19.8 C
Vitória
sábado, 11 julho, 2020

Coletivo Bereia: Combate a Fake news e religião

Mais lidas

Casaquistão desmente afirmações chinesas sobre novo vírus mortal

Embaixada chinesa na capital do país advertiu sobre nova doença com "índice de mortalidade superior à Covid-19"

Bolsonaro sanciona lei que suspende pagamento de parcelas do Fies

Os saldos das obrigações suspensas devem ser pagos de forma diluída. Saiba mais!

CNI: confiança dos empresários da indústria melhora pelo 3ª mês seguido em julho

As expectativas com relação aos próximos seis meses já são otimistas", destacou a CNI, no documento.Confira!

Terminam hoje inscrições para o Sisu

Pela 1ª vez, são ofertadas vagas na modalidade a distância. Saiba mais!

Fake news e religião: Jornalistas evangélicos lançam site para checar notícias religiosas e pronunciamentos de políticos cristãos

Preocupados em “reformar a informação”, um grupo de jornalistas evangélicos em parceria com a organização Paz e Esperança, lançou o Coletivo Bereia. Trata-se de um site dedicado à checagem de notícias e produção de conteúdo com foco em religião.

O conteúdo do site será atualizado diariamente. As notícias serão identificada com as etiquetas verdadeiro, impreciso, enganoso, inconclusivo e falso. Além das checagens, o site vai publicar artigos de opinião de especialistas na área de religião e comunicação.

A crescente onda de notícias falsas publicadas até entre mídias, organizações e lideranças cristãs, chamou a atenção para a necessidade da formação de um grupo que acompanhe e dedique-se à checagem de conteúdo. Seja em pronunciamentos de figuras públicas que associam sua atuação à religião ou àqueles publicados.

Conteúdos verdadeiros

A equipe do Bereia acompanha sites e portais (agências) de notícias gospel. Acompanha também pronunciamentos e declarações de políticos e autoridades cristãs de expressão nacional veiculados pelas mídias noticiosas, sociais ou expostos no Parlamento.

“Verificamos a notícia, o pronunciamento ou a declaração divulgadas são corretas e coerentes com os fatos apurados”, diz o site do coletivo Bereia.

Coletivo Bereia 

O nome Bereia tem um caráter simbólico. E faz parte de uma narrativa bíblica, baseada em Atos 17: 10-15. Trata-se da mensagem de Paulo e seus companheiros, que foi bem recebida na sinagoga judaica de Bereia, na Grécia. O texto registra um elogio aos bereanos, homens e mulheres, que mantiveram não apenas uma abertura em ouvir as Escrituras, mas de examiná-la.

“Os judeus que moravam em Bereia tinham a mente mais aberta que os de Tessalônica e ouviram a mensagem de Paulo com grande interesse. Todos os dias, examinavam as Escrituras para ver se Paulo e Silas ensinavam a verdade. Como resultado, muitos judeus creram, assim como vários gregos de alta posição, tanto homens como mulheres”.

O Coletivo Bereia é apoiado por Agência Latino Americana e Caribenha de Comunicação (ALC); Associação Mundial para a Comunicação Cristã – América Latina (WACC-AL, na sigla em inglês); Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (GP Comunicação e Religião – Intercom); e Paz e Esperança Brasil.

Cuidado com as notícias falsas na internet

Conheça o Coletivo Bereia
Tel/ whatsapp para informações e denúncias: (98) 92000-7205


leia mais

O perigo das fake news
Campanha alerta cristãos sobre fake news

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Amigos e artistas “Juntos pelo sertão” drive-in

Evento, que será realizado no dia 14 de julho, vai reunir artistas e preletores como Aline Barros, Isaías Saad, Gabriel Guedes, Juliano Son, Eli Soares, Hernandes Dias Lopes e outros.

Show drive-in do 3 Palavrinhas esse mês; Saiba mais!

O grupo infantil 3 palavrinhas vai se apresentar na Arena Sessions, no estádio Allianz Parque, em São Paulo dia 19 de julho Atenção criançada! O...

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Plugue-se

Fórum de Ciências bíblicas 2020: A Bíblia e a Criança

O Fórum de Ciências Bíblicas 2020, que terá temática para as crianças, será realizado nos dias 13 e 14 de agosto

Fé ativa: a base da vida cristã

O discipulado que produz cristãos que levam Deus a sério

Bíblia em áudio com inteligência artificial por aplicativo

Como outros aplicativos de meditação populares, o aplicativo Soultime, quando aberto, reproduz sons da natureza, como vento e canto dos pássaros.

Foi só um susto! Samuel, da dupla Daniel e Samuel se recupera bem

Samuel, que sofreu um infarto nesta segunda-feira, 7, segue internado na UTI de um hospital de Anápolis (GO) para monitoramento médico