24.9 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

Para alcançar cristãos não salvos, ajude-os a se perder

As pessoas que reivindicam o cristianismo, mas não têm consciência do evangelho, apresentam um desafio evangelístico único.

Eu senti uma insegurança missional, aquela sensação que você teve na faculdade quando seus amigos passaram as férias servindo em um orfanato haitiano enquanto você dirigia para a praia. Minha experiência mais vívida dessa insegurança veio quando saí do meu apartamento no seminário. Eu estava me preparando para voltar para minha cidade natal, Tallahassee, onde eu começaria o ministério pastoral da igreja local.

Eu estava animado por estar indo para casa até que vi meu vizinho, Matt, do nosso apartamento no seminário. Ele estava se mudando para o norte da Califórnia para se juntar ao pessoal de uma igreja local.

Eu disse: “Eu realmente admiro o que você está fazendo e orarei por você enquanto você se dirige a uma área com uma necessidade tão importante da Grande Comissão”. A resposta de Matt não era o que eu esperava. “Seja como for, o Cinturão da Bíblia é o lugar mais difícil da América para pastorear uma igreja local.”

Eu fiquei chocado. Eu acredito que o Senhor sabia o que eu precisava ouvir naquele momento, e isso mudou minha perspectiva para sempre no meu papel como pastor na parte do país onde eu moro e ministro.

- Continua após a publicidade -

As pessoas são muito rápidas para afirmar que algo é “uma mudança de vida”. Mas do ponto de vista do ministério, este foi realmente o momento para mim. A realidade da descrição de Matt da minha cidade natal criou uma urgência missionária em vez de insegurança missional.

Desde aquela conversa no estacionamento, eu me mudei de volta para casa, ao sul da linha da Georgia, para plantar uma igreja entre pessoas que nunca perderam a Escola Bíblica de Férias quando eram crianças e agora deixavam seus filhos fora das várias semanas do verão para diferentes programas da VBS pela cidade.

As pessoas que praticam o cristianismo cultural não são ateus ou agnósticos. De fato, os cristãos culturais ficariam ofendidos se fossem descritos com tais rótulos. Eles acreditam em Deus. Eles levam a sério suas tradições “cristãs”, orações nas escolas, presépios e Linus recitando a história do nascimento de Cristo durante o Natal de Charlie Brown .

O cristianismo cultural admira Jesus, mas não acha que ele seja necessário, exceto para “tomar o volante” em um momento de crise.

Religioso, mas não salvo

Está bem documentado que aqueles que reivindicam nenhuma filiação religiosa estão em ascensão. Entre 2007 e 2014, esse grupo saltou de 16,1 para 22,8% da população americana. Isso coincide com um declínio nas pessoas que se identificam como cristãs, embora haja razões para acreditar que isso é realmente apenas um processo de refinamento e não um sinal de sangramento no próprio grupo demográfico cristão. À medida que os custos sociais do cristianismo aumentam, aqueles com uma crença apenas nominal estão desaparecendo. De acordo com um estudo de adultos dos EUA, 80% dos entrevistados acreditam em Deus, mas apenas 56% acreditam em Deus como descrito na Bíblia.

Considerando o fato de que aproximadamente 70% da população dos EUA ainda se identifica como cristã, temos um grande grupo de pessoas que provavelmente seriam negligenciadas em campanhas ou missões. Com isto em mente, acredito que o cristianismo cultural é o campo missionário mais subestimado na América. Embora existam evidências de que o cristianismo nominal está declinando por si só, é de suma importância que ministremos àqueles que estão em cima do muro, na esperança de que eles possam acabar dentro do rebanho e não sem.

As palavras que meu amigo Matt usou para me desafiar naquele estacionamento foram confirmadas desde que eu me mudei de volta para casa para pastorear em uma cidade saturada de cristianismo cultural. De fato, há familiaridade com a igreja e a linguagem cristã, mas é difícil encontrar uma familiaridade com o evangelho. Para aumentar o problema, a igreja freqüentemente supõe que as pessoas já ouviram o evangelho. Como resultado, as pessoas podem acampar nas igrejas por anos e nunca ouvir o que a Bíblia realmente diz. Que oportunidade para causar um grande impacto na Comissão!

Mas Matt estava certo quando disse que era difícil. Alcançar pessoas que pensam que estão bem é um ponto de partida raramente discutido para o evangelismo e o ministério da igreja local.

Levar as pessoas que pensam que são cristãos a ver que na verdade não são, é um empreendimento delicado e sensível, mas não exclusivo do nosso tempo. O Sermão da Montanha é o nosso ponto de partida para entender o cristianismo cultural, onde Jesus se dirigiu aos primos distantes dos dias modernos, excessivamente educados e subalternos: aqueles que eram religiosos, mas não se arrependiam.

“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no reino dos céus, mas somente aquele que faz a vontade de meu Pai no céu. Naquele dia muitos me dirão: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome, expulsamos demônios em teu nome e fazemos muitos milagres em teu nome?’ Então eu lhes anunciarei: ‘Eu nunca te conheci. Apartai-vos de vós, transgressores da lei! ‘”(Mateus 7: 21–23)

Jesus não estava falando sobre ateus, agnósticos, pluralistas ou humanistas seculares. Ele estava descrevendo pessoas morais fazendo bons atos religiosos em nome de Deus. A religião estava profundamente enraizada em suas rotinas, o que lhes dava plena confiança de que seus atos de justiça os preparavam para uma grande recompensa no céu.

Cristãos culturais

Aqui estão algumas dicas para lembrar ao estabelecer um ponto de partida em uma conversa espiritual com um cristão cultural. Muitos cristãos culturais alegam reverenciar a Bíblia. Portanto, sinta-se à vontade para referir-se a ela como a autoridade sobre todas as coisas, mais cedo do que se estivesse falando com alguém de outra fé.

Você tem uma porta aberta para usar a Bíblia como seu ponto de raciocínio com pessoas que já dizem acreditar que é um texto sagrado. Muitos deles têm afiliações na igreja que não usam muito a Bíblia, então é provável que eles não tenham ideia do que a Bíblia que eles dizem acreditar realmente diz.

• Carinhosamente, faça perguntas frustrantes. “Qual é o padrão para o bem?” “Quão bom é bom o suficiente?” “Quantas mais boas ações você precisa ter do que ruins?” “Quem não vai para o céu?” Faça estas perguntas para descobrir sua fonte de autoridade por suas crenças declaradas. A maioria dos cristãos culturais não será capaz de responder a essas perguntas. O objetivo disso não é zombar deles ou constrangê-los. É estabelecer um ponto de partida do que Deus nos disse sobre si mesmo, nosso pecado e a solução encontrada em Jesus Cristo.

• Pergunte sobre os dez mandamentos. Há uma boa chance de que eles possam nomear alguns deles. Pergunte como eles fizeram para mantê-los e se há alguma consequência para quebrá-los. Se não, por que Deus os deu para nós?

Cristãos culturais reivindicam uma crença em Jesus Cristo. Eles também acreditam que ele morreu na cruz. Se as pessoas boas vão para o céu, por que Jesus morreu? Há algo mais confuso do que um Salvador morrendo por pessoas que realmente não precisavam de poupança?

Muitas pessoas que batizei eram cristãs culturais que não conseguiam responder a esses tipos de perguntas. Em sua frustração, começaram a perceber que algo era dissonante. A fé cristã que eles afirmavam ter tido pouco tinha a ver com qualquer coisa que a Bíblia dissesse, além de tentar ser um bom vizinho. Uma vez que seus olhos foram abertos para a realidade da santidade de Deus e seu pecado pessoal, a necessidade de um Salvador foi entendida. Um ponto de partida foi estabelecido e uma necessidade para o evangelho acreditou.

Eu tenho um amigo que é um treinador de sal da terra e serviu como uma figura paterna para dezenas e dezenas de crianças na cidade. Ele teve grande impacto em homens jovens por várias décadas. Em termos de “religião”, ele não tinha uma conexão com uma igreja local, mas assistia televangelistas famosos na TV de vez em quando.

Então ele ouviu o evangelho. A mensagem da santidade de Deus, nossa rebelião, nossa necessidade de salvação, o cumprimento de Jesus das exigências da lei em nosso lugar e a segurança eterna que encontramos em Jesus o despertaram para a realidade de que a fé nesse evangelho muda tudo Em nossas vidas. Ele percebeu que suas boas ações bem-intencionadas não mudaram o fato de que ele era um pecador e precisava de perdão.

Lembre-se de que estamos procurando um ponto de partida, não um balcão único para o pleno entendimento do evangelho. Não entre nessas conversas como debates, mas se sinta confiante em simplesmente expressar o que é o evangelho. Ore para que Deus forneça a sabedoria que você precisa para, em seguida, orientar alguém através de suas perguntas resultantes. A compreensão de meu amigo de que ele precisava de Jesus acabou levando à fé salvadora, ao batismo, ao compromisso profundo com uma igreja local e ao crescimento espiritual. Mas isso começou com um ponto de partida: ouvir o evangelho e compreendê-lo foi uma boa notícia.

*De Dean Inserra, Extraído de Christianity Today 


Leia mais

Alcançando o coração de Deus

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -