27.1 C
Vitória
terça-feira, 16 abril 2024

Combate à violência infantil é lembrado por Missões Mundiais

Por Dóris Fernandes

 

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado nesta sexta-feira (18), lembra o assassinato da menina Aracelli Cabrera Sanches Crespo, em 1973. Desde então, entidades que atuam em defesa dos direitos dos menores, buscam alertar a sociedade para a necessidade de proteção dos menores de idade. Isso é o que a Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira, através do Programa de Educação Pré-Escolar (PEPE), propôs a fazer. Atualmente, o projeto atende mais de oito mil crianças por dia, em mais de 20 países.

“Recomendamos as melhores práticas e procedimentos entre os nossos educadores, apoiadores e voluntários. Neste trabalho, inclusive, orientamos os pais para o cuidado que devem ter com seus filhos”, conforme a organização da Junta. Além disso, “Como seguidores de Jesus, defendemos os princípios da proteção, valorização e desenvolvimento da criança. Sabemos que Jesus vê as crianças como dignas de um lugar especial na comunidade e no povo de Deus”.

A rede PEPE desenvolve projetos com crianças e adolescentes em situação de risco em diversas comunidades no Brasil e no mundo, promovendo a sensibilização e conscientização das pessoas quanto à proteção e ao bem-estar do menor. Deste modo, contra todas as formas de abuso infantil, negligência, exploração e violência, de acordo com a Convenção dos Direitos da Criança das Nações Unidas, de 20 de novembro de 1989.

- Continua após a publicidade -

Passados 39 anos da morte da menina, uma criança de apenas oito anos de idade, a violência infantil se repete de forma assustadora, vitimando milhares de meninos e meninas. Na época, o corpo de Aracelli foi encontrado desfigurado e com marcas de abuso sexual, seis dias depois do seu desaparecimento.

Após 27 anos da brutalidade, o Congresso Nacional transformou a data no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes. A Lei N° 9.970 foi sancionada em 17 de maio de 2000.

“Precisamos formar e trabalhar em uma rede de proteção. Esta é responsabilidade de todos nós!”, Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira.

 

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -