back to top
22.9 C
Vitória
domingo, 20 DE abril DE 2025

Como perdoar alguém: confira 7 passos inspirados na Bíblia

Por mais humanamente absurdo, contraditório e inexplicável que seja, o perdão sempre deve partir do ofendido. Foto: Freepik

A Palavra de Deus traz uma série de orientações sobre como proceder para conseguir oferecer o perdão

Por Cristiano Stefenoni

Perdoar não é fácil, mas também não é impossível. Por mais dolorosa que seja a situação, a orientação bíblica é direta: perdoe. Contudo, é notório que algumas pessoas têm mais dificuldade em pedir perdão do que outras. Nesses casos, a Palavra de Deus traz uma série de orientações sobre como proceder para conseguir perdoar alguém.

Segundo o articulista de Comunhão e líder do ministério na Igreja Presbiteriana Água Viva, em Vitória, pastor José Ernesto, o perdão é o segundo assunto mais importante que a Bíblia trata. O primeiro é a salvação.

- Publicidade -

“E só há salvação porque Deus decidiu perdoar. Essa questão é tão fundamental que me arrisco a dizer que só há relacionamento se houver perdão. Onde não há perdão, não floresce nenhum relacionamento, seca qualquer possibilidade de convivência, destrói todos os vínculos e esmaga qualquer intimidade”, alerta Ernesto.

O pastor lembra que o perdão deve partir de quem foi ofendido. “Perdão foi feito para dar! É o ofendido que perdoa. Por mais humanamente absurdo, contraditório e inexplicável que seja, o perdão sempre deve partir do ofendido. Deus fez assim conosco para nos perdoar. Perdão é uma decisão pessoal de quem sofreu a ofensa, algo que excede a compreensão humana de justiça”, explica.

De acordo com Ernesto, a dificuldade em perdoar está na origem, ou seja, na disponibilidade de renunciar ao que é justo e trocar por uma dose extra de amor.

“É difícil, pois só entende o que é perdoar quem pratica. Para todos que estão em volta, boa parte do ato de perdoar é humanamente incompreensível. Como somos movidos pela razão, perdoar é tão difícil, pois perdoar está acima da razão”, justifica.

Por outro lado, o pastor afirma que perdoar não significa ignorar a gravidade do problema. “Não é esquecer ou deixar para lá, mas é ter coragem de restaurar quem não merece ser restaurado, de consolar quem não deveria ser consolado, de amar quem nunca deveria ser amado”, diz.

Perdoar requer alguns passos

Para o pastor Bruno Caetano Simplício, presidente da Igreja Batista Atitude no Espírito Santo, o primeiro passo para perdoar alguém é entender que se trata de uma ordem direta e inquestionável dada por Jesus.

“A Bíblia ensina que o perdão é um mandamento de Deus. Em Mateus 6:14-15, Jesus diz que se não perdoarmos, também não seremos perdoados. O perdão nos liberta do peso da mágoa, evita amargura e fortalece nossa comunhão com Deus e com o próximo”, enfatiza.

Ele explica que o segundo passo é deixar o orgulho de lado e colocar a justiça nas mãos de Deus, com está relatado em Romanos 12:19: “Meus amados, não façam justiça com as próprias mãos, mas deem lugar à ira de Deus, pois está escrito: ‘A mim pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor’”.

Simplício completa:“É difícil perdoar porque o perdão envolve dor, orgulho e a sensação de injustiça. Perdoar exige humildade e depende do Espírito Santo para transformar o coração (Efésios 4:31-32)”.

O terceiro passo, na opinião do pastor, é ter a iniciativa do perdão e não esperar que isso parta de quem ofendeu. “O ideal é que o perdão venha de quem foi ofendido, seguindo o exemplo de Jesus (Lucas 23:34). Mas quem cometeu o erro também deve buscar reconciliação (Mateus 5:23-24). Perdão não é sentimento, mas uma escolha”, conclui.

Os 7 passos para perdoar alguém

1 – Seja fiel a Deus: um cristão de verdade deve cumprir uma ordem direta inquestionável dada por Jesus que é perdoar. (Mateus 6:14-15)

2 – Deixe o orgulho de lado: é difícil, é duro, é doloroso, mas é necessário. Para haver libertação da dor, da culpa, do medo e seguir em frente é preciso ter a humildade, em Cristo, para colocar o orgulho de lado para poder perdoar. (Romanos 12:16)

3 – Decida perdoar: perdão não é sentimento, mas uma escolha. Perdoar não significa concordar com o erro, mas escolher seguir em liberdade. (Colossenses 3:13)

4 – Tenha a iniciativa: a Bíblia é bem clara ao dizer que o ato de perdoar deve partir de quem foi ofendido e não de quem ofendeu. Nem sempre é necessário restaurar a relação, mas o perdão deve ser sincero. (Lucas 17:3-4)

5 – Ore por uma cura emocional: peça a Deus forças para liberar a mágoa. (Levítico 19:17-18)

6 – Confie em Deus para fazer justiça: aprenda a confiar e a entregar a Deus qualquer desejo de vingança. (Romanos 12:17-19 e Provérbios 20:22)

7 – Evite alimentar ressentimento: pare de reviver a dor constantemente. Já que não é possível mudar o passado, cuide bem do seu presente para poder viver um futuro em paz, livre e mais feliz. (Mateus 6:31-34)

LEIA MAIS
Vereadores analisam PL que proíbe símbolos cristãos em eventos LGBTQIA+ Vereadores analisam PL que proíbe símbolos cristãos em eventos LGBTQIA+ - A proposta é de autoria do vereador Eder Borges (PL), que sugere que a restrição seja aplicada tanto em espaços públicos quanto privados.
Mais de 31 mil pessoas participam de cruzada evangelística na Bolívia Mais de 31 mil pessoas participam de cruzada evangelística na Bolívia - O evento contou com a participação do evangelista Will Graham, neto do renomado pregador Billy Graham, que pregou com base na história de Caim e…

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -