22.4 C
Vitória
quarta-feira, 27 janeiro 2021

Como prosseguir em meio ao luto?

Alba, cristã colombiana, compartilha a dificuldade em realizar coisas cotidianas após a perda do marido por conta da perseguição. Viver o luto é mais difícil

Depois de perder o marido pela perseguição aos cristãos na Colômbia, Alba fala de como tem sido difícil o momento de luto após perder o marido. A cristã vive com seus filhos, de 11 e 5 anos no interior do país

O local é uma área onde duas gangues rivais de drogas se enfrentam. A casa dela é muito modesta e a cristã fala sobre ela, os filhos e o marido, Plínio, que foi morto em 10 de agosto de 2019.

“Na verdade, era apenas um dia normal. Estava quente e tínhamos coisas cotidianas a fazer: ir à igreja e trabalhar”, contou.

O marido, que era o pastor, foi à igreja cedo para as orações matinais. As crianças brincavam na rua e Alba estava trabalhando com algumas mulheres. Depois que o marido chegou em casa, ajudou um pouco a esposa e foi assistir as notícias na TV.

Um dia normal, até que… “Era um dia normal, até que ouvimos os tiros. Eu corri o mais rápido que pude para a sala onde Plínio estava sentado. Ele já estava morto quando cheguei lá”, explica. Alba ainda não entende porque ou por quem o marido foi morto. Ainda há muitas perguntas.

Plínio era uma pessoa amável, moderada, bondosa e gentil, além de cuidar da comunidade. Na escola dos filhos, Alba ouviu de um professor que um homem estava bravo com Plínio. Quando questionado pelo professor não foi capaz de dar uma resposta sobre o que o pastor havia feito, disse apenas que o odiava. Plínio ouvira boatos de ameaças, mas não prestou muita atenção, afinal, não havia motivo para isso.

Deus não abandona

“É tão difícil recomeçar a rotina diária. Todas as manhãs eu levanto e penso: Como vou continuar?. Olho para meus filhos e digo a mim mesma que tenho que continuar. Felizmente, não vejo um dia sem a graça de Deus”, compartilha Alba.

A cristã conta ainda: “Depois do ataque, alguém disse que Deus nunca nos deixaria. Somos gratos a Ele, porque nunca tivemos falta de alimento e, às vezes, recebemos dinheiro de pessoas que não conhecemos. Para essas pessoas, ofertar pode parecer um gesto pequeno, mas para mim, significa muito”.

A família teve que mudar de casa por causa do conflito armado, afinal, Alba se preocupa com a segurança dos filhos. Essa mudança ocorreu com a ajuda da Portas Abertas, que providenciou um novo local para morarem. Além disso, a família também recebeu cuidado pastoral e emocional.

Ajuda a pais perseguidos

Como transmitir os valores bíblicos aos filhos em um caso como o de Alba, em que o pai foi morto por seguir a Cristo? Essa é uma dificuldade não apenas para ela, mas para muitos outros pais que vivem os desafios da perseguição.

No Irã, a dificuldade dos pais cristãos é por viverem em meio à cultura islâmica dominante. Eles precisam de apoio. Com uma doação, você ajuda pais cristãos iranianos a criarem filhos segundo os valores bíblicos.

*Com informações de Portas Abertas

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Daniela Araújo fala da violência contra a mulher em clipe

"Passou" é o segundo single de Catarse Lado B, que foi composto por Daniela Araújo, depois de viver uma repetição de relacionamentos abusivos

Lideranças religiosas protocolam pedido de impeachment contra Bolsonaro

Documento é assinado por 380 pessoas ligadas a diferentes denominações evangélicas, além da igreja católica e de 17 movimentos cristãos. Saiba mais!

Debate nos EUA: Transgênero na pauta de Biden

Presidente americano revogou decisões de Trump que proibia a atuação de transgênero nas Forças Armadas. Saiba mais!

Senado propõe PLs que preveem prisão para ‘fura-filas’ da vacina

Três projetos protocolados no Senado Federal determinam a prisão, que pode chegar a 10 anos, dos infratores. Saiba mais!

Pandemia faz Brasil registrar recorde de mortes

Elevação em 2020 foi a maior registrada desde 1999, início da série histórica das estatísticas de mortes no país. Saiba mais!

‘Estado de guerra’ pode voltar se pandemia avançar, diz Guedes

O ministro cogitou a volta do auxílio emergencial caso as mortes diárias por covid-19 continuem acima de mil e a vacinação atrase. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Glorify, o app para meditações e devocional diário

Criado em 2019 na Inglaterra, o app Glorify acaba de chegar ao Brasil na versão em português. Trata-se de um app voltado para reflexões, meditações guiadas, orações e passagens bíblicas.

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.