O pastor destaca que a soma das crenças e dos valores reflete no comportamento humano, assim como a identidade, o que faz toda diferença para a vida cotidiana
Por Patricia Scott
A inteligência espiritual envolve a habilidade de dar sentido à vida além das questões materiais, focando em um propósito mais profundo e uma conexão de intimidade com Deus. Assim, ao desenvolver uma visão mais ampla da existência, o cristão é impulsionado a praticar, por exemplo, a compaixão e a gratidão, como também buscar a sabedoria em Cristo.
É esse assunto que o pastor Djalma Pinho destaca no livro “Faça-me um Favor: Viva o Seu Milagre Ainda Mais”, da Editora Central Gospel. Em entrevista à Comunhão, durante a Expo Cristã Rio, ele destacou que a inteligência espiritual gera senso de direção e disposição, para que o crente supere os desafios da vida. “A melhor maneira de desenvolver a inteligência emocional é seguindo os ensinamentos de Jesus”, afirmou ele, que é PhD em Teologia, mestre em Teologia e pós-graduado em Neurociência.
Isto porque, conforme explicou o pastor Djalma, o Messias dá todos os ensinos para que o sistema de crenças e de afetividade seja desenvolvido. “Jesus só pregou duas questões: Reino e amor. A primeira estabelece as crenças, e a segunda reorganiza a afetividade.”
Confira, a seguir, a entrevista completa:
Ele salienta ainda que a soma das crenças e dos valores reflete no comportamento humano, assim como a identidade, o que faz toda diferença para a vida cotidiana. “Identidade é uma decisão. Então, a pessoa precisa dizer quem ela é.” Por isso, diz Djalma, a apóstolo Paulo afirmou: “já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2.20a).
Outro ponto destacado pelo pastor é a importância do propósito, que dá o sentido à existência do indivíduo. “O amor de todos é viver para a glória de Deus e, depois, abençoar vidas.” Nesse sentido, de acordo com Djalma, o cristão precisa responder a cinco perguntas para descobrir se está vivendo o seu propósito:
Vivo para glória de Deus?
Utilizo meus bons e talentos?
Sou feliz?
Estou sendo bem remunerado?
Tenho abençoado vidas?
Se as respostas forem afirmativas, diz o pastor Djalma, o crente estará vivenciando o seu propósito a partir da vontade de Deus.