Nesta quinta-feira (21), Dia Mundial da Síndrome de Down, especialista diz que as intervenções devem ser adaptadas às necessidades de cada pessoa
Por Patricia Scott
Nesta quinta-feira, 21 de março, é celebrado o Dia Mundial da Síndrome de Down. A data chama atenção para a necessidade de conscientização global sobre a trissomia do cromossomo 21 (T21), condição genética que afeta o desenvolvimento físico e cognitivo de indivíduos e que, além das características físicas comuns, pode proporcionar detalhes cognitivos distintos: atraso no desenvolvimento intelectual, dificuldades de aprendizagem e deficiência intelectual leve a moderada.
A celebração desta data foi proposta pelo Brasil na Assembleia da ONU (Organização das Nações Unidas) e foi aprovada por unanimidade em 2011. Estima-se que no país ocorra um em cada 700 nascimentos, o que totaliza em torno de 300 mil pessoas com Síndrome de Down. No mundo, a incidência estimada é de um em mil nascidos vivos.
De acordo com Mara Duarte, neuropedagoga, psicopedagoga, psicomotricista e coach educacional, além de diretora do Grupo Rhema, uma abordagem pedagógica inclusiva e personalizada é essencial para promover o desenvolvimento pleno de pessoas com Síndrome de Down. A especialista ressalta que é importante reconhecer que cada ser é único, além de possuir as próprias habilidades, interesses e necessidades.
“As intervenções pedagógicas, portanto, devem ser adaptadas de acordo com as características específicas de cada pessoa”, explica Mara, que acrescenta: “A Síndrome de Down não define o potencial de alguém”. De acordo com a especialista, “com o apoio adequado, intervenções pedagógicas personalizadas e uma abordagem inclusiva, indivíduos com Síndrome de Down podem alcançar o pleno desenvolvimento, contribuir para a sociedade e desfrutar de uma vida plena e significativa”.
Veja 4 estratégias pedagógicas que podem ajudar no desenvolvimento dos alunos com a síndrome
1. Estimulação Precoce: Iniciar intervenções pedagógicas desde os primeiros anos de vida pode ajudar a promover o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional da criança com Síndrome de Down. “Isso pode incluir terapias ocupacionais, fisioterapia, fonoaudiologia e intervenções específicas para estimular o desenvolvimento da linguagem e comunicação”, diz Mara.
2. Abordagem Inclusiva: Promover um ambiente inclusivo e acolhedor na escola é fundamental para garantir o sucesso acadêmico e social de alunos com Síndrome de Down. Isso envolve a implementação de adaptações curriculares, suporte individualizado, uso de recursos de tecnologia assistiva e a promoção da participação ativa em atividades extracurriculares e sociais.
3. Metodologias Diferenciadas: Utilizar metodologias de ensino diferenciadas e recursos educacionais adaptados pode facilitar o processo de aprendizagem de alunos com Síndrome de Down. “Isso pode incluir o uso de materiais visuais, jogos educativos, atividades práticas e o reforço positivo para incentivar a participação e o engajamento dos alunos”, explica a neuropedagoga.
4. Parceria com a Família: Envolver a família no processo educacional é fundamental para garantir o sucesso do aluno com Síndrome de Down. Seguindo a especialista, estabelecer uma comunicação aberta e colaborativa com os pais ou responsáveis pode ajudar a identificar as necessidades específicas do aluno, compartilhar informações sobre seu progresso e desenvolvimento, e colaborar na elaboração de estratégias de apoio e intervenção.