22.7 C
Vitória
domingo, 3 julho 2022

Com 18 campeões olímpicos, Brasil terá 301 atletas nos Jogos de Tóquio

(Foto: Reuters / Denis Balibouse)

A 10 dias da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) já está com a operação Tóquio-2020 a todo vapor

Com equipes espalhadas por oito bases exclusivas, além de estruturas montadas na Vila Olímpica e em duas vilas satélites, o Time Brasil terá uma delegação recorde no Japão: 301 atletas, em 35 modalidades, maiores números da história do país em uma edição realizada no exterior, e 18 substitutos, número diferente do divulgado anteriormente. De acordo com o COB, a justificativa é que esses atletas substitutos só vão se tornar olímpicos no momento que fizerem parte da disputa.

Em Tóquio, o Time Brasil contará com a participação de 31 medalhistas olímpicos, sendo 18 campeões: Arthur Zanetti, da ginástica artística; Thiago Braz, do atletismo; Rodrigo Pessoa, do hipismo saltos; Kahena Kunze, Martine Grael e Robert Scheidt, da vela; Bruninho, Douglas Souza, Fernanda Garay, Lucão, Lucarelli, Maurício Borges, Maurício Souza, Natália, Tandara e Wallace, do vôlei; e Alison e Bruno Schmidt, do vôlei de praia.

“Planejamos a Missão para os Jogos de Tóquio durante anos. O fuso horário e os hábitos alimentares eram um grande desafio, mas sequer imaginávamos que teríamos um desafio ainda maior com a pandemia. É importante ter os atletas em sua melhor performance possível, mas tê-los seguros é essencial”, afirmou Marco La Porta, vice-presidente do COB e Chefe de Missão em Tóquio. “Antigamente, chegávamos aos Jogos com cinco a sete modalidades com chances de medalha. Hoje, passamos de 10. Estamos ansiosos para ver nossos atletas atingirem suas melhores performances durante os Jogos Olímpicos””, completou.

A equipe brasileira será composta por 161 homens (53,5%) e 140 mulheres (46,5%). Nesta contagem não estão incluídos os 18 atletas “alternates”, denominação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para eventuais substitutos em modalidades específicas – para o Brasil são no handebol, futebol, tênis de mesa, atletismo e hipismo. Já 174 atletas farão a sua estreia no maior evento esportivo do mundo.

Ao todo, 79 atletas já se encontram em solo japonês até esta terça-feira. São integrantes das seguintes modalidades: canoagem slalom, vela, judô, rúgbi, boxe, vôlei de praia, natação, tênis de mesa e handebol masculino. Nos próximos dois dias está prevista a chegada de outros 50 atletas – do handebol feminino e do vôlei nesta quarta; e do tae kwon do, hipismo adestramento e parte da equipe do judô na quinta.

“Das 50 modalidades em disputa, nos classificamos em 35 (70%). É um número significativo. Temos uma delegação de qualidade, com atletas que conquistaram resultados expressivos nos últimos anos e que vão fazer seu melhor para trazer alegria e orgulho para a população brasileira. Essa é uma das nossas metas aqui. Mais do que trazer medalhas, trazer alegria para todos que nos acompanham. Viemos aqui buscar a melhor representação esportiva para o nosso país”, explicou Jorge Bichara, diretor de Esportes do COB.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se