24.4 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril 2024

Combate ao abuso sexual infantil: Ministra Damares cumpre agenda no ES

Damares
Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (18), a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, esteve na capital do Espírito Santo e falou sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes

Por Marlon Max

Há exatos 48 anos, a pequena Araceli desapareceu em Vitória, no Espírito Santo. Só foi encontrada seis dias depois. Espancada, estuprada, drogada e morta. Seu corpo foi desfigurado com ácido. Os suspeitos foram absolvidos e o crime, arquivado. A data do assassinato ficou marcada e, no ano 2000, foi instituído o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado hoje (18).

Durante a agenda, no monumento em homenagem à Araceli, em Vitória, Damares Alves disse que a pasta que ela coordena está trabalhando com outros ministérios para combater o abuso sexual de crianças e adolescentes. A ministra também reiterou a importância em denunciar casos ou suspeitas através do disque 100, onde a denúncia é anônima.

Segundo a ministra, o ato em Vitória tem o objetivo de convocar a sociedade para assumir o compromisso de proteger as crianças e adolescentes. Ela relembrou outros casos similares ao de Araceli Crespo, em outros estados do Brasil.

- Continua após a publicidade -

O assassinato brutal de Araceli é apenas a faceta de um crime que acontece diariamente dentro dos lares. Nem todos terão esses requintes de crueldade e nem todos serão cometidos por psicopatas ou pessoas fora da lei. A maioria deles vai ocorrer com quem já tem a confiança da criança.

“Infelizmente o pedófilo, o abusador, ele está dentro de casa ou frequenta a casa ou faz parte do núcleo familiar em que aquele menor convive”, afirma Raquel de Andrade, presidente do Instituto Infância Protegida, organização não governamental (ONG) do Espírito Santo que dá amparo jurídico e psicológico a crianças, adolescentes e adultos vítimas de violência sexual.

Para se ter uma ideia do volume de abusos, de 2011 ao primeiro semestre de 2019, foram registradas mais de 200 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, segundo dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, por meio do serviço Disque 100.

Com informações da Agência Brasil

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -