26.2 C
Vitória
segunda-feira, 26 outubro 2020

Estudo: como a fé se conecta com o cérebro

Leia também

Vacina de Oxford produz em idosos resposta imunológica contra covid-19

A vacina de Oxford/AstraZeneca é uma das que estão com os testes mais avançados. Ela está na fase 3 dos ensaios clínicos

Etanol continua competitivo com gasolina, diz ANP

Na média dos postos pesquisados no País, a paridade é de 68,28% entre os preços médios de etanol e gasolina

Ajuste fiscal passa por reformas que aumentam produtividade, diz Bruno Funchal

Funchal disse que o teto dos gastos já endereçou o primeiro problema estrutural da questão fiscal brasileira

Estudo realizado por neurocientistas da Universidade de Georgetown, EUA, encontra padrões que indicam como a fé se conecta ao cérebro

Realizado por neurocientistas da Universidade de Georgetown, nos EUA, a revista Nature Communications publicou um estudo, indicando que há indícios que apontam que a fé em Deus está diretamente ligada ao cérebro. E a maneira que essa evidência foi encontrada é surpreendente.

A Bíblia descreve a fé como “a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos” (Hebreus 11:1). O estudo pode estar próximo de comprovar, academicamente, a compreensão espiritual sobre o tema consagrada há milênios no Novo Testamento.

O estudo “Implicit pattern learning predicts individual differences in belief in God in the United States and Afghanistan” (“Aprendizado de padrões implícitos prevê diferenças individuais na crença em Deus nos Estados Unidos e no Afeganistão”) foi publicado este mês na revista.

Trata-se de um relatório sobre as descobertas dos neurocientistas a respeito da capacidade de um indivíduo de prever inconscientemente padrões complexos, por meio de uma habilidade conhecida como padrão implícito aprendizagem.

Estudo

O estudo envolveu um grupo predominantemente cristão de 199 participantes de Washington, DC, e um grupo de 149 participantes muçulmanos em Cabul, no Afeganistão. Os padrões descobertos possuem uma forte correlação com a força da crença dos indivíduos que participaram do estudo, em um Deus que cria padrões de eventos no universo.

“É um estudo sobre por que e como os cérebros passam a acreditar em Deus. Nossa hipótese é que as pessoas cujos cérebros são bons em discernir inconscientemente padrões em seu ambiente podem atribuir esses padrões às mãos de um poder superior”, disse o pesquisador que coordenou o estudo, Adam Green.

Fé e cérebro

Para medir a capacidade de aprendizagem de padrão implícito dos participantes do estudo, os pesquisadores usaram um teste cognitivo bem estabelecido no qual eles tiveram que assistir uma sequência de pontos aparecer e desaparecer rapidamente na tela do computador.

Eles apertaram um botão para cada um dos pontos em movimento, mas alguns participantes do estudo – aqueles que registraram a capacidade de aprendizagem implícita mais forte – começaram a aprender subconscientemente os padrões ocultos na sequência. Eles apertaram o botão dos pontos antes de eles aparecerem.

Mesmo os melhores aprendizes implícitos no estudo não sabiam que os pontos formavam padrões que demonstravam que o aprendizado havia acontecido em um nível inconsciente.

O estudo mostrou que, mesmo entre as crianças, aqueles com capacidade de aprendizagem de padrão implícito eram mais propensos a aumentar a fé em Deus, mesmo que tivessem sido criados em uma família que não fosse religiosa.

“O aspecto mais interessante deste estudo, para mim, e também para a equipe de pesquisa afegã, foi ver padrões nos processos cognitivos e crenças replicados nessas duas culturas”, disse Warren. “Afegãos e americanos podem ser mais parecidos do que diferentes, pelo menos em certos processos cognitivos envolvidos na crença religiosa e na construção de significado do mundo ao nosso redor. Independentemente da fé de alguém, as descobertas sugerem percepções interessantes sobre a natureza da crença”, acrescentou.

Green entende que outros estudos a partir dessa descoberta são necessários para que se obtenham maiores informações, mas o que se descobriu abre um amplo leque de possibilidades para a ciência.

“Um cérebro que é mais predisposto ao aprendizado de padrões implícitos pode estar mais inclinado a acreditar em um deus, não importa onde no mundo esse cérebro se encontre, ou em que contexto religioso”.

*Com informações de The Christian Post

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Quando Deus nos dá o livramento!

Assim que foi imobilizado pela equipe de resgate, mandou uma selfie para a namorada para contar que estava tudo bem. Saiba mais!

Conexão de hoje: “Salomão, meu sócio! E agora?”

O tema da live será “Salomão, meu sócio! E agora?”. Comunhão transmite Ao vivo, a partir das 19h. Assista aqui!

Dicas para fortalecer os laços familiares

Família perfeita não existe, mas, com ajustes, é possível conviver com leveza e alegria.

Nigéria: Estão suspensos projetos de tradução da Bíblia

Esse anos, os tradutores da Bíblia não conseguiram se reunir na Nigéria para verificar o trabalho de tradução uns dos outros por conta da pandemia, terrorismo e violência no país. Saiba mais!

Gabriela Rocha e Kim Walke cantam “Teu espírito”

O lindo dueto entre Gabriela Rocha e Kim Walke está emocionando milhares de pessoas ao redor do mundo. Conheça a canção

Respostas simples para questões complexas sobre a fé cristã

"Cristianismo bem explicado" é o quarto livro da série da Mundo Cristão, dedicada a esclarecer pontos difíceis sobre convívio social, Bíblia e teologia.

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Respostas simples para questões complexas sobre a fé cristã

"Cristianismo bem explicado" é o quarto livro da série da Mundo Cristão, dedicada a esclarecer pontos difíceis sobre convívio social, Bíblia e teologia.

Kemuel fará reality; Novidade será anunciada em live

Isadora Pompeo, Rebeca Carvalho, Sarah Beatriz, Neil Barreto, Felipe Vilela e Pyero Tavolazzi são alguns dos convidados da live com Kemuell neste domingo, 25

Lenda da indústria da música, Mariah Carey e o despertar da fé

Em seu livro "The Meaning of Mariah Carey" (O significado de Mariah Carey), a cantora pop , Mariah Carey, disse que depois de encontrar o Espírito Santo durante sua juventude, sua fé em Deus foi despertada. Saiba mais!

Discos de platina e platina triplo para Davi Sacer

om milhões de plays, o cantor e compositor recebe premiações durante a gravação do seu novo projeto no Rio de Janeiro (RJ)