Projeto leva cinema aos sertanejos do Nordeste

Foto: Reprodução/ Instituto Água Viva

Você já parou para pensar que uma boa parte da população brasileira nunca teve a oportunidade de estar em uma sala de cinema?

Sair de casa para ir ao cinema e assistir um filme é uma das atividades de lazer mais comuns praticadas pelas pessoas de todo o mundo. Além de ser uma forma de entretenimento acessível, é capaz de proporcionar momentos únicos e inesquecíveis, principalmente se forem compartilhados ao lado de alguém especial.

Mas, você já parou para pensar que uma boa parte da população brasileira nunca teve a oportunidade de estar em uma sala de cinema? O projeto Cine Sertão, desenvolvido pelo Instituto Água Viva, oferece a essas pessoas a chance de contemplarem o cinema, conhecido como a Sétima arte!

Chegada do cinema no sertão nordestino

O projeto social Cine Sertão, iniciativa do IAV, já contemplou mais de 4 mil moradores de comunidades rurais completamente afastadas, localizadas no sertão nordestino. Como muitos não sabem nem o que é um cinema, essa iniciativa tem como objetivo principal levar a arte e cultura a essas pessoas, que nunca sequer tiveram a chance de sair do local onde vivem.

Hoje, o projeto percorre 10 comunidades por mês, com público médio de 200 pessoas por exibição. “Quando o cinema chega na comunidade a notícia espalha rapidamente e logo muitas pessoas se aglomeram para acompanhar a montagem. À noite, a lotação do cinema é garantida. É gratificante ver o brilho nos olhos das crianças e até mesmo dos idosos ao verem a tela do cinema. Eu mesmo me emociono muitas vezes, é lindo estar ali com aquelas pessoas”, conta Leandro Luz, um dos coordenadores do projeto.

Como funciona o Cine Sertão?

O Cine Sertão conta com uma tela de 3×5 metros, estilo cine anos 70 ao ar livre, possui um som potente e até 300 lugares por exibição. Os filmes ou desenhos escolhidos são, na maioria das vezes, histórias bíblicas, para que todos possam conhecer mais da Palavra de Deus, de forma simples e atual.

*Com informações do Instituto Água Viva.


leia mais

Jovem relata experiência de evangelizar no sertão
ONG promove espetáculo de balé no sertão
Instituto irá construir dez poços de água no Sertão