back to top
22.7 C
Vitória
quinta-feira, 12 DE dezembro DE 2024

Como a eleição de Trump impacta a Igreja no cenário mundial?

Donald Trump mantém uma postura de respeito diante das igrejas evangélicas, avaliam pastores - Foto: Reprodução

Para pastores, o tratamento de Trump com as igrejas irá influenciar a postura de outros governos perante o segmento religioso. Analista político pontua que tal impacto vai depender da força política da igreja no país

Por Michelli de Souza

O relacionamento que Donald Trump mantém com as igrejas evangélicas americanas não tem impacto apenas no cenário estadunidense com a eleição do republicano à presidência. É nisso que acreditam alguns pastores, que analisam também a influência que esta eleição à presidência dos Estados Unidos tem sobre a política brasileira na sua relação com o segmento evangélico.

Na visão do pastor Francisco de Assis Mecenas, que é membro da Primeira Igreja Batista (PIB) de Marília, em São Paulo, a vitória de Donald Trump tem um significado importante para as igrejas no mundo todo, em função do respeito que o republicano tem pelas igrejas evangélicas. 

- Publicidade -
Como a eleição de Trump impacta a Igreja no cenário mundial?
O pastor Francisco Mecenas analisa que o modo como Trump trata as igrejas tende a influenciar a postura de outros governantes – Foto: Acervo pessoal

“A maneira como o Trump recebeu os líderes religiosos, como eles oraram por ele e clamaram pela vida dele é completamente diferente. Principalmente porque você está vendo um homem que esteve a um passo da morte. Ele não perdeu a vida por um triz. Isso traz à pessoa um nível de temor diante de Deus, o que a gente não encontra em muitos líderes. Então, esta eleição é muito importante para a igreja evangélica no mundo inteiro”, salientou Mecenas.

Para Jorge Linhares, pastor da Igreja Batista Getsemani, em Belo Horizonte, além de esta eleição norte-americana representar o fortalecimento da direita política no mundo, o fato de Trump frequentar cultos de uma igreja batista e manter um relacionamento próximo com as igrejas evangélicas representa um simbolismo que influencia o processo político de vários países. 

LEIA MAIS
Cristãos enfrentam "futuro incerto" com a queda de al-Assad na Síria Cristãos enfrentam “futuro incerto” com a queda de al-Assad na Síria - Desde que o grupo terrorista HTS assumiu o poder em Alepo, muitos cristãos fugiram, deixando para trás um grupo pequeno, mas decidido, tentando manter a…
STF declara inconstitucional lei que proíbe linguagem neutra em escolas STF declara inconstitucional lei que proíbe linguagem neutra em escolas - A ministra Cármen Lúcia destacou que os municípios não têm autoridade para legislar sobre currículos, conteúdos programáticos ou metodologias de ensino
Como a eleição de Trump impacta a Igreja no cenário mundial?
O pastor Jorge Linhares avalia que a eleição de Trump vai influenciar a participação da igreja na política – Foto: Divulgação

“Representa para o mundo uma afinidade e uma participação da igreja no processo eleitoral, o que o Brasil está aprendendo. O Brasil está aprendendo a reconhecer o valor da igreja nas eleições. E não somente nas eleições, mas também a sua participação nos governos” ressaltou Linhares.

Joarês Mendes de Freitas, que é pastor emérito da Primeira Igreja Batista em Jardim Camburi, em Vitória,  no Espírito Santo, também destacou que a eleição de Trump é importante para a Igreja no cenário mundial.

Como a eleição de Trump impacta a Igreja no cenário mundial?
O pastor Joarês Mendes de Freitas diz que a eleição de Trump traz grande contribuição aos cristãos – Foto: Divulgação

“Embora a conduta de Donald Trump seja, muitas vezes, duvidosa, sua defesa pública dos valores essenciais do cristianismo certamente será uma contribuição muito valiosa para os cristãos, sobretudo naqueles países onde o liberalismo tem avançado”, disse Freitas.

 

Impacto varia conforme o cenário religioso

Para o Doutor em Sociologia Política João Gualberto Vasconcellos, é preciso analisar o cenário religioso de cada país para medir o impacto desta eleição presidencial norte-americana sobre o contexto político na sua interface com as igrejas evangélicas.

Como a eleição de Trump impacta a Igreja no cenário mundial?
O Doutor em Sociologia Política João Gualberto afirma que o poder da religião evangélica na política brasileira não se repete em todos os países – Foto: Divulgação

Ele citou o exemplo da Argentina, onde a direita está no poder e é forte, mas não mantém proximidade com os evangélicos. O mesmo se dá em países católicos, como Hungria e Polônia. Contudo, essa relação entre religião e política ocorre de forma muito diferente no Brasil, onde há projeções de que, em menos de 10 anos, metade da população do país será evangélica. 

“Avalio que o impacto da eleição da direita americana vai depender do tamanho do segmento evangélico que cada país tenha. O crescimento evangélico é muito forte na sociedade brasileira, mas ele não se dá em outros países do mundo, como nos países árabes, como na Rússia, onde são ortodoxos”, pontuou Vasconcellos.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -