é o seu coração.”
De volta aos braços do Pai
Delzell lembra a parábola do filho pródigo, contada por Jesus, sobre o retorno ao lar. “Você deve se lembrar como o filho pródigo se afastou de seu pai, levando sua parte da herança e sonhando com uma vida de excessos (Lucas 15.11-32). Mas, quando a diversão desenfreada e a vida desregrada esvaziaram seu coração e sua carteira, ‘ele caiu em si’ e voltou para casa. Quando ainda estava longe, seu pai o viu, sentiu compaixão, correu ao encontro dele, o abraçou e o beijou.”
O pastor assegura que, assim como o pai na parábola, aqueles que escolhem “aproximar-se de Deus” encontram o Senhor esperando com os braços abertos. “Se você tem fugido de Deus, não está na hora de voltar para casa?”, ele questiona.
Ele reconhece que, para aqueles que não receberam compaixão de um pai terreno, pode ser desafiador confiar em Deus e aceitar Seu amor incondicional. “Mas se você der um passo de fé, não ficará desapontado!”, garante, citando Mateus 7.11. “Simplesmente creia e receba!”
Amor incondicional
Delzell também destaca o conhecido versículo de João 3.16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Ele enfatiza: “Você pode colocar seu nome no lugar de ‘todo aquele’, porque Jesus sofreu na cruz especificamente por você!” E conclui: “Não importa o quão distante você tenha se afastado de Deus, Ele o convida a voltar para casa hoje.”
O pastor cita ainda Lucas 15.7, onde Jesus diz: “Há mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam se arrepender.” “Você voltará para Deus com humildade, arrependimento e fé?”
Por fim, Delzell lembra que a cruz de Cristo é o caminho de volta para casa. Cheio de esperança, ele cita 2 Coríntios 5.19: “Deus estava reconciliando consigo mesmo o mundo em Cristo, não imputando aos homens os pecados, e nos confiou a palavra da reconciliação.” Com informações The Christian Post