23 C
Vitória
quinta-feira, 9 julho, 2020

Combate ao alcoolismo hoje (18); pastor faz alerta!

Mais lidas

São Paulo centraliza rastreamento de casos de coronavírus

Nova estratégia de monitoramento teve início na segunda-feira

Sancionada lei que prioriza testes para profissionais essenciais

Esses trabalhadores deverão ser tratados e orientados. Saiba mais!

CNI: acordo traz segurança a comércio exterior de produtos brasileiros

CNI comemorou ratificação do Protocolo de Nagoia. Saiba mais!

Sebrae: cresce interesse por cursos a distância para empreender

Inscrições este ano, até o momento, chegam a 1,5 milhão de pessoas. Saiba mais!

Hoje, (18) ‘Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo’, o doutor e pastor José Francisco Veloso chama atenção para uma realidade que a igreja deve combater

O Brasil está entre os 10 países que mais consomem álcool no mundo. Problemas causados pelo consumo de álcool custaram 7,3% do PIB. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2018, este valor foi de R$ 496,4 bilhões.

Um dos principais problemas de saúde pública do país, o alcoolismo, é tema da campanha da “Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo”. Ela acontece entre os dias 18 e 22 de fevereiro. Segundo o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (INESCO) 15% da população é dependente do álcool.

Ministério da Saúde

De acordo com o ministério da Saúde, diversos fatores podem levar a pessoa à dependência. Entre esses fatores: a predisposição genética, ansiedade, angústia, insegurança, além da facilidade do acesso ao álcool e condições culturais.

No site do ministério, o alcoolismo é classificado como uma “doença crônica, com aspectos comportamentais e socioeconômicos”. Como em outras drogas, caso o alcoólatra fique sem consumir o álcool, surgem sinais e sintomas de abstinência no usuário. Segundo o último Censo divulgado pela Prefeitura de São Paulo, cerca de 33% da população foi parar na rua por conta do uso de drogas, entre elas o álcool.

A Igreja e o Combate ao Alcoolismo

José Francisco Veloso, pastor, psicanalista e doutor em dependência química que atua na área há 45 anos, revela os malefícios causados pela dependência do álcool.

“O álcool é a droga que mais mata no mundo. O efeito do álcool no nosso cérebro, seria o mesmo que o crack. A diferença é a rapidez, é o mesmo efeito. Dá uma sensação da irresponsabilidade, da sensação de uma falsa segurança”, declara o psicanalista.

“No congresso Internacional de Psiquiatria alguns anos atrás em São Paulo (SP), foi definido que o alcoólatra é aquele que quer beber todo o dia, toda a hora, ou final de semana. O nosso organismo não precisa de álcool para viver”, completa.

O pastor também chamou atenção para uma realidade que a igreja deve tratar no dia a dia. “Tenho encontrado vários jovens pastores pelo Brasil a fora em congressos em convenções, que falam que me ouviram quando eles eram adolescentes, eram jovens e a vida deles mudaram por causa da minha maneira de abordar e de falar”, finaliza.

José-Francisco-Veloso_site
José Francisco Veloso, pastor, psicanalista e Dr. em dependência química (Foto: Reprodução)

José Francisco chamou atenção para o cuidado que a igreja deve ter em “ensinar a criança no caminho que deve andar”, a exemplo da passagem bíblica de (Provérbios 22:6). Além disso, destacou a importância no ensino contra as drogas, sexualidade saudável, e outros assuntos no ambiente da Igreja.

*Com informações do SP Norte

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Show drive-in do 3 Palavrinhas esse mês; Saiba mais!

O grupo infantil 3 palavrinhas vai se apresentar na Arena Sessions, no estádio Allianz Parque, em São Paulo dia 19 de julho Atenção criançada! O...

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Em agosto, 16º Fórum de Ciências Bíblicas

Com o tema “A Bíblia para as novas gerações”, evento será realizado nos dias 13 e 14 de agosto, no Centro de Eventos de...

Plugue-se

Bíblia em áudio com inteligência artificial por aplicativo

Como outros aplicativos de meditação populares, o aplicativo Soultime, quando aberto, reproduz sons da natureza, como vento e canto dos pássaros.

Foi só um susto! Samuel, da dupla Daniel e Samuel se recupera bem

Samuel, que sofreu um infarto nesta segunda-feira, 7, segue internado na UTI de um hospital de Anápolis (GO) para monitoramento médico

“Cristo em você”: Como a mudança de Deus vive através de milagres

 Filme até destaca como Deus trabalha nas nações europeias seculares.

Ator TC Stallings relata como conheceu Jesus em documentário

O filme vem após TC Stallings perder sua mãe e avó neste ano. Ele dedicou o documentário à sua mãe que morreu em 15...