25 C
Vitória
sábado, 6 março 2021

Colômbia integra países que mais perseguem cristãos

Cristão perseguido na Colômbia visita o Brasil e conta como é viver em um dos países mais hostis àqueles que professam a fé em Jesus

Quem lê os relatos de cristãos perseguidos em países árabes e asiáticos pode não imaginar que há irmãos e irmãs da América Latina enfrentando violenta oposição por causa da fé em Jesus.

A Lista Mundial da Perseguição 2020, lançada pela Portas Abertas, relata o aumento da violência contra cristãos em todo mundo. Ao analisar cada tópico da violência destacado na pesquisa, a incidência de violência e perseguição aos cristãos são extremas.

Ao observar países mais próximos ao Brasil, geográfica e culturalmente, pode-se notar índices ainda altos para Colômbia. Ainda que esteja em 41º lugar da Lista Mundial da Perseguição.

O país apresenta dados alarmantes de violência: 40 prédios cristãos (entre igrejas, lojas, casas e hospitais) foram destruídos, depredados ou incendiados. Dezesseis cristãos mortos e mais de 50 cristãos presos por não negaram a Jesus e por falar dele em zonas de risco, como as regiões tomadas pelas milícias, grupos paramilitares e grupos guerrilheiros, que tomam conta de boa parte do país.

Um dos grandes responsáveis pela violência contra os seguidores de Cristo são os conflitos entre grupos criminosos e dissidentes das FARC. Os valores bíblicos expressam visões sociopolíticas contrárias às ideologias dos grupos armados, por isso existe violenta oposição.

PASTOR COLOMBIANO VISITA O BRASIL

Este é o contexto de atuação do pastor Enrique Machado, que está no Brasil até o dia 2 de fevereiro para contar como vive um cristão perseguido na Colômbia. Ele ocupa a diretoria nacional do abrigo para crianças Visão Ágape, fundado pela Portas Abertas no país.

O líder cristão sempre esteve imerso em zonas violentas de concentração de grupos paramilitares e o impacto do trabalho dele resultou até em ameaças de morte. O pastor levou o evangelho até os integrantes dos grupos paramilitares. Quando os líderes do AUC foram presos, ele passou a atuar como capelão nas penitenciárias de segurança máxima, para que outros rebeldes tivessem oportunidade de seguir a Cristo.

Atualmente, Enrique Machado treina outros líderes para fazerem diferença na Colômbia. Já viajou esporadicamente para acompanhar e treinar 130 pastores de diferentes denominações. Ele é fundador do Instituto Bíblico Peniel, onde capacita 21 estudantes de três regiões do país. Acompanhe a agenda do pastor Enrique na página da Portas Abertas no Brasil.

*Da redação, com informações de Portas Abertas 


Leia mais 

Pastor é morto na Colômbia 
Pastor da Colômbia fala da igreja perseguida no país 
Colômbia: sete mil convertidos no Festival Esperança 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Sequestro de líder cristão da Malásia completa quatro anos

Raymond Koh foi retirado de seu carro em uma operação envolvendo 15 homens encapuzados. Ele está desaparecido desde então Neste sábado, 13, completa quatro anos...

Cristãos lutam para manter a fé na Colômbia

Os cristãos de origem indígena de Cauca lidam com a perseguição, rejeição e violência. Saiba mais!

Testemunho de pastor que sobreviveu à covid-19 vira filme

O pastor Lee McClelland ficou conhecido após relatar sua recuperação do novo coronavírus na Internet. Saiba mais!

Pastor é morto dentro de uma igreja no Texas, EUA

Crime foi cometido por um fugitivo da polícia que se escondeu no local. Saiba mais!

Um ladrão que se arrepende: “Me afastei de Deus”

Depois de roubar o carro de um pastor em Goiânia (GO), o ladrão se arrependeu e mandou uma carta para ele pedindo perdão. João Marcos Landmann foi preso. Saiba mais!

Pastor Tassos Lycurgo é nomeado diretor do Iphan

Tassos Lycurgo é pastor da comunidade cristã Ministério Defesa da Fé, em Natal (RN). Ele vai chefiar o Departamento de Patrimônio Imaterial. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

SBB: levando a Palavra para hospitais e presídios do Brasil

Campanha da SBB quer criar uma rede de apoio com igrejas e capelanias para que a Palavra de Deus alcance vidas e leve esperança a hospitais e presídios do Brasil. Saiba mais!

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!