20.6 C
Vitória
quinta-feira, 4 junho, 2020

Comitê familiar de crise em tempos de pandemia

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Comissão Europeia avança para disponibilizar € 11,5 bi para recuperação da crise

A Comissão Europeia aprovou nesta quarta-feira, 3, modificações em seu orçamento para 2020 para disponibilizar 11,5 bilhões de euros para a recuperação econômica já em 2020.

Vacina contra covid-19 desenvolvida em Oxford será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 que está sendo desenvolvida na Universidade de Oxford, no Reino Unido, será testada também no Brasil, conforme publicação no Diário Oficial da União.

CPI identifica 2 milhões de anúncios do governo em sites de ‘conteúdo inadequado’

Relatório produzido pela CPI das Fake News mostra que o governo federal investiu dinheiro público para vincular 2 milhões de anúncios publicitários em canais que apresentam "conteúdo inadequado".

Bolsonaro formaliza general Eduardo Pazuello como ministro interino da Saúde

O presidente Jair Bolsonaro formalizou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (3) o nome do general Eduardo Pazuello para exercer, interinamente, o cargo de ministro de Estado da Saúde.

Em tempos de pandemia, a família deve estar ainda mais unida. Através do culto doméstico, os pais devem transmitir esperança para os filhos

Muitas das crises chegam sem pedir permissão, surpreendem, e mudam a rotina com a qual estávamos acostumados. Como a necessidade de enfrentar um vírus até pouco tempo desconhecido, gera mudanças inesperadas na rotina diária. Em tempos de pandemia, como organizar a vida familiar?

“Não precisamos parar 15 dias para saber que a convivência não vai ser fácil. As responsabilidades de cuidado que antes eram distribuídas entre a escola, as atividades extras, a igreja, agora estão novamente sob os cuidados dos pais. Que devem planejar como enfrentar o confinamento, conciliando o trabalho, a casa e o cuidado dos filhos”, explicou a psicopedagoga adventista Cuca Lapalma.

É o papel dos pais

Segundo Cuca, a família precisa estar unida. E os pais devem conversar, conhecer e saber quais os pontos fracos e fortes dos filhos.  Isso equivaleria a o que ela chama de comitê familiar de crise.

Os pais precisam explicar para os filhos, de uma maneira que entendam, o que está acontecendo no mundo e como o impacto desse coronavírus vai modificar a rotina em casa. “As crises nos fazem agir de maneira diferente da “normalidade. E isso vai exigir uma boa disposição de cada integrante do time”, explicou.

Informação e segurança

Com tanta informação circulando por aí, é preciso filtrar para não provocar ansiedade ou medos desnecessários nas crianças. Afinal, eles precisam saber tudo sobre a pandemia. A psicopedagoga reforça que nesse “comitê familiar de crise”, é necessário pensar juntos sobre como enfrentá-lo.

“Explique por que é preciso ficar em casa e quais medidas de precaução serão tomadas: por exemplo, reforçar a lavagem das mãos, qual é a melhor forma de espirrar ou tossir, cuidar com aspectos relacionados ao descanso, exercício físico, alimentação saudável, etc”, informa.

Transmita esperança

As situações de crise ajudam a dar valor real às coisas e às pessoas. Os pais cristãos têm a vantagem de contar com as promessas bíblicas de proteção e cuidado. É por isso que precisamos transmitir essa esperança aos filhos. A começar pelo culto doméstico.

“Ensine promessas bíblicas que possam ser repetidas em momentos de necessidade, orem pelas pessoas que estão expostas ao contágio desse vírus, como médicos, enfermeiros, idosos, etc. E, acima de tudo, desfrute a companhia de seus filhos em casa. É um privilégio que, devido à vida acelerada que levamos, raramente desfrutamos”, explica Cuca.

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro Sepal em nova data

A data do encontro Sepal, que aconteceria em maio foi alterada para setembro. Medida foi tomada de acordo com as práticas para o enfrentamento da propagação do coronavírus

Vila Mix em Casa Gospel com grandes nomes

Grandes nomes do meio evangélico do Brasil como André Valadão e Deive Leonardo vão participar do VillaMix em Casa Gospel. Evento será transmitido pelo youtube. Saiba mais!

“Carreata da solidariedade”, Marcha para Jesus em SP

Realizada pela organização da Marcha para Jesus, a ação foi batizada de “Carreata da Solidariedade” e será realizada no dia 13 de Junho

Diante do Trono anuncia congresso online

Diante da pandemia do coronavírus, a banda anunciou o "Congresso Mulheres e Moças" online

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Lições da Escola Bíblica em libras

Conteúdo está disponível no canal da CPAD no Youtube. Todos os vídeos com as aulas estão em libras

Luiz Gwyer lança single “Ânimo”

Canção integra um repertório produzido por Luiz Gwyer em 2013 O cantor e compositor Luiz Gwyer acaba de lançar o single “Ânimo” em todas as...

Não ao racismo! O silêncio da indústria da música

No Brasil, a maior gravadora do país, a Sony Music, aderiu ao movimento anti racista

“Amazing Grace” cantado por pessoas de 50 países

Clipe foi gravado em lugares simbólicos e em idioma próprio de cada país participante