23.8 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril 2024

Colatina amplia rede para dependentes químicos

Com capacidade de internação para dez pessoas, a Unidade vai ser a porta de entrada para este e outros serviços voltados para o atendimento dos dependentes químicos.

Atualmente, o uso de drogas é um dos principais problemas da saúde pública no Brasil e no mundo. Para enfrentar este problema a Prefeitura de Colatina inaugura na nessa sexta-feira (23), a Unidade de Acolhimento (para internação de dependente químico) do Centro de Atenção Psicossocial – Caps/AD que, junto dos demais serviços desenvolvidos pela administração, vai ampliar a rede já existente.

O espaço vai funcionar no bairro 15 de Outubro e é adequado para o acolhimento do dependente químico e o desenvolvimento de atividades terapêuticas, desenvolvidas por uma equipe composta por profissionais da saúde, assistência social, educação, entre outros.

A diferença dessa Unidade de Acolhimento é que esta será uma unidade de internações ambulatoriais de curto prazo, onde o paciente poderá ficar por até 40 dias, terão direito a quatro refeições por dia, e abrigo com capacidade para 10 pessoas, tudo monitorado por uma equipe multidisciplinar.

- Continua após a publicidade -

De acordo com a coordenadora do Caps/AD, Luzilene Ramos a unidade vai ser a porta de entrada para este e os demais serviços voltados para o atendimento dos dependentes químicos.

A coordenadora explicou, que no futuro, a rede de acolhimento para dependentes químicos de Colatina, será complementada com a inauguração do CTT (Centro de Tratamento ao Toxicômano) que dará atenção básica, criando um espaço protegido e possibilitando o desenvolvimento de projetos em regime parcial, onde o internado desenvolve diversas atividades durante o dia. Ela acrescentou ainda a Comunidade Terapêutica Fundas, em São Salvador, que já funciona sob o regime de internação e atende 16 internos em parceria com a Associação das Igrejas Evangélicas do Município.

Para o prefeito Leonardo Deptulski, esta unidade vai complementar a rede de apoio aos dependentes químicos já existente no município. “Estamos melhorando e ampliando nosso atendimento aos dependentes químicos, queremos dar a oportunidade das pessoas de regresso à sociedade livres do vício”, finalizou.

Serviço
Caps/AD (Unidade de Acolhimento do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Droga).
Rodovia Gether Lopes Faria, S/Nº, km 10, bairro 15 de outubro
Telefone: 3722.8049
Referência: perto do Pousar

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -